terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Por que o Botafogo sempre foi o Gigante das Américas e os comuns nunca tiveram importância fora do Brasil?


Pesquisando pro best-seller de 2015, "Sandro Moreyra, um autor à procura de um personagem" tenho encontrado pérolas como essa acima. Enquanto os comuns treinavam no Rio nos inícios das temporadas, o Botafogo ia para o exterior dar show e divulgar o futebol brasileiro. Como mostra essa reportagem do meu biografado, publicada no saudoso Jornal do Brasil dos craques botafoguenses.

Desenha isso pra eles enquanto eles arrumam desculpas e pensam que o futebol começou nos anos 80, Pablo.

37 comentários:

Anônimo disse...

Esse era o tempo em que o futebol brasileiro era respeitado e times como Barcelona, Real Madrid, Manchester, Juventus, etc, pediam para medir forças com o Botafogo nos mundiais disputados em Caracas.

O Barcelona até hoje reverencia o Botafogo em seu museu.

Depois veio o AI-5 e a Globo e aí amigo, foi ladeira abaixo...

Pobre futebol brasileiro, chacota internacional.

Gol da Alemanha.

Abs
Pablo
PS: Carlos Alberto Torres ontem estava sem paciência com a porcaria do Galvão Bueno...Ricardo Rocha também parece estar ficando de saco cheio...

PS2: e o Parreira hein? Outrora todo metido, nariz em pé, ontem tava com o farol baixiiiiiinho...

Anônimo disse...

E segue a Globo tentando distorcer os fatos e contar a história de um jeito diferente:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/12/por-que-caiu-caiu-por-que-dossie-botafogo-ii-2013-o-ano-da-ilusao.html

Reparem o destaque, negativo, que ela está dando ao Botafogo. Não lembro de terem feito o mesmo com o Taiti da Gama ano passado...

Mas como já disse um mulambo aqui, deve ser o "jeito certo" de contar a história...ou talvez o "lado certo"...

Abs
Pablo

Thomas Beta disse...


Que legal...

Fiquei sabendo que, na Copa do Brasil 2015, haverá um interessante confronto entre O ORIGINAL e a cópia!

Bom... o ORIGINAL todos sabem que foi o time da Paraíba. Na web tem fotos deles na década de 30 com o mesmíssimo escudo que o simpático homônimo do Rio iria adotar/plagiar em 1942.

No fim dos anos 70, um dirigente mudou a cor da estrela para vermelho, sabedor de que sem vermelho não há paixão.

Fica então o aviso: cuidado com os caras! São da Série C mas têm alma de campeão e um título nacional em 2013!

Título nacional? Depois eu explico o que é isso.


Marcos Paret disse...

É Pablo.

Eles acham que podem vir com o papinho de KGB, CIA, SNI e que com isto, incutem o seu pensamento (e pensam?) no blog.

Mas o Botafogo vai voltar meu amigo. Quiçá se monte um time que, sabendo-se que não terá grandes destaques, seja competitivo para humilhar os escolhidos nos campeonatos comuns.

Aliás, neste brasileiro que acabou, não custa lembrar - perdemos duas por aquele um a zerinho chorado mas ganhamos outras duas de forma categórica... eeeepaaaa.

Esqueci - alguém não se interessou por um certo jogo.

Esqueci II - apenas um time foi com equipe mista.

Vou procurar ter atenção no próximo comentário.

Cristian Hofman disse...

Vivendo desse passado que não volta mais, vocês abrem mão de viver o presente e apagam as perspectivas do futuro.
Acordem faíscas!
Já estamos quase em 2015. Sua realidade atual é segunda divisão!

SRN!

Marcos Paret disse...

Cristian e Thomas - coladaços no blog, como sempre...

Bom, deixa para lá.

__________________

Ô Cristian (ou Thomas), na década de 50, os dirigentes paraibanos vieram ao Rio e copiaram, do uniforme ao estatudo do Glorioso meu prezado.

Sorry.

Pesquise antes de falar asnices (mas pesquise fora dos wikimengos da vida).

