quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PVC lembra o dia em que o Flamengo empatou de 0 a 0 com o Botafogo, deu volta olímpica e depois de perder do Bonsucesso tomou de 4 do Botafogo

A história bota o Framengo no seu devido lugar. Recebi do meu camarada Cesar Paiva o link do texto do PVC lembrando mais um mico histórico do Framengo. Dessa vez contra o Glorioso. Lembro desse jogo. Mas os framenguistas vao dizer que não conhecem o jogo pois a Globo não deu.

PVC lembra volta olímpica frustrada do Flamengo em ano que Botafogo levou o título


O Cruzeiro deu a volta olímpica depois da vitória sobre o Grêmio por merecimento. Ainda não é, mas será o campeão brasileiro com tantos méritos,a ponto de ser o único na história do Campeonato Brasileiro a vencer todos os outros participantes. A estatística vale tanto se você considerar o Brasileirão de 1971 para cá, quanto se levar em conta as edições de Taça Brasil e Robertão, desde 1959.
Mas a volta olímpica remete a uma história mal sucedida de um time que deu a volta olímpica sem ser campeão. E não ficou com a taça. Aconteceu com o Flamengo, virtual vencedor da Taça Guanabara de 1968. O torneio não fazia parte do Campeonato Carioca tinha importância para a realidade do futebol da época.
Na penúltima rodada, o Flamengo empatou por 0 x 0 com o Botafogo. Faltava apenas um ponto, o Botafogo não jogaria mais e aos rubro-negros bastava empatar com o Bonsucesso no Maracanã, em jogo válido pela sexta rodada, não concluída.
Então, por que evitar a festa? O Flamengo iniciou a volta olímpica e percorreu mais da metade do campo cumprimentando seus torcedores. Na quarta-feira, perdeu para o Bonsucesso por 2 x 0, gols de Gonçalves.
Isso forçou o jogo-desempate entre Flamengo e Botafogo. Os alvinegros já excursionavam pelo centro-oeste do Brasil, quando foram chamados de volta para fazer a finalíssima contra o Flamengo. Venceram por 4 x 1, dois gols de Gérson, um de Zequinha e outro de Roberto Miranda.
Assim, o Flamengo entrou na história como o clube que deu a volta olímpica e perdeu o título.
Repetir a história? Nâo, o Cruzeiro não vai.
8/setembro/1968
FLAMENGO 0 x 0 BOTAFOGO
LOCAL: Estádio do Maracanã.
RENDA: NCR$ 336.718,00
PÚBLICO PAGANTE: 95.412.
ÁRBITRO: Armando Marques.
FLAMENGO: Claudinei; Murilo, Onça, Guilherme e Paulo Henrique; Liminha e Rodrigues Neto; Cardosinho (Carlinhos), Luis Cláudio, Silva e Diogo (Fio).
Técnico: Válter Miraglia
BOTAFOGO: Cao; Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Valtencir; Carlos Roberto e Gérson; Rogério (Humberto), Roberto, Jairzinho e Paulo César.
Técnico: Zagalo
11/setembro/1968
BONSUCESSO 2 x 0 FLAMENGO
LOCAL: Estádio do Maracanã.
RENDA: NCR$ 115.470,00
PÚBLICO PAGANTE: 47.821.
ÁRBITRO: Armando Marques.
BONSUCESSO: Ubirajara, Luís Carlos, Jurandir, Paulo Lumumba e Albérico; Fifi (Moisés), Didinho e Gibira; Gilbert (Jair Pereira), Gonçalves e Morais.
Técnico: Velha
FLAMENGO: Claudinei; Murilo, Onça, Guilherme e Paulo Henrique; Carlinho e Liminha; Luis Cláudio (Zézinho), Fio, Silva e Rodrigues Neto.
Técnico: Válter Miraglia
GOLS: Gonçalves (2)
JOGO-DESEMPATE
18/setembro/1968
BOTAFOGO 4 x 1 FLAMENGO
LOCAL: Estádio do Maracanã.
PÚBLICO: 94.535.
ÁRBITRO: Armando Marques.
BOTAFOGO: Cao (Wendell); Moreira, Zé Carlos, Leônidas (Dimas) eValtencir; Carlos Roberto e Gérson; ZÉquinha, Roberto, Jairzinho e Paulo César.
Técnico: Zagalo
FLAMENGO – Ubirajara; Murilo, Onça (Jorge Andrade), Guilherme e Paulo Henrique; Carlinhos, Liminha e Nelsinho (Dionísio); Fio, Silva e Rodrigues Neto.
Técnico: Válter Miraglia
GOLS: Gérson (2), Zequinha e Roberto / Dionísio.
Fonte: Blog do PVC - ESPN.com.br

16 comentários:

Marcos Paret disse...

Sobre a pagação do mico, normal para quem atravessa décadas patrocinando tais pixotadas.

Agora o que mostra um dado curioso é perceber como foi nefasta a espanholização promovida pela TV após 1978.

Jogo contra o Botafogo (o 0x0) - Público de 95.412

Jogo do menguitinho contra o Bonsuça, jogo que hoje daria um destes auês de Maraca lotado pois, apesar de ser somente torcida deles, ERA O SUPOSTO JOGO DO TÍTULO - Público - 47.821.


A DECISÃO - Pûblico - 94.535.


Ou seja, a torcida deles era sim a maior do estado mas a do Vasco chegava junto e a do Botafogo já tinha o hábito de, pequena em jogos de meio de campeonato, surgir sempre nas decisões.

Daniel Victor disse...

Muito curioso o publico dos jogos. No suposto jogo em que o framengo seria campeao contra o Bonsucesso, apenas 47.821 mulambos foram ao Maraca ver o time ser o "campeao" (FAIL).

Sera q os ingressos eram de 200 a 800 "reais" tbm?

Unknown disse...

Deus do céu!!

Vamos falar de atualidade:


Flamengo prestes a conquistar mais um caneco e de bonus a vaga na libertadores, pra em 2014 receber mais quota de Tv, vender mais camisa, ter mais renda em estádio e angariar mais sócios torcedores.

Botafogo, está a 18 ano sem titullo, a 17 sequer participa da libertadores,só ganhou o carioquinha passou o campeonato todo na parte de cima da tabela, , foi humilhado pelo cruzeiro na decisão do brasileirão, humilhado na decisão da copa do brasil pelo maior rival e está perigando perder a vaga mais fácil de libertadores de todos os tempos...


Com isso tudo o cara me vem falar de um jogo acontecido em 1968!!

Pablo disse...

E o pessoal do Globo ainda não se deu conta de que em tempos de internet para todos a mentira tem pernas curtas...

http://www.fogaonet.com/noticia-em-destaque/gerente-nega-pedido-de-saida-de-oswaldo-e-desconhece-interesse-de-rivais/

Por isso o jornal impresso vai fechar pois a mentira da manhã não dura até a noite...

Abs
Pablo

PC Guimarães disse...

Paret e Daniel arrebentaram com os comuns, que pensam que o futebol só começou após a massificação da Globo. E, como sempre, com FATOS.

PC Guimarães disse...

E o Camejo com o velho discurso de sempre.

Pablo disse...

Mandaram bem Paret e Daniel.

Abs
Pablo

Unknown disse...

Porr...rsrsrs


Eu to falando de 2013, você de 1968 e eu que to falando o VELHO discurso de sempre????

Explica aí essa equação temporal??

Mario_av disse...

Pelo jeito o PC vai escrever mais um livro.

PC Guimarães disse...

Mata-me de rir, Mário.

Marcos Paret disse...

Vou falar de 2013 Camejo. 'No problem'.

Campeonato carioca com o seu time, eliminado da Taça Guanabara e sem saber que teria este embalo na CB (vocês diziam à larga aqui que era ano sem time competitivo e de finanças em dia), mas também tentando embalo na T. Rio e aí, foram ao Engenhão, pegaram o Resende e....

SÓ PARA DESTACAR ANTES DO LINK, FOI O PIOR PÚBLICO DESTE CARIOCA DE JOGOS DOS 4 TIMES GRANDES.

http://www.lancenet.com.br/flamengo/Flamengo-virada-estreia-Taca-Rio_0_881912042.html



Decididamente e de uma vez por todas Camejo, mil e quatrocentos torcedores pagantes, para nós seria motivo para zoação aceita de forma democrática, na brincadeira mas, ainda assim, talvez nem justificável fosse.

Sem essa de que não ligam para carioca pois queriam o carioca sim, EXPLICA AÍ, FERA!

Luis disse...

Amigos,
Eu tenho em VHS o filme do canal 100 com os gols do Bonsucesso, portanto mesmo sem sair na Globo ,é fácil de provar.
Agora, diz a lenda que o filme de 1972 dos 6X0 foi destruído pelo filho do Carlinhos Niemeyer num desses momentos típicos de chilique de flamenguista que não sabe perder. Porém disse-me o Cesar Oliveira, editor da livrosdefutebol.com que conversou com o tal filho e este revelou que o filme não foi detruído , mas nunca será mostrado

Marcos Paret disse...

Então estamos falando de money caro Luis?

Como andarão os negócios da família do falecido cineasta?

Dependendo do momento, Eike já não está se desfazendo até das dentaduras da matriarca?

Jatahy disse...

PC,
O time-da-beira-da-lagoa, como bem diz o Robertão Porto, não foi o único a pagar esse mico, a coadjuvante também já deu uma volta olímpica com uma caravelas, lembras.....
Inté,

Jatahy

Unknown disse...

Pc,

Acho muito dificil o flamengo conseguir o titulo da CB, por dois motivos: aprenderam a marcar nossa melhor jogada ( paulinho e andre santos)e a diretoria fez a unica cagada esse ano: comprou briga com a torcida.

Mas, como, em futebol, não se pode prever nada, se o ano terminasse agora como que a história de 2013 iria ser contada para o futebol carioca??

Vasco na segunda divisão, atolado em dívidas e com poucas possibilidades de reverter a situação.

Fluminense pagando, enfim, a divida da serie B, sem apoio do Celsinho e provavelmente sem possibilidades de retornar à serie A.

Botafogo botafogueando como sempre: mais um ano só de carioca, sem titulo nacional e com a marca da pior perda de vaga da libertadores da história, com o bonus de uma eliminação vergonhosa para o maior rival.

E o Flamengo???
Não se engane, o ano foi de recuperação financeira e nesse quesito, fomos os melhores do Brasil. Isso pra mim já bastou, vide:

1- acabamos de conseguir a marca de 54.577 sócios que nos garantirá 32 milhões em 2014 ( o maior patrocinio master do brasil é de 31 milhões da caixa ao corinthans)

2- foram pagos 124 milhões de dividas com o Fisco - O flamengo é hoje um clube com crédito na praça-.

3- Temos o maior contrato de material esportivo da américa latina.

4- Conseguimos dois patrocinadores que nos garantem 35 milhões por ano.

Isto posto, independente do resultado da final, o Flamengo foi o mais bem sucedido carioca em 2013.

Sinceramente, derrotas pra rezende ( quem é rezende??)

eliminação na semi da taça guanabara ( eliminamos cruzeiro, botafogo e goiás)

públicos pequenos no estadual ( foram 63 mil contra o santos, 50 contra botafogo e vasco, 55 mil contra o coritiba e a final da CB terá cerca de 70 mil)

Tu acha que a história se lembrará dessas coisas???



Não se engane, ano continua sendo de equilibrio financeiro, tivemos esses "micos" sim, mas

BLOG DO XEXÉU disse...

NÃO ESQUEÇO DISSO TAMBEM