quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Blog do PC entrevista com exclusividade os candidatos ao cargo de presidente do Botafogo


Maurício Assumpção: “O Anderson (Barros) é botafoguense. Ainda mostro a foto dele com a camisa do Botafogo”.

Carlos Eduardo Pereira: “Nossa plataforma é devolver o Engenhão para os botafoguenses”.

************************************
Uma coisa é certa: os dois são botafoguenses. Sabem cantar o hino do clube, destacando que é “Botafogo, Botafogo, campeão desde 1907” e não “Botafogo, Botafogo, campeão desde 1910” (como se cantava antigamente, antes da decisão que oficializou o clube como campeão junto com o Fluminense que naquela época já armava nos bastidores), sabem escalar o fantástico time bi-campeão carioca de 67/68 e são capazes de lembrar os nomes dos autores dos gols da histórica goleada de 6 a 0 do Botafogo sobre o Flamengo (três de Jairzinho – um deles de letra, dois de Fischer e um de Ferreti). Três pegadinhas que fiz questão de repetir para os dois durante as entrevistas. Maurício chegou a se assustar quando perguntei a ele se era botafoguense mesmo: “Por quê? Alguém duvida?”.

Os dois têm raízes botafoguenses.

Maurício Assumpção é filho de um mineiro que passou a se interessar por futebol e pelo Botafogo ouvindo a Rádio Nacional. Começou a ir ao Maracanã levado pelo irmão mais velho. Eram os tempos mágicos de Garrincha. O filho é botafoguense.

“Aí começou essa loucura, essa paixão. Minha mãe é tricolor. Ou era. Hoje quando eu falo para ela que o Fluminense vai jogar, ela diz: ´Ah, é?`

Carlos Eduardo Pereira é filho de botafoguense, morou perto de General Severiano e é casado com uma botafoguense. É presidente de um entidade de proteção aos animais e ao meio ambiente em Petrópolis, na serra do Rio, onde mora atualmente, e tem um cachorrinho chamado Biriba, com quem fez questão de posar junto na foto de campanha que decora seu carro.


“Nasci praticamente em General Severiano. Morava perto. O Botafogo tinha grandes ídolos. Mas sobrevivi a momentos muito difíceis. Quando o Botafogo perdeu de 7 a 2 para o Fluminense num torneio Rio-São Paulo, meu pai olhou para mim descendo a rampa do Maracanã e perguntou: ´Você vai continuar sendo Botafogo?`. Respondi que sim. E fui recompensado pois depois veio a geração de 67 e 68. Consegui também sobreviver às vacas magras dos 21 anos sem título”.

Maurício Assumpção é dentista e professor universitário. Carlos Eduardo é administrador de empresas com pós-graduação em marketing. Trabalha com consultoria e gestão de shopping centers e empreendimentos comerciais, com experiência de trabalho na América do Sul e Europa.

A entrevista com Maurício Assumpção foi na sala da presidência, em General Severiano, decorada com motivos do Botafogo do rodapé ao teto, com destaque para a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Botafogo. Carlos Eduardo Pereira recebeu o repórter e blogueiro na sala de reuniões da empresa em que trabalha na Torre do Shopping Rio Sul, onde se destaca a bela vista da sede de General Severiano.

Os dois foram muito gentis e pacientes nas entrevistas que duraram mais de uma hora cada uma e toparam até cantar o hino para a gravação que fiz para o programa “Conexão Esportiva” da Rádio Metropolitana 1090, que vai ao ar hoje, quinta-feira, às 12h, e pode ser ouvido também no site do "Conexão" (ver link mais acima).

A primeira pergunta: “Por que quer ser presidente do Botafogo?

Maurício:

“O motivo maior é que, olhando para trás, o que motivou foi o que foi feito nesses três anos no Botafogo. Algumas coisas importantes foram conquistadas e eu achei que talvez eu tivesse o direito de pleitear junto ao associado ficar mais três anos à frente do Botafogo. Cheguei numa condição de desconfiança total, completo desconhecido. As pessoas não sabiam o que esperar de mim, o que é natural. Ao longo desses três anos as pessoas puderam entender qual é o projeto que a gente tem para o Botafogo, a forma que a gente trabalha, a forma que a gente encara as questões referentes ao Botafogo”.

Carlos Eduardo:

“Me senti lisonjeado por receber o convite da chapa “Mais Botafogo”. Esse pessoal começou a militar na política do clube nas últimas eleições e foram os principais responsáveis pela eleição do Maurício Assumpção. Uma das principais ideias do grupo é reduzir o poder presidencial, fazendo uma gestão que valorize os outros poderes como os conselhos deliberativo e fiscal. Dessa forma, o presidente terá uma relação mais transparente com o sócio e com o torcedor”.

Maurício tenta a reeleição. Antes de ser presidente, foi diretor de esportes de praia na gestão de Mauro Ney Palmeiro. Na primeira gestão de Bebeto de Freitas fez parte do conselho. Não participou do segundo mandato do Bebeto, pois estava na chapa concorrente, de Antonio Carlos Mantuano.

Carlos Eduardo começou a vida política no clube em 1982. Foi diretor de Comunicação Social de Juca Melo Machado, vice-administrativo nas gestões de Mauro Ney Palmeiro e de Jorge Aurélio Domingues, conselheiro na administração Emil Pinheiro e vice-presidente geral de Carlos Augusto Montenegro.