Só nos anos 70 é que resolveram inserir o vermelho na estrela, tal a semelhança com o clube carioca (hoje, só o Flu de Feira de Santana permanece igual ao original do Rio).

Unknown disse...

GIGANTE? SÓ SE FOR DO CHORORO.
ESSE TIME TEVE UMA DECADA DE GLÓRIA E SE ACHA. NÃO CONSEGUIU NEM TÍTULO NACIONAL, MUITO MENOS INTERNACIONAL.
GANHOU OS CARIOCAS DE 56, 62, 67 E 68. FLA 63 E 65. DOIS CARIOCAS A MAIS E SÓ. SÃO ENGRAÇADOS MESMO.

Frederico disse...

Caros Camejo, Hofman Thomas e demais parças que fecham com o certo e estão aqui para dizer a verdade para essa bostafogada:

Em que tempo foi isso? Poderia dizerque foi no tempo em que se amarrava cachorro com linguiça, mas vou respeitar a História,foi no tempo mais "glorioso" da estorinha foguense. Período em que eles conquistaram três carioquetas. Bom, para quem não sabe fazer uma maquete, para quem entra em licitação para pegar "estádio podre", nada tão ruim...

Frederico disse...

Mais uma da série "eles me matam de tanto rir!!!"

"O Botafogo hoje está entrando no século XXI. Sei que com sete anos de atraso, mas hoje plantamos o futuro do clube. Os alvinegros têm que botar a bandeira na lapela porque a cachorrada está de volta - disse o entusiasmado presidente Bebeto de Freitas no site oficial do clube"

Há sete anos, com sete anos de atraso, eles entraram no século XXI, sete anos depois...saíram kkkkkkkkkkkkkkk não consigo parar kkkkkkkkk

PC Guimarães disse...

Morro de rir quando leio essa nova patuscada de que o Framengo é o certo (sic). Comecem perguntando aos torcedores do Galo aí em Minas, meu doce Fredera, se eles concordam com isso.

Unknown disse...

Daqui a pouco vao relembrar das glorias do Heleno de Freitas... Haja nostalgia. ...

Flanático disse...

Que saudosismo...

Enquanto isso no presente: o último a sair apague a luz...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/12/mais-um-daniel-entra-na-justica-e-pede-rescisao-unilateral-com-o-bota.html

"O Gigante Voltou"

Haha!

Flanático disse...

A Metrô Rio informa:

"À partir da próxima segunda, a Estação Botafogo deixará de fazer parte da Linha 1 e passará a integrar exclusivamente a Linha 2 do Metrô. Contamos com a compreensão de todos. Obrigado"

Frederico disse...

PC, não tenho ido muito a BH RSRS. Aqui eu conheço 2 atleticanos, todos os dois gente boa. Vou procurá-los e perguntar.

Abraços, Fredera.

Unknown disse...

Botafogo perdendo suas jovens promessas e os seus torcedores discutindo o passsado, sinal que esse pobre time, ja ė o famoso América, glórias passadas, mas presente e futuro são apenas ex-times grandes. Não incomodam mais ninguém, talvez o Madureira.

PC Guimarães disse...

Quem se orgulha do passado discute o passado.

Anônimo disse...

SANGUE FRIO

Os torcedores mais novos do Botafogo não viveram o Golpe de General Severiano na década de 70. Portanto não se assustem com o que o clube está vivendo hoje. Assim como ocorreu no final da década de 60, foi preciso, mais uma vez, "cortar as nossas asas".

Esse linchamento que estamos vendo do clube é parte de um esquema que tem por objetivo nos destruir, ou, no mínimo, nos tornar muito muito fracos a ponto de nos tomarem o Engenhão, por bem ou por mal.

Mas estamos agora numa Democracia e, ao contrário do período do primeiro golpe, se mantivermos o sangue frio vamos nos recuperar mais rapidamente.

Notem que ao mesmo tempo que bloqueiam nossas contas de um lado, do outro concedem liminares relâmpago para jogadores que não recebem. Mas os funcionários, digamos, menos importantes, ah...que se danem. Que passem o Natal com fome. O clube tem dinheiro, quer pagar, mas não consegue.

Manter o sangue frio nesse momento significa NÃO abrir mão do Engenhão e não baixar a cabeça achando que "há coisas que só acontecem ao Botafogo" ou que o "Assumpção é o culpado de tudo". Lembrem que o Flamengo já fez muito pior mas não permitiram que o clube sofresse um ataque dessa magnitude.

Não abaixem a cabeça, não aceitem o que querem nos enfiar goela abaixo: O Golpe do Engenhão.

Força Botafogo !

Por essa causa vale a pena lutar.

Abs
Pablo

Carla Galvani disse...

Pior são vocês, que nem passado tem para discutir e se orgulhar.
"Botafogo, sua Estrela não se apagará jamais."
PC,
Feliz Natal e um Excelente 2015!
Abraços,
Carla

Cristian Hofman disse...

Caro Frederico,

Como disse muito bem hum colega rubro-negro, nós estamos aqui enxugando gelo diariamente ante a patologia que domina a mente dos faíscas.
Vale a diversão.

SAUDAÇÕES DO HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!

Unknown disse...

Sofreu sim, mas foi la, se organizou e está pagando, ao contrário do botafogo, que além se ter implodido o clube dos 13, resolveu sair do ato trabalhista, trm que sofrer as consequências.
Quanto a Gabriel e Daniel, vcs não davam apoio ao L.A mesmo ele eatando errado. Agora apoiem os seus jogadores. Quem trabalha tem que receber.

Unknown disse...

Temos passa sim e muito, mas não vivemos dele. Olhar para frente é mais interessante.

Marcos Paret disse...

Marcelino - informe-se meu prezado.

Como sempre, vêm ao blog tentar sempre desmerecer um clube que querem sonhar ser desimportante e atiram no pé.

O Botafogo foi o campeão de 61 e em 56, quem levou o título foi o Vasco. O Botafogo venceu em 57, naquele que foi considerado o supercampeonato carioca (pelo formato das finais e pela sova no Flu-C).

Títulos internacionais?

Oficial nós temos um mas quer listar aqui os não reconhecidos pela Fifa?

Já quanto a esta estorinha de que somos o América, isto poderia ocorrer não fosse um fato não esperado pelos vendilhões dos anos 70 - nossa torcida, que era pequenina até 73, só fez crescer na viscissitude, ou seja, não somos um time de povão mas hoje, enchemos estádio (colocamos mais de 145 mil pessoas no Maraca, com um time em desmanche, em 5 jogos).

Não se iluda meu prezado e reze muito para que consigam nos vencer em 2014. Afinal, já que sempre tomam sovas do Resende por aqui, vai ficar feio pagar mico para um time da segunda divisão.

Vai dormir cara!

RFC disse...

Paret, não vai ser preciso rezar muito não, já viram a porcaria que tá ficando o elenco do menor do rio ? kkkkkk pensem primeiro em se classificar para as semi-finais e ainda digo mais, se observarem o único que time carioca que não está descendo ladeira abaixo é o flamengo...por que ? Bom porque há dois anos uma diretoria séria e bem preparada assumiu o clube, e hoje o Flamengo é sempre citado nessas rodas esportivas sobre gestão de clube e diretoria, nesse ano foi um dos poucos clubes da série A que não atrasou uma vez sequer os salários, só em dívidas foram pagos 200 milhões e a cada ano o orçamento para contratações só aumenta, os jogadores que estão saindo, saem por opção do treinador e não porque não podemos segurar, não parece ser nada demais...e como disse o Kalil, quando o flamengo se arrumar de vez meu amigo, bye bye e todos sabemos que com cada ação bem executada da diretoria esse dia se aproxima.

RFC disse...

Paret, não vai ser preciso rezar muito não, já viram a porcaria que tá ficando o elenco do menor do rio ? kkkkkk pensem primeiro em se classificar para as semi-finais e ainda digo mais, se observarem o único que time carioca que não está descendo ladeira abaixo é o flamengo...por que ? Bom porque há dois anos uma diretoria séria e bem preparada assumiu o clube, e hoje o Flamengo é sempre citado nessas rodas esportivas sobre gestão de clube e diretoria, nesse ano foi um dos poucos clubes da série A que não atrasou uma vez sequer os salários, só em dívidas foram pagos 200 milhões e a cada ano o orçamento para contratações só aumenta, os jogadores que estão saindo, saem por opção do treinador e não porque não podemos segurar, não parece ser nada demais...e como disse o Kalil, quando o flamengo se arrumar de vez meu amigo, bye bye e todos sabemos que com cada ação bem executada da diretoria esse dia se aproxima.

Unknown disse...

Mas se vcs, viverem só de passado, vão virar América sim, errei os anos e não a quantidade, 4 títulos.
Quem gosta de diminur historia dos outros clues, são vcs botafoguenses, dizendo que não tinhamos historia até o surgimento da globo. Um dos maiores times de todos os tempos era o Flamengo de 39 com Domingos da Guia e Leônidas da Silva. Mas já passou.

Marcos Paret disse...

Como disse o Kalil Rikkardo?

hahaha.

Ué. Com tamanha organização, vale uma opinião de um cara de um clube lá de Belo Horizonte?

Este cara está por dentro da administração do seu 'crube'?


Ok então. Vamos aguardar o super mega Real Madri que vai sair daí.

Marcos Paret disse...

Rikkkardo - da série "recordar é viver".


Salários atrasados no menguitinho em 2014.

1 - http://www.lancenet.com.br/flamengo/salarios-atrasados-diretoria-Fla-coloca_0_1158484388.html


2 - ESTE AQUI É DEMAIS - 2 meses de salário atrasado em julho deste ano -

http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/flamengo-lanterna-do-brasileiro-dois-meses-de-salarios-atrasados-torcida-implorando-por-saida-de-felipe-elano-e-andre-santos-ney-franco-sem-rumo-bem-vindo-ao-pais-depois-da-copa-do-mundo-17072014/

E O QUE TEM ALÉM É QUE FALA JUSTAMENTE EM DÍVIDAS.

Uma hora a dívida do menguitinho está equacionada (na hora da euforia).

Noutra hora, é dívida impagável e o clube está asfixiado financeiramente (na hora da depressão).


E até no tal basquete 'me engana que eu gosto' (o que deixou o Tel Aviv no vice.. hehe) - http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2014/11/campeao-de-tudo-fla-se-aproxima-dos-tres-meses-de-salarios-atrasados.html



E então Rikkardo, todas estas matérias são mentirosas?

Ou vai esquecer este meu comentário, aguardar outro post e sair pela tangente?

Marcos Paret disse...

Ix Rikkkkardo.


Olha aí cara... hehe

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticias/felipe-cobra-divida-milionaria-do-flamengo


Cuidado! Um quiprocó assim pode fazer desandar a maionese lagoense.

Unknown disse...

"Esse linchamento que estamos vendo do clube é parte de um esquema que tem por objetivo nos destruir, ou, no mínimo, nos tornar muito muito fracos..."


FRISO A PALAVRA DO DIGNISSIMO:


"... um esquema que tem por objetivo nos destruir, ou, no mínimo, nos tornar muito muito fracos..."


ZOOM 2X:

"UM ESQUEMA...NOS DESTRUIR...MUITO FRACOS"


BARALHO:

Um time que amarga o seu 4° rebaixamento.

Em toda sua história ganhou apenas dois títulos dignos de nota.

Está desde 1995 sem ganhar uma competição que preste.


Eu fico me perguntando o que quer o tal esquemão com o botafogo???

Ora, pensemos, se o objetivo do tal esquema é ( segundo o jinchuuriki da raposa) destruir ou tornar fraco um clube com as credenciais expostas acima então que se soltem todos os fogos para o esquemão, pois tal objetivo já foi concluído a tempos idos.

ESQUEMÃO WINS!!!
VITÓRIA DE FATALITY PARA O ESQUEMÃO.

PC Guimarães disse...

Sabe nada. Inocente.

Marcos Paret disse...

Sabe de nada inocente, parte 348.

Discutir futebol ainda vai, mas dizer que o clube que tirou o futebol brasileiro do complexo de viralatas em 57 e nos deu as maiores glórias, só ganhou dois títulos dignos de nota (só de mundiais não oficiais, sem 5 expulsões de adversários, ganhamos 3 vezes mais que eles), é mesmo denotador das precárias condições de saúde do nobre Camejo.

Sem ofensas prezado!

Unknown disse...

Paret,


" só ganhou dois títulos dignos de nota"


commebol e brasileirão de 1995.

Eu desconheço outros.

***************************************************************************************************************

3 MUNDIAIS.


3????? ué??? a conta aumentou??? até onde eu me lembro você pleiteava transformar a taca internacional de paris em 63 em mundial, agora me apareceu com mais 3...


Paret, seguem dados:

MUNDIAL DO BOTAFOGO:

Torneio Internacional de Paris.

Participantes: Bota, ujpest, anderlecht, racing de paris.


TORNEIOS DE VERÃO FLAMENGO:

Torneio See Kuala Lampur (Malásia) - 1994

participantes: fla, leeds, bayern.

__________________________________

Copa Marlboro (EUA) - 1990


Alianza Lima (PER)
Flamengo
Sporting (POR)
Seleção dos Estados Unidos

___________________________________

Copa Kirin (Japão) - 1988


fLA, BAYERN, CHINA, JAPÃO

__________________________________

E mais uns 425 mil TORNEIOS DE VERÃO que o fla ganhou.

Segundo a sua lógica: (BASTOU SAIR DO BRASIL PRA SER MUNDIAL) O fla tem uns 300 "MUNDIAIS" ...

Ora, ora, ora Sr° Paret, você pode comemorar o que bem entender, já disse quer achar a serie b que teu time disputará em 2015 mais importante que a serie A que ache....A maconha é sua e eu nao tenho nada a ver com isso, AGORA, NÃO SUBESTIME MEU INTELECTO E DOS AMIGOS DO BLOG, ENGULA A VERDADE E TOME UM SONRISAL: TEU TIME NÃO É CAMPEÃO DO MUNDO!!!!!

Unknown disse...

Pc,


"Sabe nada. Inocente."

Cara,não leve a mal o que vou dizer: mas até os garotinhos lá do GE escrevem asneiras mais interessantes.

O blog é seu e você faz o que quiser eu sei, mas eu sou partidário de que uma boa discussão (ainda que esta seja pautada pela jocosidade) tenha bom senso.

Esse seu novo jargãozinho, um refresh bem piorado do "menino inocente " e afins, em nada acrescenta. Até pra dar uma de bobo é necessário classe e sensatez. Você é bem melhor que isso, eu sei.

PC Guimarães disse...

Acusou o golpe, né menino? Informação não se consegue apenas pela internet. Tem que circular, tem que conhecer as pessoas, tem que conhecer o Sistema. Aqui não é blog de gente despreparada. Aqui não é blog de coisas copiadas no google. Acho que vc já conseguiu perceber que sou bem relacionado e conheço os caminhos. Mas continue com a sua ilusão de que o framengo é um clube sério. Vá lá pesquisar no google e encher os comentários de "dados" (sic) que vc pesca na internet. O buraco aqui é mais embaixo, menino. Paret, Pablo e cia não são para amadores. Mas no play do prédio o amigo deve fazer o maior sucesso com os meninos de 8 e 9 anos de idade. Eles acreditam que o Framengo é tudo isso que o Sistema arma.

PC Guimarães disse...

O que vc chama de bom senso? Ganhar títulos da forma como o Framengo ganha? Se beneficiar do Poder como o Framengo se beneficia? Quantas vezes a gente vai ter que dizer pra vc, menino, que o Framengo é o time dos poderosos? Que o Framengo é o circo para enganar o povo. Mas continue com a sua ingenuidade. É sadia. Um dia eu conto pessoalmente o que eu ouço e vejo nos bastidores que eu frequento. Mas deixa pra mais tarde. Não quero fazer maldade com você e a sua verdade.
Fica triste não. O mundo é mau.

Caju disse...

Vixi PC, acusou o golpe?

Sei que a "sentada" para a série B ainda machuca seu coração, mas os xiliques é prova cabal da perda de argumentos...Heheheheh

Esse "coitadismo" da Limeirinha, deve ser o mesmo que o "Mais querido" deva ter usado, nos anos 60. Época que o alvi negro ainda não respondia com a alcunha atual....rsrsrs

Mas ainda assim, o rei está nu, e mesmo com a bancarrota limeirense, tu continuas a nos prestigiar com materias nem sempre justas...

Mas se realmente tu conheces todos os caminhos das maracutarias rubro-negras, publiqueas-as no blog...Será ate interessante para o esclarecimento de todos....rsrsrs

A limeirinha já é uma anedota por si só...rsss

Senta PC, lá na série B...Rumo a Lucas do Rio Verde...

Abraço
Caju

Unknown disse...

Ah pc...



Enfim saiu do loop do "sabe de nada, inocente", bastou uma espetadinha de leve ( A tática mais simplória de uma discussão) pra você sair de sua zona de conforto.

Mas, tristemente, continua a tergiversar e bradar pedantismo...Pc, você é jornalista respeitado eu sei, é uma pessoa do bem e querida por muitos( inclusive por mim), é mais velho e provavelmente mais intelectualizado que eu, porém, meu caro, esses predicados não o tornam dono da verdade.

Logo, não subestime com o seu habitual "O camejo é ingênuo" ou "menino" a minha capacidade argumentativa e intelectual...


Isto posto, vamos a minha tréplica:


"Informação não se consegue apenas pela internet."

Sim, verdade, porém tenho a humildade de entender que aquilo que eu não vivi ou pouco conheço carece de pesquisa.


"... Mas continue com a sua ilusão de que o framengo é um clube sério."

Eu nunca disse que o Fla é um clube sério, digo que todos os clubes do Brasil não são sérios e que o fla está se tornando um clube sério.

"Aqui não é blog de gente despreparada."


Não, com certeza...Tem um sujeito( cagador de verdades) que conversa com raposas e a maioria ( vide Carlos) não tem a decência de responder uma pergunta com objetividade.


"Paret, Pablo e cia não são para amadores."


O Paret é um poço de sensatez e bom senso, exceto quando falamos dos rebaixamentos foguenses. O pablo é o sujeito mais intelectualmente torpe que já cruzei pela internê;...


" Um dia eu conto pessoalmente o que eu ouço e vejo nos bastidores que eu frequento. Mas deixa pra mais tarde. Não quero fazer maldade com você e a sua verdade.
Fica triste não. O mundo é mau."

Pc, sinceramente( sinceramente mesmo), você sempre usa esse papinho do " se eu te contasse..." ahhhh pelo amor dos meus filhinhos, para...

Essa coisinha do " eu tenho um segredo que pode abalar seu mundo, mas não vou te revelar por pena de você".....ah mermão...isso é muito démodé, quer saber: você não tem nada!! Sabe nada!!! Diz isso por que você vai dizer exatamente a mesma coisa que todo torcedor que odeia o fla diz, vai dizer a mesma coisinha que o Paret, o Pablo e suas raposas, o FOGO f e toda laia de chorões frustrados despejam aqui e usa esse enlevo do "I have a secret" pra tornar a coisa mais misteriosa e dar um ar de grande sabedor da verdade. Não tem, não sabe, pois se tivesse já teria falado.

Por fim:

Por favor, não misture o Camejo debatedor com o Camejo pessoa, meu jeito de discutir um assunto é assim: eu sou agressivo e pareço desrespeitador, mas não sou uma pessoa assim, apenas tenho uma sanha por batalhas ideológicas.