domingo, 1 de janeiro de 2012

Campanha do Flamengo para vender tijolinho para índios e recém-nascidos fracassa

Deu no site "Monitor Mercantil" e recebi o link do nosso sócio Felipe Coelho.


A meio caminho da Copa de 2014, o futebol brasileiro ainda tem muito o que aprender em marketing e organização. A campanha para arrecadar recursos para a construção do centro de treinamento do Flamengo é exemplar. O clube afirma ter entre 33 milhões e 40 milhões de torcedores - um em cada cinco brasileiros torceria para o rubro-negro carioca, incluindo aí índios e recém-nascidos. Se já é difícil acreditar nestes números, mais difícil ainda fica ao ver-se os resultados da campanha pelo Centro de Treinamento (CT). 
Chamada de Rubro-negro para Sempre/Tijolinho, a campanha visa a vender tijolos que terão o nome do comprador gravado e formarão uma das paredes do CT. A meta inicial era vender 23 mil tijolos aos torcedores e arrecadar R$ 5 milhões. O primeiro lote, de 5 mil unidades, foi vendido a uma média de um tijolo por minuto e esgotou-se no fim de dezembro do ano passado. Veio o segundo lote de 5 mil unidades, acompanhado da meta de atingir o total de 10 mil vendas até o Carnaval. Mas aí... a média caiu para 300 tijolos por mês e, até o fim de julho, a campanha contabilizava apenas 6,927 mil unidades vendidas, com arrecadação bruta de R$ 1,73 milhão; e líquida, R$ 1,3 milhão. 
Transparência 
Não se pode atribuir o fracasso da campanha flamenguista à superestimação do tamanho de sua torcida, nem a um suposto baixo poder aquisitivo. A R$ 250 cada (parcelados em cinco vezes), o tijolinho tem valor acessível até para a "nova classe média" que ganha menos de R$ 1 mil por mês. 
Erros de estratégia, de comunicação e alguns números estranhos parecem ser uma explicação mais concreta para a campanha ter definhado. A promessa era de transparência nos números e na construção - que poderia ser acompanhada pela Internet. A câmera, porém, está sempre offline ou mostra uma obra parada - as últimas fotos são de setembro. E os números não primam pela transparência: R$ 400 mil (23,78% do total arrecadado) estão embrulhados na rubrica "Custos Operacionais + confecção do tijolo/muro + Impostos + cancelado". 
Os vencedores 
Não seria difícil para um clube do potencial de marketing do Flamengo arcar com os R$ 25 milhões estimados para a obra do centro de treinamento; com uma campanha bem elaborada, a torcida sozinha bancaria a construção. Mas, se o número de torcedores parece superfaturado, a disposição deles em colaborar soa exagerada. Assim, clubes ficam nas mãos da TV e de empresários, que conseguem bons negócios e prosperam, enquanto o futebol brasileiro definha. 

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