quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ronaldo no Corinthians: Juca Kfoury "compara" Ronaldo com Garrincha

Deu na Folha de hoje.

Contratação já atingiu vários objetivos
JUCA KFOURI

Impossível não lembrar de Mané Garrincha, contratado pelo Corinthians em 1966, já com 32 anos e inúmeros problemas físicos, embora convocado para defender, como defendeu, a seleção brasileira na Copa da Inglaterra naquele mesmo ano.

Foram apenas 13 jogos e dois gols do segundo melhor jogador brasileiro de todos os tempos numa época em que, diferentemente de agora, imagem não era tudo e o marketing esportivo parecia coisa de Julio Verne.

Ronaldo Fenômeno, certamente um dos dez maiores de todos os tempos, chega ao Corinthians muito mais para agitar e fazer dinheiro mesmo antes de jogar do que propriamente para fazer aquilo que mais sabia: gols.

Com os mesmos 32 anos de Garrincha e até com mais problemas físicos, embora com uma história de superação que o genial ponta-direita não experimentou, até porque, a exemplo das ações de marketing, também a medicina esportiva não era assim tão desenvolvida.

Garrincha lotou o Pacaembu com mais de 44 mil torcedores em sua estréia, uma goleada do Vasco por 3 a 0.

Ronaldo, quando e se estrear, não levará tantos torcedores ao mesmo estádio porque lá não cabem mais, embora possa carregar ainda um público maior, se no estádio do adversário, o Morumbi.

Até lá, Ronaldo já terá posto o Corinthians nas manchetes do mundo inteiro, e não por causa da famigerada MSI.

Porque vivemos tempos nos quais o marketing deixou de ser meio para passar a ser um fim em si mesmo e, neste aspecto, sua contratação já atingiu diversos objetivos, entre outros como o de eclipsar o hexacampeonato do rival São Paulo e o "caso Nero", para alívio da Federação Paulista de Futebol.

Nenhum comentário: