segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

E não é que o belo hino do América é realmente plágio!!!



Quem mandou foi meu camarada Serginho Vasconcelos, do falagalera (um bando de canalhas desajustados onde só tem um botafoguense). O texto explicativo (sem revisão)

"[...] Há muitos anos, estava eu passeando de carro pelo interior da França. Lá vou, rádio ligado, sonhando com um bom bordeaux. De repente, ouço o hino do América, tocado por uma banda. Fiquei entre surpreso e orgulhoso. Me lembrei, logo, do Maracanã lotado, a delirar com as diabruras do atacante Manequinho, um crioulinho saci-pererê do time do América, cujo ataque era chamado de Tico-tico no Fubá pelo estilo de jogo repicado, serelepe, que bem lembrava o chorinho de Zequinha de Abreu.

O locutor diz que acabamos de ouvir o dobrado tal, de não sei quem. Falou lá o nome de um autor americano. Pensei no ato: Ladrões! Roubaram o hino do América! Quando chegar ao Brasil, vou denunciar o plágio descarado.

Fiquei injuriado. Naquele estado de espírito, eu seria capaz de declarar guerra aos Estados Unidos. Já no Brasil, descobri que o espertalhão tinha sido o Lamartine: o
hino do América era mesmo... da América. Quem me confirmou o plágio foi Sargentelli, sobrinho querido de Lamartine, que sabe tudo sobre o titio.

O Lalá chupou mesmo o dobrado. Mas e daí? Há quanto tempo os gringos afanam coisas nossas e nunca devolveram nada?

Desde então, canto, com um certo tom de forra a deliciosa introdução da marchinha americana: -Trá-lá-lá-lá-lá-lá -Trá-lá-lá-lá-lá-lá -Trá-lá-lá-lá-lá!>>

Sobre os hinos compostos por Lamartine, consta que eles foram encomendados, nao sei por quem, e o autor tinha um prazo para entrega-los.

Isso é explicado num texto de Suetônio Valença citado no site de Botafogo:

http://www.ime.usp.br/~sw/hinos.html

...Foi exatamente no "Trem da Alegria", programa que ficaria famoso na historia do radio brasileiro, que, de certa feita, Heber de Boscoli desafiou Lamartine Babo a fazer um hino para cada clube de futebol do Rio de Janeiro. Passou ele entao a apresentar uma vez por semana, ás terças-feiras, o hino dos clubes que ia compondo......

... o do Botafogo mereceu da diretoria um protesto, pois entendeu ela que ..." de 1910"... do trecho inicial podia fazer supor que o clube só fora campeao naquele ano. Lamartine, muito diplomaticamente, como era de seu feitio, explicou que, de maneira alguma, aquela não fora sua intenção. Se só citava o ano de 1910 era porque fora aquele o campeonato mais expressivo do Clube da Estrela Solitaria, inclusive
tendo Botafogo, na ocasião, ganho o titulo de "O Glorioso". Em outra circunstâncias, Lalá explicava que escrevera "desde 1910" e não "de 1910", mas o cantor gravara da segunda maneira, gerando toda a confusão.

Apesar de todos os argumentos, os homens do Botafogo não se deram por satisfeitos e, na gestão de Ademar Bebiano, o Clube proibiu que o hino fosse tocado no Maracanã. Em seu lugar adotou-se o Hino oficial do Clube de autoria de Eduardo Souto e Otacílio Gomes. Mas, apesar de toda a intransigência Botafoguense, o hino que ficou consagrado na memoria popular é mesmo o de Lamartine Babo".

(Extraído do livro sobre a vida de Lamartine Babo, autor Suetônio
Soares Valença, "Tra-La-La", pp.158-162, edição Mec-Funarte).

Nenhum comentário: