quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O dia em que Garrincha arrasou com o Flamengo. Beth Carvalho estava lá

Imagem meramente ilustrativa mostra
Garrincha acabando também com o Vasco

Quando a tv do plimplim anunciou que ia mostrar no "Esporte Espetacular" uma matéria sobre Garrincha no Olaria, pensei: "Ih, lá vem mais uma armação daqueles foquinhas da Globo que só pensam naquilo, o Framengo". No domingo me postei diante da telinha com a voz afiadinha para xingar toda a geração de framenguistas teens e cinquentões ressentidos. Mas, ao final, confesso que gostei da matéria, principalmente pela participação da botafoguense Beth Carvalho. E fiquei feliz ao saber que o produtor foi meu camarada e ex-aluno da Facha, o doutor Marcelo Pizzi (antes de virar jornalista, Marcelo era médico). 

Ontem troquei mensagens no face com o Marcelo e pedi para que ele mandasse, com exclusividade (claro), para o Blog do PC um depoimento sobre como foi a produção do programa. Publico na íntegra, sem mudar uma vírgula. Curtam o último parágrafo, que incomodou bastante alguns coleguinhas do Marcelo:

"A ideia surgiu quando estava relendo a bio do Garrincha, do Ruy Castro. A parte do fim que fala da decadência do Garrincha. O Ruy passa muito rápido pelo Olaria e achei que ninguém tinha ido atrás, direito, desta história ainda.

Fui ao Olaria e conversei com o pessoal, que não sabia muita coisa. Só tinham uma ficha com todos os jogos e o gol do Garrincha pelo Olaria, em 1972. Lembranças vagas de uma história que passava de boca em boca no bairro.

Conversei com o Beto, goleiro do Olaria de 72 e fui atrás dos jogos da ficha em arquivos de jornais e do rádio. Fui a Ribeirão Preto (último gol) e Poços de Caldas (último jogo). Tinham ótimas histórias nos dois lugares.

Em Poços de Caldas, aliás, o pessoal nem sabia que aquele jogo, contra a Caldense, tinha sido o último do Garrincha como profissional.

Pela dificuldade da falta de arquivo - existem poucas imagens do Garrincha no Olaria -, tive a idéia de usar as ilustrações para recriar as sequências de uma forma lúdica e divertida. O baita desenhista é o Rodrigo Cunha.

A Beth pintou na história por ser botafoguense e ter uma identificação com aquela área, a história do Cacique de Ramos. Ela veio narrar o texto e se emocionou.

E as músicas interpretadas por ela quase viraram personagens da matéria!

Uma coisa muito bacana aconteceu na hora em que a gente estava gravando a narração. A Beth tava lendo a parte da final do campeonato estadual de 62. Parou e disse:

- Peraí! Eu tava neste jogo! Ele acabou com o Flamengo! Posso falar no texto?

Eu, obviamente, disse que sim e ela emendou:

- Garrincha arrasou o rubro-negro!!!! EU ESTAVA LÁ!!!!!".


Beth Carvalho e Marcelo Pizzi

Quem quiser ver ou rever o vídeo, clique aqui.


28 comentários:

असुर disse...

Eu vi esse video. Emocionante. Garrincha era simples demais e jogava muita bola. Ao contrário da desova do Santos de hoje em dia...

Anônimo disse...

Assisti no domingo, PC. Muito boa reportagem, parabéns ao Marcelo pela pesquisa e pela criatividade. Grande trabalho.

Léo

xexeu disse...

Quem não assistiu não perca essa oportunidade foi muito emocionante.

Anônimo disse...

A Fox Sports decidiu transmitir o jogo do Corinthians para todo o país. O jogo do Arapiraca vai passar só em VT. O dia em que a Globo cair essa merda de Arapiraca acaba de vez...

Frederico disse...

Claro, a Globo vai transmitir em tv aberta o jogo do Flamengo para grande parte do Brasil, se fosse ao contrário, ou seja, o jogo do Corinthians estivesse na cabeça de rede, o jogo do Fla passaria na Fox.

Aliás, com a Fox transmitindo a Libertadores já surge um problema de distribuição, a Sky não tem em sua grade a Fox Sports, e esta não transmitirá nos outros canais Fox(FX, SC etc) que estão presentes naquela.

Por falar em Fla e Lanus, com o Flamengo escalado pateticamente pelo Joel com quatro volantes, que "protegem" uma zaga fraca, não vejo outro resultado possível que não a derrota. Desde já aviso: aceito gozações de vascaínos e tricolores que também participam da competição. Botafoguenses devem sacanear participantes da Copa do Brasil.

Carlos disse...

Frederico, nós botafoguense podemos, sim, sacanear o framengo.
Sabe porque? Ele nada mais é que um turista na Libertadores. Só faz passear nos países vizinhos ao nosso.
Se não fosse uma PEQUENA ajuda do aposentado juiz Wright e agora comentarista da TV Globo, o framengo nunca ganharia essa competição.
Merece ser sacaneado por todos.

Frederico disse...

Carlos,o Botafogo fica em casa. Não faz turismo nem pelo Brasil, afinal, o único campeonato Brasileiro que ganhou foi por meio de arbitragem.

Mas se você faz tanta questão em sacanear, pode sim, não privaremos a pequena torcida do pequeno Botafogo de sua única felicidade.

PC Guimarães disse...

Boa, Carlos. Bote eles no devido lugar.

Frederico disse...

PC, vou botar NO SEU devido lugar KKKKKKKrsrsrsrsrs

Seu punhetador de boi rsrs

eduardo schiefler disse...

Hehe, depois dessa paulada do Fred vem o PC dizer bota eles no devido lugar...menos PC...bem menos.
falei com um amigo que trabalha em uma operadora de tv a cabo por aqui, e o impasse com a fox sports ainda vai durar um pouco, pois não vai mais passar jogo algum na FX ou no speed channel.
Hoje por não haver jogos do catarinense vai passar o jogo do Mengo na tv.

Anônimo disse...

Ai Fred, gostei, vi que aprendeu rapidinho,"participar da LA", muito bem. Com o Joel de tecnico então, essa participação vai ser bem rapida.Abs, GB

Frederico disse...

Pois é Eduardo. Isso mesmo, e o pior é que sem a Sky e NET, o público que assistirá aos jogos está estimado em menos de 5 por cento dos que teriam acesso com aquelas duas operadoras, inclusive com a ausência de transmissões em bares, restaurantes, botecos e similares.

Quem quiser assistir aos jogos pela tv fechada vai ter que procurar um amigo que tenha TVA rsrsrsrsrs

Abração meu amigo.

Frederico disse...

GB, meu querido, com Joel e esses pernas de pau travestidos de jogadoresdo Flamengo não dá para esperar nada. Só se acontecer um "milagre do manto"

Gílson, aquele goleiro do Nova Iguaçu, o Jefferson, é de Maria da Fé, por falar nisso, em junho te espero por aqui. Abração.

eduardo schiefler disse...

Fred, meu sogro disse que conseguiu ver jogos da libertadores naquelas antenas "gato", enquanto o impasse não se resolve, é esperar que passe na tv aberta, ou como fiz no primeiro jogo contra o Potosi, escutar na radio globo com o garotinho e o canhota.
:)
Abraço pra ti tb meu caro.

eduardo schiefler disse...

agora é ver o jogo do Milan na tv.
essa época é uma beleza, com horario de verão aqui e horário de inverno por lá, dá pra ver os jogos da champions depois do trabalho.

:)

Anônimo disse...

em SP também não estão passando os jogos dos times do RIo na Libertadores.
Um artigo omtem na Folha comentava sobre a bobagem que é esse tipo de impasse. Basta acessar o vertvonline.com e ver pela Internet.
Fabio Medici

Equipe Autoria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PC Guimarães disse...

Pô! O sogro do Eduardo é contraventor. Por isso não reclama quando o genro passa horas e horas com o tablet no closet em vez de dar uns amassos na filha.

eduardo schiefler disse...

hahahahahahahaha
ele não tem a tal tv "gato" PC, ele viu na casa de um amigo...ele tem sky e está passando o mesmo impasse que nós.
Po PC, não tenho tablet...
:)

Anônimo disse...

Filha ou filho?
Esse Galliano é danado mesmo....

असुर disse...

O framengo na libertadores é tipo aquele tio que viaja todo ano pro mesmo lugar, deixa a familia na espectativa e nunca traz uma coisa que preste. Só cueca, gravata, bijuteria...

PC Guimarães disse...

Mata-me de rir, Asura. Vai pra seleção.

Anônimo disse...

Eu me divirto toda vez que abro esta cx. de comentários.

Num post sobre Garrincha tem clube-turista, closet para tarado, furto de sinal de satélite, cueca, gravata, arapiraca, maria da fé, sky, net...

Matam-me de rir,

Léo

असुर disse...

PC! MULAMBEI! É EXPECTATIVA! NÃO ESPECTATIVA!

edgard horacio disse...

o oscar niemayer também deve ter visto...

Anônimo disse...

O termo inventado pelo Edgard para descrever um erro de português merece entrar no Houaiss: MULAMBEI.

Léo

BLOG DO XEXÉU disse...

E HEXAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

PC Guimarães disse...

É bichaaaaaaaaaaaaa!!!