quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Saúde (Artigo do jornalista Vitor Sznejder)

Meu amigo Vitor Sznejder manda texto para eu ler. Seqüestrei (o texto, não o Vitor), saí correndo e estou publicando aqui.

Remédio combate o sono e permite aumento da jornada de trabalho
Se você anda sonolento em demasia, desanimado e letárgico, pode estar sofrendo apenas o efeito soporífero da política brasileira; ou adotando inconscientemente uma forma de proteger-se da violência carioca. Mas pode se tratar, também, de uma disfunção biológica. Em qualquer dos casos, converse com o seu médico sobre uma substância chamada modafinil, aprovada em 1998 pelo rigoroso FDA ("Federal Drug Administration") - inicialmente apenas para o tratamento da narcolepsia e da sonolência excessiva durante o dia. Aparentemente, seu uso potencializa o efeito dos recaptadores de serotonina como a fluoxetina, quando administrados concomitantemente.

Em 2003, o FDA aprovou o uso do modafinil também para casos de apnéia obstrutiva do sono (http://pt.wikipedia.org/wiki/Apn%C3%A9ia).

Estudos clínicos demonstraram que a droga pode melhorar a memória, a cognição e o humor. Por isso vem sendo experimentada, também, em pessoas com síndrome de fadiga crônica, desordem depressiva grave, esclerose múltipla e fibromialgia, entre outras afecções. Os primeiros testes em humanos foram em integrantes das forças armadas.
Estados Unidos e Israel, por exemplo, descobriram que ele aumenta a produtividade de pilotos de jatos ou helicópteros, que passam a suportar - sem sono - jornadas de 36 ou até 48 horas de vôo. Na volta das missões, eles simplesmente deitam para dormir - e dormem um sono normal.

Guardadas as devidas proporções, parece útil para quaisquer profissionais que enfrentam plantões noturnos, duplas jornadas de trabalho (especialmente quando elas se alternam) e vivem sob a pressão do "deadline". O produto é classificado como estimulante do humor ("mood-enhancer" ou "mood-brigthening") e não causa efeitos colaterais como a agitação, a irritabilidade e a euforia - comuns nas anfetaminas, na cocaína e em outras drogas psico-estimulantes. Tampouco causa dependência, dizem os laboratórios. Dor de cabeça e náusea são os efeitos colaterais mais comuns.

Modafinil ainda não é fabricado nem vendido no Brasil, embora o seja - sempre com receita médica - nos Estados Unidos, no Canadá, na Inglaterra e na Suécia, sob marcas como "Provigil" e "Alertec". Mesmo no primeiríssimo mundo, o preço é proibitivo: cerca de US$ 10 (dez dólares) por comprimido, e a dose recomendada é de dois comprimidos por dia. De enlouquecer, né?

Nenhum comentário: