sexta-feira, 20 de julho de 2012

Torcedor do Flamengo nega a existência da FlaPress, como é normal, mas cai na real e admite que o time do Flamengo é uma m... Tudo isso e muito mais no blog do meu amigo Renato Maurício Prado

É um chororô só. Vale a pena ler e se divertir. Claro que, como todo framenmguista, o cara tem delírios de grandeza, mas, justiça seja feita, está muito mais dentro da realidade do que certas figuras que vêm aqui no Blog. Como tudo no Framengo é exagerado, o texto do cara é enorme, mas vale a pena ler e se divertir.


Rafael Murad é torcedor do Flamengo. Como toda a torcida se sentiu envergonhado, após a vexaminosa atuação contra o Corinthias. Seu desabafo é uma boa síntese do que a maior parte dos torcedores sente neste momento:
"Olá Renato, 

Como muitos rubro-negros, estou irritado com a situação atual do Flamengo. E mesmo acreditando no trabalho do Zinho, não consigo enxergar possibilidade efetiva de mudanças a curto e médio prazo para os problemas de futebol da Gávea. Graças a Deus há pelo menos 4 times piores que o Flamengo neste campeonato brasileiro e assim, em tese, o risco de rebaixamento inédito não me assusta. Entendo que o clube deveria verdadeiramente começar o planejamento para 2013 e assumir publicamente que o grande objetivo este ano é enxugar a inacreditável folha salarial do futebol e preparar a base de um novo time para as próximas temporadas. Qualquer coisa diferente disso, será perda de tempo, nocivo à Instituição e meramente político. 

É impressionante como o Flamengo não consegue se reerguer. Até o Corinthians hoje em dia colhe frutos de uma administração que soube explorar o potencial de sua torcida, com inteligência nas ações de marketing (embora tenha contado com valiosa contribuição do Poder Público na questão do estádio e pela aliança inoportuna de seu ex-presidente com a CBF). Há outros exemplos recentes de sucesso em gestão empresarial no futebol brasileiro que poderiam servir como parâmetro ou diretriz para o Flamengo. Mas não. Os mesmos caciques que há quase 30 anos dominam o cenário político do clube se alternam no poder e neste momento se colocam como "pilares da excelência de administração" ou "salvação" para o clube. É desanimador o cenário. E o pior: qualquer mudança neste panorama passa necessariamente por uma reforma do estatuto do clube, o que convenhamos, será muito difícil diante do baixíssimo número de sócios e interessados. 

A solução poderia vir da torcida. E sendo um clube de massa, o Flamengo possui uma torcida gigantesca, mas que em sua grande maioria parece não entender o que se passa no clube. É irritante ver e ouvir torcedores durante as partidas gritando e clamando por raça ou idolatrando jogadores que sequer possuem a mínima condição de vestir a camisa do clube. E quando a maior parte da torcida é cega, surda e muda, as esperanças ficam ainda mais reduzidas. O problema é muito maior. 

Hoje em dia, ver jogo de futebol do Flamengo faz mal à saúde, mesmo de quem não torce para o time. E isso não é culpa exclusiva do Joel, pois antes do Luxemburgo, o time já fazia apresentações abaixo da média, tanto que escapou por milagre do rebaixamento em 2010. E impressiona saber que, em tese, há "profissionais" bem remunerados pelo clube com a incumbência de administrar o futebol do clube. Custo a acreditar que dentre tantos "profissionais", não haja um mísero espírito de luz capaz de enxergar, por exemplo, que um time de futebol não pode ser escalado com 4 volantes, que um volante de idade avançada não tem a mínima condição de ser improvisado na lateral esquerda, que o Negueba não possui condições técnicas para ser jogador do Flamengo e opção de mudança no ritmo do jogo no segundo tempo, dentre outros. 

Neste cenário atual há enigmas que precisam ser desvendados. Perguntas que merecem respostas. Vou listar algumas abaixo: 

1. A saída do Ibson em 2009 foi um dos fatores para a conquista do hexa. "Perdemos" sua criatividade para a entrada do Pet, no "auge" de seus 37 anos para comandar o meio-campo do time até a conquista. Veja, o Ibson foi reserva na maior parte do tempo em TODOS os clubes que jogou. E sempre atuou em sua posição de origem. Mas, no Flamengo, carrega status de "ídolo", ganha um salário altíssimo e é insubstituível, homem de confiança do Joel. Jogando como terceiro ou quarto homem de meio-campo, prendendo em demasia a bola, errando passes, proporcionando contra-ataques, reclamando de companheiros e da arbitragem o tempo todo. Nenhum diretor ou vice-presidente de futebol enxerga isso? 

2. Rendendo abaixo da crítica desde 2009 (vide episódio diante do Náutico no Maracanã), o Leo Moura ainda assim ostenta o status de titular absoluto, melhor lateral do Brasil e é reverenciado pela mídia especializada e pela torcida. Quer renovar por 3 anos (tem 34) ganhando 500 mil reais por mês, sendo que já declarou que quer jogar no meio-campo. Para que renovar então se o cara não será mais lateral? E o risco trabalhista em caso de rescisão do contrato? Você acha que realmente há mercado nacional interessado em pagar 500 mil reais por mês a ele (relembre casos de Toró e o lateral Juan)? Dêem uma placa a ele pelo tempo de clube, pelo bom futebol apresentado até 2008, mas daí a renovar com ele no final do ano é uma temeridade. Há tempos o Leo Moura não apóia, não marca, não faz nada em campo. A maioria dos gols ou das jogadas dos adversários surgem na avenida que ele deixa quando...não apóia ao ataque. Está sempre se escondendo do jogo, atrás da linha da bola e de vez em quando surge no meio-campo, abandonando a lateral. 

3. Alguém precisa calar o Joel. Adora se vangloriar de 30 anos de carreira. Mas te pergunto: você lembra 4 ou 5 bons trabalhos do Joel nesse período? E de trabalhos ruins? Perceba, tratamos a exceção como regra. E o clube banca um salário altíssimo para um sujeito que parou no tempo (aliás, não é "privilégio" do Flamengo, temos técnicos ruins que fazem rodízio nos principais clubes brasileiros sem nada a acrescentar do ponto de vista tático ou técnico). E como ele, fizemos o mesmo com Silas, Rogério Lourenço, Caio Junior... 

4. Renato Abreu. Teve uma boa fase no Flamengo. Mas, hoje em dia engessa o meio-campo. Não tem função. Aliás, tem. Cobrador de faltas. Porque fora isso, não apóia, não marca, não faz nada. Chamá-lo de ídolo é uma ofensa aos ídolos do passado. Antes do problema cardíaco, o Renato já não corria em campo. Agora então complicou. Está vivendo de 3 ou 4 gols que fez no ano. Não recebe uma bola durante a partida sem antes fazer um giro de 360º e olhar para traz. Como rubro-negro que diz ser, deveria ser o primeiro a pedir para sair. Que o clube lhe dê alguma placa comemorativa, o convide para ser embaixador e tal, mas jogador não dá mais. 

5. Botinelli. Queria saber o nome do responsável no clube por contratar jogadores sulamericanos. Peralta, Fierro, Max Bianchucci. É normal errar tantas vezes? É o único argentino sem raça/vontade que conheço.

6. Nos últimos tempos apostamos em Souza, Obina, Dimba, Dill, Josiel, Negreiros, Vanderlei, Jael, Denis Marques. Juntos não fizeram 100 gols em 1000 partidas pelo Flamengo. Agora a bola da vez é o tal do Hernani. Fraco tecnicamente. É um poste. Fará 5 ou 6 gols e depois irá para o Oriente Médio ou algum clube do Nordeste, sem deixar saudades. Não temos um atacante nas categorias de base? Nossos treinadores da base não poderiam treinar ou investir na formação de um jogador de área? Cadê o planejamento e a integração com os profissionais? Junte o salário e as luvas pagas a esses caras e já teríamos construído o CT ou então pago boa parte das dívidas com o Pet, Romário... 

7. Gostaria de ouvir a preleção do Joel antes dos jogos e o que ele fala antes dos treinos. Aliás, uma semana na Gávea ou no Ninho do Urubu faria com que eu desse mais contribuição ao time que o Joel em 10 anos lá. E faria tudo de graça. Em primeiro lugar, o Leo Moura não seria meu capitão, pediria ao Ibson para não dar ataque de pelanca em campo. Acabaria com essa coisa de rachão. Meus treinos durariam mais de meia hora e teria parte tática, técnica, posicionamentos, fundamentos. O Love entraria em forma novamente, o Adryan não seria esquecido na meia esquerda, o Magal seria tudo, menos jogador de futebol. O Marllon retornaria à escolinha de futebol para aprender posicionamento e noção de cobertura. O Negueba e o Wellington seriam emprestados de graça para qualquer clube do mundo, com duração do empréstimo até o final do contrato. O Thomaz receberia mais chances no time profissional. Treinaria posicionamento em escanteios, jogadas de contra-atque, jogadas ensaiadas em cobrança de falta. Volante não seria lateral direito nem esquerdo. Meia de criação não seria atacante. Atacante não seria meia. E quem não se enquadrasse nesse novo panorama, que viesse a público falar. Ninguém neste time é imprescindível. Ninguém faz ou fez pelo Flamengo qualquer coisa que mereça outra coisa que não seja salário em dia e condições boas de treino e exercício da profissão. Eu incomodaria dirigentes, empresários, imprensa e parte da torcida. Mas quem acreditasse nas minhas palavras, veria um Flamengo forte, que respeita sua história, sua torcida e seus profissionais. Ter uma folha salarial de 6 milhões de reais e um futebol de terceira é uma aberração. 

Mas, saberemos que não será assim que as coisas funcionarão. Infelizmente. Conheço uns 10 rubro-negros que promoveriam mudanças no clube. Que seriam ótimos administradores, dirigentes de futebol, treinadores, advogados, gente para área de finanças e marketing. Todos sem interesses obscuros ou querendo enriquecer às custas do clube. Como esse grupo, existem outros rubro-negros capazes, íntegros e que podem ajudar. Precisamos trazer essas pessoas para o clube. Conseguiremos um dia? 

E como a velha política do "pão e circo", é capaz do clube anunciar o Riquelme, a imprensa fazer festa e a torcida (eu não!) se enganar e acreditar que está tudo bem, que seremos campeões e que os problemas acabaram. O clube pode contratar quem quiser ou puder, vencer 3 ou 4 partidas, mas isso não mudará ou acabará com os problemas do clube. A conquista do brasileiro em 2009 é a prova irrefutável disso tudo que falei até aqui. Aliás, contratar o Riquelme, trazer o Adriano, é ter a certeza de que teremos um quarteto de ex-jogadores em atividade em campo: Leo Moura, Renato Abreu, Riquelme e Adriano. Tudo isso a um custo superior a 1,5 milhão de reais por mês (18 milhões/ano + encargos trabalhistas e fiscais). É mole? Investimento alto sem retorno algum em campo com vitórias, bom futebol e resultados. Algo corriqueiro às gestões do Flamengo (vide também os salários pagos a jogadores como Willians, Kleberson, Rodrigo Alvim, David Braz, Galhardo, Gustavo, Junio Cesar, R10, Angelim e outros). 

Por fim, enquanto a torcida arco-íris ecoa sobre a tal "Fla-Press", eu fico indignado com os jornalistas e comentaristas esportivos. Há uma preocupação muito maior em publicar reportagens e notícias sensacionalistas do que realmente discutir ou forçar a reflexão sobre os problemas do clube e do time. Se houvesse uma imprensa tendenciosa, seria esta burra e que presta um desfavor ao Clube de Regatas do Flamengo. Se a preocupação for vender jornal ou espaço na mídia, independentemente do teor da publicação, ok, mas que se admita isso. A própria imprensa tem sua parcela de culpa. Poderia ser muito mais do que realmente é. E os comentaristas esportivos ao tecerem comentários sobre determinados jogadores (exemplo: Ibson e Leo Moura), deveriam ao menos assistir as partidas do Flamengo, porque para falar o que falam, devem fazer de tudo, menos assistir aos jogos do time. 

Sou advogado, tenho 31 anos, rubro-negro de carteirinha e de coração. Daqueles que vão aos estádios, compram produtos oficiais, lêem tudo sobre o clube, conhecem a história e fazem questão de discutir futebol com propriedade. Sempre me considerei um sortudo por ter nascido em 81, ano do nosso mundial. Nas maiores vitórias e derrotas que o Flamengo sofreu no futebol nos últimos 20 anos, certamente em 95% eu estava presente (me sujeitando na maioria das vezes ao descaso dos dirigentes com a questão de ingressos, segurança e conforto dos torcedores no estádio e com as ações de cambistas acobertados por PM´s e gente de dentro do clube). Mas, as sucessivas e repetitivas besteiras perpetradas pelas últimas administrações do Flamengo, em especial, esta última, estão conseguindo a proeza de anestesiar esse amor que sinto pelo clube. Cada vez mais, a razão está ocupando o lugar da paixão, fazendo com que eu me convença de que na vida há coisas muito mais importantes para me preocupar do que propriamente perder meu tempo com o Flamengo. Até porque, essa situação só enriquece e agrada a empresários, dirigentes e jogadores (medíocres), que não estão nem aí para os torcedores. 

Se há esperança? Não sei. 

Estão acabando com o Flamengo e com o amor que torcedores de bem (e de verdade) sentem por ele". 

SRN. 

Rafael Murad

17 comentários:

Unknown disse...

Caraca PC.

É chororô do aqui chamado Zandonaide, não é?

Fui passando o texto com o mouse e é muita coisa.. kkkk.. Você acha mesmo que vale a pena uma lida?

Tem alguma coisa que se aproveite naquela flamengada que sempre ocorre nos textos do torcedor disfarçado de jornalista?

Unknown disse...

Aliás, perguntar nunca ofende.

- Como será que anda o nosso inaFLAstável Dom Cid Allan?

- Será que nas drogarias próximas à residência mulamba do cidadão ainda se pode encontrar remédios controlados?

- Iria o mulambento, com toda esta empáfia e a idéia distorcida de mundo que possuem, ao nosso estádio no domingo para a grande festa, disfarçado de botafoguense?

Apareca Cid Allan! Resolva estes enigmas para nós. rsrsrsrs.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ele viu a pressão que é o Flamengo, difícil é um jogador sentir pressão no foguinho, o time não tem torcida, se ganha um carioca é como se fosse um mundial, se não ganhar, ah é o foguinho mesmo. E eu alguma vez disse aqui que o time está jogando bem ?? O time está mal, sem comando, ainda assim é melhor que o foguinho, com certeza. Vamos falar de craque ?? Me diga o último craque que jogou no foguinho ?? Antes de falarem que o "Seedão" é craque leiam a coluna do Tostão por favor (em instantes o Pc vai falar que o Tostão era um péssimo jogador), vamos falar de títulos ?? Me diga o último título grande que o foguinho ganhou ?? Não vale carioquinha em cima do Flamengo ( em instantes o Pc falará que todos os títulos do Flamengo foram roubados, um mantra), e vocês acham mesmo que o Seedorf veio para o Brasil, e o pior, jogar no foguinho para disputar ou eventualmente ganhar títulos ?? Por favor, até para o fanatismo existem limites, ele como coadjuvante ganhou alguns títulos na Europa, nunca fez nada, só estava em campo, mas ganhou, e sabe a pressão de jogar num time grande, pela idade ele não quer mais isso, quer terminar a carreira num clube pequeno, sem pressão, sem torcida, sem nada, esse é o foguinho.
.
E só estamos no início do campeonato, ano passado ouvimos que o Caio era craque, o Elkeson o novo Ronaldo, ainda alimentaram a ilusão dos torcedores do foguinho, como foi o final ?? O foguinho não figurou nem entre os 5 primeiros, fiquem calmos, não mostrem a euforia de moleques, até dezembro temos campeonato, e a história é sempre a mesma, foguino pipoca e disputa "Sulameriquem?".
.
Desculpem pelo longo texto.
.
SDM

Anderson Silva disse...

mimimi do cara..ho.
Do jornalista viado, do blogueiro e desse alllan ai.
Vai chorar na cama que eh lugar quente!
Nada eh pra sempre e isso inclui o Mal tambem.
Ou existe algum mulambo que acreditasse mesmo que todas as eberracoes de sua historia nebulosa, de todo o favorecimento, de toda arbitrariedade que forma oque eh conhecido hj com flamengo, fosse durar pra sempre?
Que va com esse mimimi pro raio-que-o-parta!
Vao pagar, e caro!
E isso eh so o comeco.
Nada mais justo.

eduardo schiefler disse...

Concordo com alguma coisa que o cara ali escreveu, mas não tudo também..dramatizou um pouco demais.

Mudando de assunto...não sei qual dia desses li no site da globo que um torcedor do botafogo disse algo como "humilhar o fla é obrigação" para o Seedorf, e que ele como um cara educado que é falou pro cara que não era por ai.
Em 95 eu lembro da bizarra comemoração do Botafogo no seu campeonato brasileiro...uma turma que mais parece um coro de alguns nervosinhos que frequentam o blog gritavam "urubu otário..o botafogo é campeão no centenário" ...mas faça me o favor né...já não é de ganhar muita coisa, e quando ganha vai cantar coisinha pro flamengo...tsc tsc

Unknown disse...

Foi hoje mesmo, Schieffer (e um salve, salve para Dom Cid Allan... bom vê-lo "com saúde"... rsrsrsrsrs).

Tremenda bola fora do manezão das arquibancadas. Beócios há, lá e cá.

Agora algumas considerações: a) Seedão respondeu com um "não é isso não....vamos jogar futebol"; b) Um bando de nevosinhos que.... gritando urubu otário é mais compreensível do que seu ex goleiro quando atuava (o atualmente preso) e o "ôô.. o Souza é um M.. (grito da torcida)", os dois em momentos de jogar pelos respectivos clubes, tentando tirar onda com a torcida do Botafogo (com o povo, com as pessoas, a sociedade ali representada), sozinhos no campo. Os dois viram o que é o destino. c) não é de ganhar muita coisa? Depende muito do que falas: se carioquinha não vale nada, lembre-se de que ganharam vários recentemente e mesmo assim no FLApito mas se falares de títulos mais importantes, o de 2009 foi mesmo assim o frigobar do motel? Ou falas de 81? 81 foi há 32 anos atrás e 68 há 44. 31 anos e 44 anos representam igualmente um passado já distante mas pareces que gostas mesmo a história do clube, né?

Então tem que se ter critério com o que se fala.

Volto à noite para ler o que vai ser agora.

EM TEMPO - Títulos internacionais não oficiais, nunca é demais lembrar, o Botafogo tem aos montes. Oficial, por enquanto, apenas um sulamericano.

Unknown disse...

|

Entre gargalhadas, conseguir ler o texto do Murad todinho.

Muito divertido mesmo!

KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkKkkkkkkk...

KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkkkkkkk...

KkKkKkKkKkKkKKkKkKkKKkkkkkkkk...

KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkkkkkkk...

Vou morrer de rir...

KkKkKkKkKkKkKkKkKkaKkkkkkkkk...

KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkkkkkkk...

KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkkakkkkk...

KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkkkkkkk...

HaHaHaHaHa....

:o)))))))

|

Unknown disse...

|

Entre gargalhadas, consegui ler o texto do Murad todinho.

Muito divertido mesmo!

KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkKkkkkkkk...

KkKkKkKkKkKkKkKkKkKkkkkkkkk.

Fiquei com dor de barriga de tanto sorrir...

Licença, vou tomar um copo de água...

HeHeHehehehehehehehe...

|

edgard horacio disse...

é numa hora dessas que se vê o valor
do colunista: TENTAR EXPLICAR O QUE
TODO MUNDO SABE !

eduardo schiefler disse...

Cacau, acho que foi ontem que li essa notícia do Seedorf.

Cacau, eu gosto da história do futebol sim !! Tanto que respeito muito o Botafogo.

a)como eu disse, um cara educado.

b)desculpe Cacau, mas não é por ai que levei o caso. Jogadores de futebol em geral são pessoas sem muitos recursos intelectuais. Me referi à comportamento da torcida, que no dia em que ganhava seu maior título ao invés de cantar músicas do Botafogo, ou "é campeão"..ou coisa parecida...preferiu fazer um coro anti-mengo.

c) O mengo tem 8 campeonatos nacionais, 2 internacionais,(não vou contar o mundial desta vez considerando teu comentário), cariocas são 32.
O Botafogo 2 nacionais,1 internacional, 19 cariocas.

meu critério é que em meu tempo de vida o Botafogo ganhou um brasileiro,uma commebol e 5 cariocas. E o Flamengo ganhou 8 títulos nacionais, 2 internacionais, e 15 cariocas.
Se desconsiderar os cariocas, ficamos em 10 x 2
Então em minha vida vi o Botafogo ganhar muito pouco não concorda ?!

Unknown disse...

Eduardo Schiefler,.
.
Parabéns, parabéns de verdade, enfim alguma comentário com nexo neste blog, torcedores do foguinho acham que o mundo é contra o foguinho, e não reconhecem que o foguinho é time mediano ou pequeno.
.
SDM

Bruno Kieffer disse...

Po PC, texto maior que o fluminense eu não leio!

eduardo schiefler disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amigos Alvinegros!!!
O rei está nu literalmente ahahaha
Outra expressão boa pra torcida do MAIS BANDIDO seria "A casa caiu"
ahahahahahaha

Ps. É pouco pra eles ainda, o castigo vai aumentar......

Gil disse...

PC,

Como todo torcedor do lixo, o esgoto da Gávea, o cara não enxerga a "frapress". Engraçado que fala alguns nomes e não percebe que essa mesma "frapress" que os elegeram ídolos. Não vê que ao deixar o lixo os caras somem. Somem, pois nunca foram nada!

Um dia após o Riquelme recusar a jogar pelo lixo, esgoto da Gávea, a "fragrobo" substituiu essa notícia destaque por uma comemoração de um título de vinte anos atrás. Se isso não é "frapress", o que será? São cegos e por serem cegos morrerão afogados pelo esgoto da Gávea.

Antes que algum torcedor do mulambo escreva que a "fragrobo" falou sobre o Riquelme recusar jogar no lixo, pergunto qual outro clube teve o mesmo espaço por comemorar títulos passados.

Abs e Sds, Botafoguenses!!!

Rafael Thompson disse...

Allan,em que site está a coluna do Tostão ?