terça-feira, 11 de novembro de 2014

Quem armou pra não cair pra Segunda Divisão? O FluFlu ou o Mengão?


O cerco se fecha cada vez mais. É claro que um dos dois armou e se deu bem. A questão é saber quem foi. Os dois são useiros e vezeiros em fazer esse tipo de coisa.

Dando também no SporTV. Quem não viu, clique AQUI.

35 comentários:

PC Filho disse...

Dica pra quem não entendeu ainda: uma simples análise da tabela de classificação final do Campeonato deixa evidente qual clube foi o maior beneficiado da punição à Lusa.

O 16º colocado, que cairia em seu lugar, naturalmente.

Frederico disse...

Sou obrigado a discordar de meu amigo PC Filho. Na rodada de domingo ainda não se tinha noção da suposta irregularidade cometida pelo Flamengo, dificilmente haveria tempo hábil para uma "armação", pois o jogo terminou por volta de 9 da noite e Éverton já estava relacionado.
Se a Lusa não perdesse os pontos, o Flamengo dificilmente perderia, pois tinha uma posição jurídica bem mais defensável.

O blog futebolístico mais citado na mídia, disse no fim do ano passado que teria sido uma manobra da Unimed.

Se realmente quiserem apurar, basta tomar providências jurídicas simples como quebra de sigilos que vão chegar ao culpado, ou ter certeza que é "choro" da Portuguesa.Todavia,é bem possível que a intenção fraudulenta não seja nem de Fla nem de Flu, mas sim da UNIMED, uma das empresas "menos confiáveis" do país, quem tem ou teve um plano da dita sabe do que estou falando...

Abraço Paulo Cézar Filho, e que a verdade real seja apurada. Minha opinião: não vai dar em nada.

Anônimo disse...

Bem que o PC avisou que o futebol carioca não existe no mapa mundial sem o Botafogo:

http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/11/revista-inglesa-coloca-gre-nal-entre-os-dez-maiores-classicos-do-mundo.html

Destruir o Botafogo é destruir primeiro o futebol carioca e em seguida o futebol brasileiro.

Abs
Pablo

Frederico disse...

Pablo, essa revista é um lixo,seus rankings são absurdos, do tipo colocar Cafu a frente de Nilton Santos entre os maiores laterais da história.

Qual o critério utilizado? Insondável. Qual a razão de não colocarem o grande clássico grego? Ou na Itália "esquecerem" Inter e Milan, o clássico da Lombardia. Se o critério for a construção histórica e discursiva, não poderia faltar o Fla-Flu, que está no ranking da FIFA.Se o critério é a violência ou rivalidade extrema, Steaua Bucareste e Dínamo Bucareste não poderiam faltar, se é a importância histórica poderiam colocar Santos e Botafogo; Flamengo e Vasco ou Juventus e Milan, e por aí vai. Ir atrás desses "rankings" é furada, e fico em posição muito cômoda para dizer isso porque meu clube, o Flamengo, figura em vários deles.

ABS

Frederico disse...

Em relação ao rebaixamento da Portuguesa uma rápida observação. Temos basicamente duas possibilidades com seus respectivos desdobramentos.

1- Não se apura nada. Corolário: teremos uma eterna dúvida.

2 - Se apura. Neste caso: a) A portuguesa errou. b)o Flamengo fraudou. c) o Flu fraudou d) a culpa é da Unimed.

Coloca esta quarta hipótese d) porque há uma diferença entre a diretoria e os responsáveis jurídicos pelo Fluminense Futebol Clube, e os interesses eventuais da empresa patrocinadora, que pode ser até a mandatária material do clube, mas não é a formal, isso faz uma grande diferença jurídica.

Marcos Paret disse...

Alerta para o Frederico (pô amigo, você também?... Falando para o play?).


Na rodada de domingo, não se tinha idéia (todos os 17 1 18 participantes do certame).

Mas claro que na Gávea, logo após o jogo, acendeu-se um sinal ao pior estilo "puuuutzzzzz... que m-er..cadoria!".


Da noite de sábado para domingo é que se correu para pagar dívidas do dirigente da Lusa e assim, lá se foi o atleta suspenso para o banco de reservas, para o caso de derrota do Flu em Salvador.

Mais claro do que isso, só o Klebim botando o ladrilheiro da geral no campo quando o Vasco massacrava.

PC Guimarães disse...

Bela análise do nosso Fredera. Vê se aprende com ele, Camejo. E sem google!

Marcos Paret disse...

Li a reportagem Pablo (bom, parte dela - não tenho a menor paciência para globices).


E, claro, acho que a equipe inglesa que pesquisou (e pesquisou mesmo?... Quais os critérios além destes bem ralos?) deveria dar um pulinho no Mineirão no dia da finalíssima para, aí sim, perceber que CruzeiroxAtlético é ainda maior do que InterxGaymio.

Sei disso, primeiramente, pelas histórias dos mega times do passado, pelos embates destes tempos e por, na minha infância, viver muito com gente de Belô e perceber a verdadeira dimensão daquele clássico mas quer mais?


Não sou bairrista (clubista).


Certa vez, em 1976 (acho que era Taça Guanabara), houve um VascoxFlamengo no antigo Maraca.

Era um simples jogo sem consequências para a taça, tá certo, com Dinamite de um lado e Zico do outro mas ainda assim, jogo que não decidia absolutamente nada.

Era jogo de meio de turno, não se tinha idéia de onde os dois times poderiam chegar no campeonato (o campeão, ao final, foi o Flu - a máquina do Riva).

Pois era um domingo ensolarado, início de mês, todo mundo com grana e, veja amigão, sem qualquer apelo mais forte, sem ôba-ôba do rádio chamando público...

Aquilo ali pegou mais de 175 mil pessoas.

Se isto não for um clássico para ficar aí entre os três daquela lista dos ingleses, não sei mais o que é.

Ah! O embate FlaxVasco hoje ficou esvaziado pela má fase dos cruzmaltinos, tá certo, MAS VAI SE APAGAR TODA A HISTÓRIA?

_____________________

Como eu disse, não sou clubista. Sou zoador mas não sou cego e nem lunático.

PC Filho disse...

Eu quero também que a verdade seja apurada, e os responsáveis punidos, sejam quem forem.

E serei o primeiro a atirar pedras nos dirigentes do Fluminense, caso eles tenham sido corruptos.

Só que, com as informações que tenho hoje, repito, acho pouco provável que a coisa tenha sido arquitetada em Laranjeiras.

Vamos ver. Também acho que, infelizmente, não dará em nada.

PC Guimarães disse...

Esse negócio de aprovar comentário pela telinha do celular dá nisso. Pela segunda vez deleto comentário que não era para ser comentada. Meu dedo é grande, pô!
Mas recuperei este do nosso FREDERA e publico aqui.

"Caro Paret, não estou defendendo o Flamengo, o que fiz foi listar uma série de possibilidades.

A quantidade de dinheiro necessária para uma "operação de salvação" como essa é bastante grande, e pelos trâmites burocráticos dos bancos brasileiros, diria quase impossível ser efetuada em cerca de 17 ou 18 horas. Essa quantidade "cash" então, nem pensar.

O Fluminense, ou a Unimed, teriam uma semana para "trabalhar" tanto em relação à punição do atleta da Lusa quanto no quesito de levantar a alta soma. Além disso, durante a semana, como foi informado por importantes órgãos de imprensa VG Revista Veja na coluna do Lauro Jardim, jogadores da Portuguesa que estavam há tempos com salários atrasados receberam dinheiro vivo em envelopes.

Não posso adivinhar o que houve, mas a possibilidade de ter partido o suborno do Flamengo é bem menor, diria ínfima.

Em todo caso que este terrível escândalo, mais um a poluir nosso futebol, seja severamente apurado, e os responsáveis punidos com rigor. Se for o Flamengo lamento, e muito me entristeceria, mas como disse, fiz apenas uma análise de possibilidades,segundo a qual o Flamengo dificilmente teria tempo para agir, veja bem que não estou falando de seriedade ou honestidade, mas sim de impossibilidade factual. Por fim, não nos esqueçamos que o Vasco também poderia ser beneficiado em caso de vitória no Paraná e derrota do Fluminense. O que faço é tentar desnudar e apreciar todas as possibilidades.

É este um momento em que as paixões clubísticas afloram, surgem especulações de todos os lados, mas aqui é diferente, pois a simples quebra de sigilos bancários e telefônicos apontarão os culpados. Para você ter uma ideia, a ideia e xecução podem ter partido do Flu e "reforçados" pelo Fla, neste caso, muito pouco provável, os dois "teriam culpa no cartório".

Abraço.



Frederico disse...

Obrigado Guimapor ter recuperado a mensagem. Com esse dedo grande se você fosse proctologista não teria cliente nenhum...ou não rsrsrs

Haroldo-DF disse...

Por que a discussão?
Alguém realmente acredita que haverá alguma consequência pra Fla ou Flu?

Unknown disse...

Paret e fredera...


Primeiramente eu gostaria de me dirigir a você, Paret, no intuito de estabelecermos determinadas regras para nossos embates ideológicos. Digo isso ( e dessa forma) por que toda vez temos que digitar as mesmas explicações sobre os mesmos assuntos e, passado algum tempo, um de nós volta a falar nestes dando a impressão que a explicação nunca existiu, por tais, façamos um trato: discutiremos o assunto até se esgotarem os argumentos e havendo convencimento não mais se toca neles, concorda??

Unknown disse...

Pc, Frederico, pc Filho e demais...


Tenho a seguinte linha de raciocínio e gostaria da apreciação dos colegas( FAVOR, PC FILHO, SEM CLUBISMO):


CASO FLA-FLU-LUSA:

O MP já descobriu que o Dep. juridico do clube se vendeu. Partindo desse pressuposto, vamos a cronologia dos fatos:

A. SEXTA-FEIRA:

1. Heverton é julgado;

2. O advogado Sestário liga para o Dep. Juridico do clube informando a punição;

3. Heverton se concentra com o restante do grupo;

3. O Dep. Jurídico não informou ao Dep. de futebol que o jogador estava impedido de participar da partida.

***************************************************************************************************************

B. SÁBADO:

1. Manhã, o Dep. Juridico ainda não tinha informado ao Futebol que o jogador não podia contar com o jogador.


2. Heverton treina com o grupo para o jogo.

3. a Noite, o flamengo joga contra o cruzeiro e escala andre santos.

***************************************************************************************************************

C. DOMINGO:

1. Fluminense é rebaixado mesmo ganhando do bahia.

2. Portuguesa e gremio fazem partida de compadres, 0 x 0, ambos estão com sua vida definida.

3. Nenhum veículo fala qualquer coisa sobre a possibilidade de flamengo e portuguesa serem julgados.
***************************************************************************************************************

D. SEGUNDA:

1. Procurador do STJD denunica Flamengo e Portuguesa.

***************************************************************************************************************


CONCLUSÃO:

foi o Flamengo que comprou?

Pensemos: O departamento juridico da portuguesa deveria ter informado ao departamento de futebol sobre a punição logo na sexta-feira ou, no mais tardar, no sábado. Não fez em nenhum momento como já sabemos.

Ora, pro flamengo ter comprado funcionários dentro do departamento jurídico do clube luso TAL COMPRA SÓ PODERIA TER SIDO FEITA APÓS O JOGO NO QUAL O FLA ESCALOU IRREGULARMENTE, OU SEJA, NO SÁBADO, LÁ PELAS 9 DA NOITE. Simplesmente por que antes do jogo o flamengo ainda não tinha cometido a irregularidade.

Então, pro flamengo ter comprado a lusa, dentro dessa hipotese, o Dep. Juridico do clube teria que ficar guardando a informação adivinhando que o flamengo iria escalar um jogador irregular e assim vender a vaga.

Sinceramente, não bate.


Então foi o Fluminense???

Não sei, mas se alguém pagou pro Departamento jurídico da portuguesa não passar a informação ao Departamento de futebol ESSE ALGUÉM FEZ ISSO NA SEXTA-FEIRA e aí temos que tirar o Flamengo que já havia escapado e só poderemos colocar os clubes que estavam tentando fugir do rebaixamento, entre eles o Fluminense.

POR FAVOR, GOSTARIA DA OPINIÃO DE VOCÊS.

Unknown disse...

Concordo plenamente com o Fredera e Camejo, pra mim colocaram o Flamengo só pra legitimar a punição da Portuguesa.Duvido que fosse só o Flamengo envolvido na perda dos pontos, se ele realmente seria punido, mesmo pq nçao tinha muita logica a puniçao do mesmo. Vejam que o Corinthians escalou jogador irregular esse ano e não aconteceu absolutamente nada, caso fosse uma Chapecoense da vida, já tinham tirado uns 200 pontos. O Brasil é uma vergonha.
GB

Frederico disse...

Caro Camejo, minha linha de raciocínio vai mais ou menos nesse sentido. O ponto central que torna, ao menos para mim, pouco provável a participação do Fla na tramoia é que do ponto de vista logístico-financeiro seria praticamente impossível levantar o dinheiro e fazer os contatos necessários em cerca de 15 horas, principalmente em um fim de semana. Trata-se de tarefa muito complexa para ser urdida e executada nesse período de tempo.

Além disso as evidências de que o jogador Héverton já estava relacionado antes da escalação irregular de André Santos também reforçam a posição a favor do Flamengo.

Outro fato relevante é que durante a semana apareceu uma quantidade misteriosa de dinheiro na Portuguesa, isso foi relatado por uma série de depoimentos de jogadores, que há meses não recebiam, e de forma inesperada receberam dinheiro vivo em envelopes.

Aparentemente a escalação de André Santos foi apenas uma coincidência impressionante que jogou mais gasolina na fogueira.

De qualquer forma, a apuração, caso haja vontade, e parece que há, será bem simples, por meio da quebra de sigilos, ou mesmo pela delação de algum dos funcionários que tiveram dinheiro depositado em suas contas. Na verdade, muitos já sabem quem fez o quê. Importante lembrar que o Flamengo foi o primeiro a se pronunciar e antes mesmo de uma eventual decisão judicial, já colocou à disposição da Justiça a quebra de sigilos. Hoje o Bandeira fará um pronunciamento oficial.

O certo é que essa não é uma daquelas questões subjetivas, em que um diz isso,o outro aquilo e se torna discussão de botequim eterna. É um caso objetivo e que será objetivamente apurado. O Ministério Público é sério e está atuando dentro de seus vastos poderes institucionais, a verdade virá.

Particularmente, por tudo que já disse acho PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL a participação do Fla, no entanto temos que esperar o desfecho, e o culpado deve ser severamente punido, seja quem for.

Por último um esclarecimento. Muitos estão focando no fato de o Flamengo ter sido o décimo sexto, e logo o principal beneficiário. Só que esta é uma visão micro do fato, pois a escalação de André Santos não estava nos planos de ninguém, foi um acidente de percurso que o Flamengo só detectou através da denúncia do STJD. Em uma visão macro, bem mais ampla, os interessados em realizar a burla estão uma semana ao menos a frente do Fla.

De qualquer forma, o bom é que essa não será uma daquelas discussões chatas que perdurarão para sempre. Será fácil chegar aos culpados, se for nosso clube,lamentarei muito e acho que deverá sofrer uma punição exemplar. No entanto acho muito difícil, por tudo que já escrevi, que o Flamengo tenha tido qualquer participação. Estou bem tranquilo.

Abraço, Fredera.

Marcos Paret disse...

Disso tudo, estou com o GB.

O nosso futebol é mesmo uma vergonha - quem é 'amigo do Rei' passa batido.

As Lusas e Chapecoenses que se lasquem.

E assim, não me canso de repetir..

Alemanha 7x1.


Não tem jeito amigos - trocentos anos de armações deram naquele vexame irreprochável.

____________________

Ah Camejo!

Concordo em encerrar assuntos mas tem aquele detalhe - se ele não for encerrado, sempre acompanho de novo os relatores.

Marcos Paret disse...

E depois Camejo...

Me diga se também têm que ser encerrados os assuntos..

- Expulsão do Dodô em 2007
- Pênalti escroto em 2008
- Gol em cima da hora contra o Vasco em completo impedimento NA DECISÃO (impedimento duplo).
- Aquele 3x0 no Coxa
- Aquela vitória contra o Corinthians com novo gol em impedimento.


Vá analisando estes casos que, após o que vier a ser combinado, mando mais.

Ricardo Rocha disse...

Os torcedores de Flamengo e Fluminense parecem aqueles pais quem não aceitam que seus filhos são malandros ou marginais. Todas as evidências levam a isso , todos sabem mas eles continuam achando que seus filhos são os perfeitos. Chico Buarque retrata muito bem essa realidade:
https://www.youtube.com/watch?v=ELKpKwG4rzo

Unknown disse...

Celso Ricardo,



Eu só teci uma linha de raciocínio, entre outras, que evidencia a inocência do meu clube nesse caso.


Não sou bobo a ponto de achar que o flamengo foi um clube limpo e sério em todos os momentos de sua existência, só acho ( e por isso defendo com gládios em riste) que a maioria dos clubes não tem moram pra apontar o dedo para o flamengo.


