sábado, 31 de março de 2007

A (s) foto (s) da semana: PM gorduchinho




A repórter-fotográfica de O Globo, Márcia Foletto, fez na quinta-feira um belo "close" do comandante-geral da PM do Rio, coronel Ubiratan Ângelo, um pouco, ou melhor, muito, acima do peso. O fato é comum na corporação, como provou no dia seguinte o repórter-fotográfico Gabriel de Paiva, ao flagrar um outro PM com uma bela barriguinha, ou melhor, barrigona.

O problema das calorias a mais não é novidade na instituição. Uma pesquisa divulgada em 1994 mostrava que mais de 50% dos integrantes da tropa estavam fora do peso. Em reportagem publicada na época, digo, no mesmo O Globo, foi citado o caso de um PM que ficou entalado entre um muro e a parede de uma casa, o que acabou fazendo com que fracasse uma operação policial numa favela. Em 2004, uma outra pesquisa revelou que 69,91% dos policiais civis e militares do Rio se exercitavam pouco ou tinham baixa atividade física, e que 36,17% não faziam qualquer exercício.

Para fazer blitzen em horas e locais que todo mundo conhece e ficar verificando se o extintor de incêndio ou o IPVA estão vencidos, até que vale. Para jogar gás de pimenta em estudantes também serve, mas para pegar bandidos é preciso emagrecer um pouco. Mas para isso, é preciso reduzir também os "agrados", em forma de quentinhas, que muitos PMs recebem de donos de restaurantes.

Nenhum comentário: