segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tem jornalista no Globo que não precisa fazer média com a torcida do Mengo

Nada tenho contra as empresas Globo. Trabalhei muitos anos no Globo - com muita honra - e sempre fui muito bem tratado (pessoal e profissionalmente). Tenho sim contra profissionais que usam as empresas do grupo para defender seus interesses pessoais, botar para fora suas frustrações ou torcer por seus times. Como José Roberto Wright e o simpático Júnior. Tem mais gente ainda.
Fernando Calazans é exemplo de que é possível fazer bom Jornalismo sem ter medo de "ferir a, b ou c" (como diria a minha avó desalmada). Inclusive nas empresas Globo. Leiam trechos da coluna dele hoje.

11 comentários:

PC Guimarães disse...

Robertão Porto também denunciou a trama pró Mengo e elogiou o Calazans. Veja:

"Antes de comentar a partida que terminou com um 2 a 2 , no Maracanã, faço a mais absoluta e fechada questão de registrar a covardia e a canalhice do torcedores do Clube da Beira da Lagoa – refiro-me somente aos semi-alfabetizados – que, na falta do que fazer, escrevem comentários sobre meu blog, escondendo-se, escrotamente, sob nomes falsos ou anonimatos. Com raríssimas e honrosíssimas exceções – royalties para Helio Fernandes, da Tribuna da Imprensa – eles inventam pseudônimos e não colocam seus e-mails. Por quê? Por que têm medo de minhas respostas à altura? Pode ser.


Todos ironizam o Botafogo e a mim, valendo-se, quase sempre, de palavras de baixo calão, parecendo integrar um grupo que meu irmão Maurício Porto chama de patota de maria-vai-com-as-outras. Escrevem num português de pré-primário, cometendo erros ridículos, dignos de reprovação na pior das piores escolas públicas da cidade, se é que as frequentam. Querem um exemplo: outro dia um imbecil escreveu ‘esplicar’e seria reprovado de estalo no programa ‘Soletrando’ apresentado na Rede Globo no programa de Luciano Hulk. Em resumo, além de canalhas são burros.


Bem, vamos ao jogo apitado por Djalma Beltrami, aliás Rodrigo Sá, mais um soprador de apito escalado para dirigir um clássico decisivo do Campeonato Estadual do Rio. Beltrami, alías Rodrigo Sá, inventou um pênalti de Alessandro em Juan e deixou de marcar dois, ainda na primeira etapa, sobre Reinaldo e Maicosuel. E mais: não expulsou o marginalzinho Juan, que depois de levar um drible desmoralizante de Maicosuel ainda o ameaçou como provou a televisão e a foto publicada por O Globo, como se isso não fosse motivo de expulsão sumária. A atitude do lateral do Clube da Beira da Lagoa quase provoca um tumulto generalizado entre os jogadores.


Se Reinaldo e Maicosuel não tivessem sido tão perseguidos em campo, o Botafogo, de domingo, teria demolido o Clube da Beira da Lagoa. O que fez Beltrami, aliás, Rodrigo Sá? Nada, rigorosamente nada. Inventou dezenas de faltas cometidas por jogadores do Botafogo e ignorou todas as perpetradas (os leitores rubro-negros não conhecem o verbo perpetrar) pelos jogadores do Clube da Beira da Lagoa. Daqui deste espaço, adverti Maurício Assumpção sobre o que ocorreria no jogo. Se ele tomou providências, não posso dizer. Sei apenas que está tudo armado para que o Clube da Beira da Lagoa – onde ficava uma favela perigosa – para que o rubro-negro conquiste uma vez mais o título do Rio, roubando o Botafogo.


Se jogar completo – o que hoje parece impossível, de tanto que apanharam Reinaldo e Maicosuel – o Botafogo atropelará o Simpaticíssimo. Mas, desfalcado, tenho sérias dúvidas. De uma coisa tenho certeza: os comentários a respeito de meu blogspot continuaram com os nomes falsos e anônimos – com receio de que eu os responda e minha amiga e irmã Malu Cabral não consiga censurar. Quem sabe se Beltrami e Moutinho não se escondem por trás desses anonimatos? E, agora, estarão reforçados pelo soprador de apito Rodrigo Sá. Quem se protege atrás de anonimatos é no mínimo um baita de um calhorda, covarde e quase um bandido.


(*) O colunista de O Globo, Fernando Calazans, rubro-negro de quatro costados, foi, pelo menos até agora, o único que duvidou do suposto pênalti de Alessandro no cafajeste Juan, que gosta de ofender que está caído em campo".

PC Guimarães disse...

E o Juan ainda acha que está certo. Com a conivência do Cuca. O que fizeram com o Cuca, gente?! Até o pessoal do "Bem Amigos" está metendo o pau no botinudo do Juan.

Luis Eduardo Carmo disse...

A roubalheira não causa mais o menor constrangimento. Estão ficando como o pessoal de Brasília. Perderam a vergonha por completo. E ainda inventaram essa estória de chororô pra acobertar uma manobra ilícita, feita por cidadãos ditos de bem e, pasmem, formadores de opinião. Goebbels é um ingênuo da propaganda perto desses caras. É um escândalo.

O Cuca é um mau caráter. E, como todo mau caráter, ele não tem caráter. rs

Nunca fui com a cara desse sujeito. Quando não dava certo, ele culpava os jogadores de coisas que ele próprio os orientava a fazer, como recuar o time e coisas do gênero. (Como o Ney Franco tá fazendo agora).

Depois da derrota por 1 x 0 na primeira partida da final do ano passado, ele teve inspiração sufiente pra dizer que "nós não podíamos ter perdido esse jogo". E arrematou: "Um time que perde do jeito que perdemos não merece ser campeão".

