domingo, 28 de março de 2010

Um pouco da história do Botafogo nos livros. Especial para o amigo Marcos Venicius





Marcos Venicius (que mandou comentário em post abaixo) e demais amigos (em especial os botafoguenses): nada tenho a ver com a nova diretoria do Botafogo (não gosto de "cartolas e não me envolvo com a política do clube), mas o Maurício Assumpção e outros dirigentes do Glorioso parecem ter boa vontade. Recentemente foram lançados 3 livros sobre o Botafogo (um deles, infantil, os outros dois de autoria de dois amigos de longa data, Roberto Porto e José Antônio Gerhein), com o apoio do Botafogo. Contam um pouco da história do Glorioso.

Tenho outros livros em casa. Um deles, "Botafogo, entre o céu e o inferno", do jornalista Sérgio Augusto (um dos maiores textos do Brasil). Mas nenhum deles conta a história de TODOS os jogos do Botafogo.

Vou tentar levar adiante a sua crítica e a sua sugestão (abaixo):

Anonymous said...

prezdo pc obrigado pela atenção e resposta anterior - entenda bem - não estou preocupado com a criação de um museu alvinegro para expor trofeus e outras coisitas mais - quero um departamento de estatística onde possa consultar um jogo por exemplo do dia 17/06/1951 dia que nasci - sei que o botafogo jogou em porto alegre ganhou de 2 x 0 do grêmio e foi campeão do torneio de porto alegre - empatou o outro jogo de 0 x 0 com o internacional e saber a equipe quem fez os gols o árbitro etc... . Isso inexiste no Glorioso desde a saída mal explicada por Bebeto de Freitas de Pedro Varanda com certeza o maior historiador e pesquisador do Botafogo. Já aviso que sequer conheço esse senhor mas sei por contatos com outros alvinegros de seus préstimos e dedicação ao Glorioso - precisamos disso - qualquer grande clube tem todos os seus jogos catalogados - no Botafogo a resposta é - procure a CBF - resposta burra também pois jogos estaduais não se encontram na CBF, bem como amistosos, torneios internacionais etc... .
Obrigado pela atenção - SAUDAÇÕES ALVINEGRAS - MARCOS VENICIUS - ah que fique a fernanda de histérica já basta os molambos

8 comentários:

Anônimo disse...

Prezado PC obrigado por sua atenção e saiba que tudo que foi escrito até hoje sobre o Botafogo, digo, editado em forma de livro eu possuo.

Sou al´me do torcedor, além da paixão, vivi minha infância e juventude em GS e o Mourisco.

Convivi com jogadores que o mundo jamais irá ter a oportunidade de ver como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Paraguaio, Zagallo, Quarentinha, Jairzinho, Roberto, Paulo Cesar. Mendonça, Paulo Sérgio e tantos outros que ficaria aqui o dia todo a escrever seus nomes.

Me foi dada a oportunidade e por um período trabalhei como médico do futebol profissional juntamente com o Dr Lídio Toledo e Dr Mendell.

Na minha casa existe um ambiente de cerca de 140 metros quadrados com objetos, camisas,vídeos, livros,flâmulas, enfim tudo que tenha a estrela solitária eu tenho.

Passei essa paixão aos meus filhos, e dei sorte casei com uma botafoguense, portanto a espécie será mantida e com pedigree de primeira.

Nasci a 400 m de GS na Rua da Passagem numa madrugada de sábado para domingo e nesse dia Deus avisou serás Glorioso e sou.

Só e somente por isso me importo e quero fazer algo para que outros possam conhecer a verdadeira história com contos verdadeiros e fantasiosos ao mesmo tempo.

Roberto Porto diz ser sua primeira paixão imaterial, pois a minha é a primeira porque a família toda esta dentro dela

Obrigado PC

Saudações Alvinegras

Marcos Venicius

PC Guimarães disse...

Um quarto com 140 metros de Botafogo! Mas isso dá matéria, Marcos. Aliás, doutor Marcos. Jpa fizeram matéria com você? Gostaria de conhecer esse espaço. É possível? Gostaria de botar no aqui no Blog.

PC Guimarães disse...

Já.

Rafael Santos disse...

Sou apenas um torcedor comum do Botafogo,e sempre tive esse desejo que o meu clube tivesse sua história registrada,organizada e guardada para sempre;um dos maiores clubes do planeta não ter um departamento sobre isso é uma depreciação.
Sempre ouvi falar que esse senhor,prestava esse nobre serviço ao Glorioso,nunca deveria ser afastado.Por ninguém.Cuidem da história de nosso amado clube,que se faça até um movimento à respeito disso,parabéns ao nosso amigo que mantém um espaço em sua casa,sobre nossas coisas,parabéns de verdade.

PC Guimarães disse...

É por isso que SOMOS BOTAFOGO, né Rafael? Somos diferentes, somos únicos.

xexeu disse...

Voces estão quase entrando para a historia, podera ser tetra vice.

Anônimo disse...

XEXEU VC NÃO CONHECE A HISTÓRIA - JÁ FOMOS TETRA VICE - LEIA MAIS - SA - MARCOS VENICIUS

Anônimo disse...

Quando o Botafogo foi tetra-vice? Desconheço...

SRN