Inclusive, já que o assunto é fuga de rebaixamento e como os torcedores encaram isso, vamos falar sobre 1986 e 1999...que tal?

Unknown disse...

Paret,


2007 pra mim já está encerrado:botafogo campeão moral. ( eu já disse isso trilhões de vezes aqui).

2008: vamos discutir.


2014: vasco deveria ser campeão.


coxa: ganhamos legalmente.( minha opinião)

corinthans: ganhamos ilegalmente.


Satisfeito??

PC Filho disse...

Caros,

Eu não ficarei aqui perdendo meu tempo com argumentações a favor ou contra quem quer que seja.

Já escrevi fartamente sobre o assunto na época do imbróglio. Quem quiser saber minha opinião, tá aqui nesse post, datado de 30 de janeiro: O Fluminense comprou a Portuguesa?

Nele, eu simplesmente destruo a tese de que o Fluminense teria sido o corruptor. Estão convidados à leitura.

Abraços a todos,
PC Filho

Marcos Paret disse...

E ainda querem encerrar assuntos no blog, Celso.


Matam-nos de tanto rir.

Frederico disse...

PC Filho, também não vou mais discutir o assunto até que surjam novas evidências,mas discordo de seu ponto de vista de que falar sobre esse acontecimento seja perda de tempo.

Trata-se de um assunto que toca em questões profundas atinentes à própria sobrevivência de nosso combalido futebol.

Desfilei brevemente minha tese, mas não acho, de forma alguma que destruí posições contrárias. Da mesma forma penso acerca de sua explanação.

Meu especial interesse nesse caso é o fato dele estar imbricado com o Direito mais do que qualquer outro surgido em muitos anos.

Mais que isso me motiva a possibilidade de vermos um desfecho real, efetivo da situação, e não um daqueles fatos que morrem e permanecem nas discussões de mesa de bar.

De qualquer forma, tanto eu como flamenguista, quanto você como tricolor nunca estaremos neutros para falar sobre o assunto. A ideologia, mesmo que não percebamos, acaba por nos assujeitar, no final enganamos a nós mesmos que estamos sendo justos e imparciais, quando na verdade agimos como advogados de nossos clubes.

Minha grande curiosidade é o desfecho de tudo isso.

Abraço forte e fraterno, Fred.



















Unknown disse...

Pc Filho,


Peço licenca ao Pc e a você também pra postar texto seu neste espaço para que possamos continuar nosso diálogo.

Li seu texto no seu blog e suas teses ( quase indestrutíveis como você afirma) não se sustentam, eis os porquês:


disse você:

"1) havia uma alternativa mais barata e eficaz, e absolutamente legal - pagar "malas brancas" para os adversários de Coritiba e Vasco na rodada final;"

Essa alternativa não é garantia de vitória. Como você pode afirmar que os jogadores do são Paulo( por exemplo) ganhariam do Coritiba por terem recebido uma graninha do flu??

Resumidamente o que quero dizer é que a mala branca ou preta não garante a vitória.

Inclusive teu time já tinha tentado isso pagando os salários do time do Nautico para que esses ganhassem do Vasco. Perderam.

***************************************************************************************************************

"2) houve pouco tempo para a suposta operação, entre a suspensão de Heverton (na sexta-feira à noite) e a rodada (no domingo à tarde);"


Ora Pc Filho, com todo respeito a sua intelectualidade: o MP já disse que alguém comprou, logo não houve engano e apenas dois clubes poderiam comprar( FLA OU FLU), logo se você acha que houve pouco tempo para o fluminense comprar ( tendo este a sexta-feira) imagina pro flamengo que só tinha algumas horas entre a noite de sábado e domingo.

essa sua afirmação ao invés de isentar o fluminense o incrimina, vez que, se ela limita a possibilidade do fluminense, praticamente anula qualquer possibilidade do flamengo ter comprado por que este tinha menos tempo ainda.

Logo como apenas existem duas opções de compradores e o último( FLA) Está isento ( segundo sua tese)pelo curtissimmo tempo, só resta colocar o fluminense como comprador.

Noutro ponto: o julgamento foi na sexta, beleza, mas já estava marcado bem antes, de modo que todos sabiam que, naquela data, um jogador da portuguesa seria julgado e poderia ser suspenso, ou seja, a coisa pode ter sido tramada bem antes.


recado: Pc, sei que você não aprova textos de outro blog, porém lhe peço que abra uma exceção, pois os textos postados no blog do PC FILHO são salutares para a continuidade do diálogo em voga. Espero sua compreensão.


CONTINUA...

Unknown disse...

CONTINUANDO:


PC filho, disse( em seu blog):

"3) depois de o Flamengo cometer o erro da escalação de André Santos no sábado, não havia mais a necessidade de "forçar" a Portuguesa a se auto-flagelar, uma vez que, se o Fluminense vencesse, já ultrapassaria o rival rubro-negro e escaparia do rebaixamento;"

Todo mundo só teve conhecimento da punição na quarta-feira ( 11/12/2013)

http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/tribunal-pode-livrar-flu-e-vasco-e-rebaixar-fla-e-lusa-veja-cenarios.html

quando o Procurador do STJD disse que ia denunciar, segue:

"O STJD já está ciente dos casos de Portuguesa e Flamengo e, segundo o procurador geral Paulo Schmitt, a CBF deve enviar ao Tribunal uma notícia de infração ainda nesta quarta-feira."

O flamengo sabia da punição, mas achou que poderia escalar o jogador sem maiores consequências...


***************************************************************************************************************


"4) após o estouro do escândalo, os dirigentes da Portuguesa atacaram violentamente o Fluminense, em conduta que não se espera a respeito de um "parceiro de negócios"; e, além disso, pouparam o outro clube beneficiado por seu "descuido" - clube com o qual, aparentemente, a Lusa mantém excelente relação, tendo inclusive lhe vendido um mando de campo semanas ante."


O único argumento convincente dos elencados no seu blog.

***************************************************************************************************************

Você pode acreditar no que quiser( é um direito seu) mas os seus argumentos não são "indestrutíveis" como você mesmo afirma, pelo contrário, são cheios de falhas e tendenciosos.

aguardo tréplica.

Unknown disse...

Paret,



Chamei-lhe ao assunto( fla x flu x lusa) por que, embora rivais no campo das ideias, considero-lhe uma pessoa de boa índole e capaz de fazer um julgamento baseado no bom senso quando o assunto foge às tramoias de seu clube.

Desnecessários e inoportunos os comentários.

Já lhe chamei pra peleja cabal nos assuntos "caso wendell" e "1986 e 1999" sem obter resposta.

Unknown disse...

Pc, ta faltando o 1° comentário...

Unknown disse...

Pc, ta faltando a primeira parte dos meus comentários..Por favor!!!

PC Filho disse...

Camejo,

Eu não vi você "destruir" nenhum dos diversos argumentos que eu expus, e portanto minha opinião segue inalterada.

Você diz que "todo mundo só teve conhecimento da punição na quarta-feira (11/12/2013)", o que simplesmente não é verdade.

Eu, PC Filho, sempre soube que a punição por escalação de jogador suspenso era de 3 pontos + os pontos conquistados na partida em questão. Assim que estourou o escândalo, vieram me perguntar, e eu respondi na lata: "se alguém escalou jogador suspenso, perde 3 pontos além dos pontos conquistados na partida".

Disse isso muito antes de o procurador emitir qualquer opinião.

Portanto, repito, todos os argumentos que eu expus seguem intocados.

Unknown disse...

Pc Filho,


Quem disse "DESTRUIR" foi você meu caro, eu apenas fiz essa menção na minha réplica...

Infelizmente o Pc não postou( sabe-se lá porque) a primeira parte do meu post na qual me referia aos tópicos 1° e 2° lá do seu blog...


Perceba que o meu post se inicia com "CONTINUANDO..." indicando que havia uma outra parte...

Vou reescrever essa parte e depois eu posto.

PC Filho disse...

Frederico,

Eu tendo a concordar com você nesse aspecto da parcialidade. Nenhum de nós é imparcial, como já escrevia o sempre genial tricolor Nelson Rodrigues.

De fato, entre desconfiar do Fluminense e desconfiar do Flamengo, sempre desconfiarei primeiro do Fla, depois do Flu. Você, o oposto. Normal.

Entretanto, ressalto que meu lado nesse caso não é o do Fluminense. É o lado da verdade. Se o Fluminense estiver de alguma forma implicado, vocês podem me cobrar, eu exigirei punição severa, com direito a rebaixamento pra Série D e o escambau (será uma chance de o Fluminense unificar os títulos das séries ABCD, rsrsrsrs).

Entretanto, como expus no post que citei acima, com argumentos que seguem sem resposta, não acredito que o Fluminense tenha sido o corruptor, simplesmente porque não faz sentido algum, com os fatos conhecidos hoje.

Abraço, e obrigado por ser meu leitor, algo que me deixa extremamente honrado.

PC Filho

PC Filho disse...

Marco Camejo,

Agora pude ler seus contra-argumentos aos meus dois primeiros tópicos. No entanto, sigo não enxergando nenhum furo neles.

Repito: o pagamento de "mala branca" é muito mais barato e eficaz que "comprar o rebaixamento da Portuguesa". Se o Fluminense pagasse 1 milhão pro Paranaense e 1 milhão pro São Paulo, tenho certeza de que, dadas as superioridades técnicas em relação aos respectivos oponentes, as chances de vitória seriam bastante elevadas. E com 2 milhões, não dá nem pra começar a pensar em "comprar o rebaixamento da Portuguesa", que só em direitos de televisão perdeu DEZ vezes esse valor com o rebaixamento.

E há outro "detalhe" nessa história: mesmo que tenha comprado a Lusa, o Fluminense ainda precisava vencer o seu jogo e torcer por um tropeço de um rival. Você pagaria 4 milhões, 10 milhões, sei lá quantos milhões, num tiro no escuro desses, sem ter a certeza de que escaparia? Nem você, nem ninguém...

Quanto ao seu argumento contra o segundo tópico, você extraiu só uma frase, tirando-a do contexto. Repare que eu escrevi que o tempo escasso seria apenas uma dificuldade, mas de fato não impediria por completo a ação, nem do Fluminense, nem do Flamengo.

É isso. Melhore seus contra-argumentos, porque, repito, não chegou nem perto de destruir os meus. Os leitores isentos do meu post continuam saindo convencidos de que o Fluminense provavelmente não participou de tramoia alguma, por não fazer sentido algum.

Frederico disse...

Caro PC Filho,

Sinceramente eu respeito todas as posições. Defendo com minha própria vida o direito à liberdade, que não é só de "expressão", mas "por ser de expressão" compreende a liberdade da vida, do espírito, da mente, enfim confunde-se com o direito de se permanecer vivo na mais completa acepção do termo, ou seja, estar vivo e não apenas sobrevivendo.

Creio que venha daí essa nossa necessidade de expor nosso ponto de vista, eu, você o Camejo e tantos outros, isso é uma forma de nos representarmos, de sermos sujeitos no mundo fático, mesmo que nossas opiniões, no fundo no fundo não influam em nada, mas isso é um mero detalhe. Podemos estar em trincheiras ideológicas diversas, ideologia que como bem acentuou Althusser não é, nem de longe, de nossa própria escolha, trata-se de um assujeitamento. No entanto, a amizade, o respeito e a lealdade sempre pautarão nossas ações e intenções.

Quanto a ser seu leitor, a honra e o prazer são totalmente meus.

Fraterno abraço, Fred.

Unknown disse...

Pc Filho e Fredera...


Pc filho: Já estava escrevendo meus contra-argumentos quando li seus posts e os do Fred e bastou-me:


Creio que nesse assunto apenas gastaremos nosso tempo e pena. Se eu te apresentar uma fórmula ( 1+1=2) provando física e/ou matematicamente que o flu está envolvido você ainda achará maneiras de me provar que não, da mesma forma se você me apresentar equação equivalente provando a culpa do fla eu tentarei ludibriá-la.

Por fim, por mais que sejamos torcedores em busca do bem, creio que nossas paixões clubísticas acabam nos envolvendo, por tais, deixemos as investigações acontecerem pra termos certeza sobre alguma coisa e continuemos com nosso senso de verdade e nossa busca por um futebol mais justo e organizado.

Penso da mesma forma que vocês com relação a punição para os clubes, exceto no seguinte fato:

Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense não são clubes de Euricos, Assunções ou bandeiras...O verdadeiro dono dos clubes são os torcedores, logo, não acho justo( embora apoie num primeiro momento) que os clubes sejam punidos por conta de atitudes de dirigentes...exemplo:


Digamos que o Celso de Barros tenha - sem anuência do Peter e de outros dirigentes do Flu- feito todo o esquema de compra ou que o câncer do flamengo chamado Capitão léo tenha armado tudo sem a participação do clube e seus dirigentes, seria justo punir o clube e seus torcedores por causa da falta de caráter de uma pessoa?

Abraços fraternos