O que pensar de uma diretoria que não manda um cara desse para a rua na mesma hora?

Abs.

Anônimo disse...

PC, esses flamenguistas são hipócritas. Tenho grandes amigos flamenguistas, mas não são hipócrits assim. Impressionante! Qualquer idiota sabe que o atropelamento do ibson no batista, chutando o tornozelo dele, é pênalti aqui e na China.

qualquer outro idiota sabe que o Juan Nervosinha devria ser expulso. Até o idiota da comissão da arbitragem disse isso.

campeonato estadual é carta marcada.

Júnior.

Anônimo disse...

Como em 2006, nosso melhor jogador (Lucio Flávio) se machucou e não pôde jogar a final do carioca, e conquistamos o titulo e o time dedicou a ele..vamos fazer no domingo também, sem maicosuel vamos ser campeões e Reinaldo e cia, vai dedicar o titulo a ele..

dale dale dale foooogo, seremos campeões !

Anônimo disse...

maicosuel vai reger a orquestra da arquibancada e vamos esculachar a mulambada.

Zé Luis

PC Guimarães disse...

Gil disse: "Se eu quiser falar com Deus...". Eu falei. E Ele disse: "Maicosuel joga domingo. Vou fazer mais um milagre. Só para vocês. O Botafogo merece".

A esperança vai vencer o medo. O Bem vai triunfar sobre o mal. O Mago joga domingo.

Dirley disse...

O BOTAFOGO É UMA FORTALEZA E SUA TORCIDA JAMAIS SE RENDERÁ!
E NINGUEM CALA ESSE NOSSO AMOR!
E ESTA ESTRELA NO MEU PEITO JAMAIS SE PAGARÁ!
Versos bonitos e vibrantes, mas acho que por detras deste espirito de resistencia esta se construindo tambem uma simbologia derrotista.
Todos vocês, como alvinegros influentes, mesmo de fora da diretoria, precisam incentivar algum tipo de blindagem para a nossa torcida e nosso clube.
A execração pública que vem sofrendo o torcedor botafoguense acho que não tem paralelo na história do esporte brasileiro.
É verdade que ajudamos a este linchamento público ao não respondermos com público aos dissabores ocorridos nos ultimos anos. Mas tb é verdade que existem inumeros motivos (roubos das arbitragens em 2007 e na Taça GB 2008, o arrastão nesta mesma Taça GB, os seguidos vices e decepções na CB e na Sula, etc)para que isso se dê.
Contudo, percebo claramente que talvez por estarmos sendo os atuais adversários diretos do Flapress vemos sofrendo, no mínimo, um processo de carimbagem como os vilões a serem derrotados, os boi de piranha.
A gota d`água desta vez foi a cobertura desta segunda-feira do 1º jogo do Cariocão 2009.
Primeiro, simplesmente a maioria dos jornais apagando o fato de que a mulambada ficou exatos 40 minutos em "estrondoso" silêncio e que a torcida mais vibrante durante a maior parte da partida foi a alvinegra. A manchete foi tipo: "Torcida do mengo empurra o time para o empate".
E por fim, ainda agora no programinha do Galvão na Sportv na hora de aferir o palpite dos comentaristas presentes quase todos foram unanimes em apontar esta mesma torcida que empurrou o time (????) será NOVAMENTE um fator de desequilibrio. O galbvão não perdeu a oporunidade de tripudiar chamando nossa torcida de suimioda! Mas em nenhum momento se perguntou o por que disso (e dizem ser esta uma pergunta obrigatória do manual do jornalismo).
Bem, eu poderia seguir o conselho, até que sensato, de muitos e simplesmente me deixar alienar e ignorar estes fatos mas na realidade se fizermos isso estaremos contribuindo para além de ajudar a avacalhar a instituição Botafogo estaremos contribuindo para um processo de apequenamento nosso, pois são coberturas como essas que ajudam a construir "nações" e diminuir torcidas, pois criança nenhuma escolhe um time para ser saco de pancada, boi de piranha ou o vilão da história.
A guerrilha virtual pode ser uma boa primeira resposta mas não resolve a longo prazo, ainda mais se imaginarmos que Vasco e Flu não parecem que vão dar um salto pra frente ...
Se ficarmos nessa de que ser botafoguense tem de ter "colhão", ser "ungido", ser "masoquista" seremos riscados do mapa.
Algo prtecisa ser feito já!
Seja pela diretoria, por benemériots, por pessoas influentes, por organizadas, sei lá mas algo preciosa ser feito.
Desculpem pelo desabafo, mas tá foda aguentar isso.

SAN
Dirley.

Postado no Blog do Carlito em 28 de Abril de 2009 01:46

Beto disse...

Botafogo é uma instituição? Vila Mimosa também. Mais digna e com muito mais torcedores.
Sds

PC Guimarães disse...

Belo desabafo, Dirley. Seja bem-vindo. Em alto nível, sem tripudiar, sem fazer gracinhas inúteis. Tem gente que gosta de levar vantagem. Leva isso pra toda a vida. Faz isso em todas as suas atividades. É o cara que fura fila no cinema, que usa o acostamento na estrada para ultrapassar, que rouba o jornal do vizinho (aqui no meu prédio já aconteceu isso)... São os espertalhões. Gente como Kleber Leite e cia. Mas um dia isso vai ter fim. Domingo a esperança vai vencer o medo. De verdade. O Bem vai vencer o mal. O malandrão vai quebrar a cara.
Volte sempre.
Volte sempre também, meu caro Beto. Quem sabe assim você não aprende.

Anônimo disse...

Beto é gay, Beto é gay que eu sei...rs