A maior loucura que Maurício já fez pelo Botafogo foi fechar o Túnel Rebouças quando o time foi campeão em 1989. Mas fez outras também:

“Lembra daquela época em que os postos eram proibidos de vender gasolina nos fins de semana? Teve um jogo do Botafogo em Juiz de Fora e cismei de ir. Botei um galão de gasolina no porta-malas do carro e me arrisquei a ser preso e processado. Já fiz muitas promessas pelo Botafogo. Cheguei a andar uma semana inteira pela casa toda de joelhos. Fiquei com joelho todo ralado. Como torcedor sou muito complicado. Teve uma época em que os vizinhos achavam que eu batia na minha mulher de tanto que eu gritava vendo jogos do Botafogo”.

Como dirigente, Maurício também tem lá suas manias. Lembra que já recusou assistir um Botafogo e Vasco ao lado do presidente vascaíno Roberto Dinamite, como é comum na Europa.

“Tá maluco? Não sou dirigente de clube europeu. Não tem a menor chance de eu assistir um jogo ao lado do presidente de outro clube. Eu pulo, eu grito, não sou eu. Já quebrei duas cadeiras. Em compensação, acabou o jogo não dá para entender. Me desligo e entra o presidente do clube”.

Os dois têm um Anderson na vida. Maurício tem Anderson Barros que ele garante que é botafoguense.

“A mulher dele jogou vôlei no Botafogo. Todo mundo cobra dizendo que ele é flamenguista e ele nunca fala nada. Mas a família dele entregou. Estou doido para pegar uma foto daquele ´gordinho` com a camisa do Botafogo. Fui a uma festa e o tio dele me mostrou uma foto de quando ele era criança com a camisa do Botafogo e me falou assim: ´Eu sou o responsável por ele ser Botafogo`. E eu disse: ´o senhor deveria falar isso para a Fúria, para a Mancha, para a Jovem, para a Botachopp. O Anderson é um cara profissional ao extremo. Já pensei em pegar essa foto e botar no site do Botafogo. Mas ele diz: ´Não faça isso, presidente; nunca mais piso no Botafogo`. Ele  tem uma imagem muito profissional. Não quer ser reconhecido como um cara que é botafoguense, mas pelo trabalho dele. Hoje tem empresário batendo na porta do Botafogo oferecendo jogador.É diferente de antigamente. Hoje quando alguém senta com o Botafogo para conversar sobre assuntos de futebol existe seriedade. Salários mais do que em dia, compromissos honrados. Anderson é cara que faz essa diferença”.

O candidato a vice de Carlos Eduardo também é Anderson. Anderson Simões. Mas ele prefere não comentar sobre o outro Anderson tão criticado por muitos botafoguenses.

“Sobre a estrutura atual do futebol não gostaria de comentar nada. O momento é de torcida favorável. Esperança. Todas as palavras de apoio devem ser dadas para a comissão técnica e para os atletas”.

Maurício e Carlos Eduardo têm planos parecidos quando o assunto é General Severiano e Centro de Treinamento. Os dois querem tirar o futebol profissional de General Severiano.

Maurício:

“É preciso sair de General Severiano. Mas nada de construir quadras de tênis no lugar do campo que hoje é utilizado para treinamento. Vamos substituir a grama natural por grama sintética e alugar o campo para os associados. Mas antes é preciso criar um ambiente de vestiário, de churrasqueira; um ambiente social. O time só treinaria ali em condições especiais para reforçar a integração com a torcida e sócios que o local continuará a manter. A sede de General Severiano não perderá a característica de um clube de futebol”.

Carlos Eduardo:

“Eu era um dos que tinha saudade do estádio de General Severiano. Outros não; olhavam o clube como um clube social. O grande erro foi a opção pelo projeto do campo. Acho que deveria ter sido enfatizado ali o momento de clube social. Ter campo em General Severiano deixa de atender o sócio em outras coisas e não consegue ter um campo na qualidade que a gente gostaria. O terreno é pequeno, não é uma coisa nem outra. Não é clube social, nem é estádio. E na localização em que estamos é difícil que prefeitura autorize um estádio. Precisamos pensar em coisas de utilização mais intensa.

Gostaria muito de ver o Botafogo disputando as primeiras categorias de basquete e vôlei. Mas estamos longe disso. É necessário que se ofereça uma estrutura melhor para trazer o sócio para dentro do clube, os torcedores para dentro do clube. Restaurantes, ginásios em melhores condições, escolinha de esportes amadores são alguns fatores apontados para esse aumento. O sócio precisa se conhecer. Tem que ter atividades ligadas ao momento atual. É preciso ativar categorias de esportes que permitam amadorismo. Tipo futebol de botão, xadrez etc.  É importante ter atividade social”.

Mas tanto Maurício quanto Carlos Eduardo não abrem mão de um Centro de Treinamento.

Maurício:

“A questão do terreno de Marechal (Hermes) demorou muito. Gostaria que tivesse sido mais rápido. Poderia ter conseguido o terreno mais cedo. Ah, se a gente tivesse começado logo as obras em Marechal! Estou doido para homenagear o Nilton Santos. Fazer o CT da base com o nome dele. O CT do time profissional vai ser em outro lugar. Está quase definido, mas não posso falar agora. Esse ano ainda as obras vão começar. O treinamento vai passar a ser todo no CT. E não vai ter container não. É obra bonita mesmo, de primeiro mundo”.

Carlos Eduardo:

“Dois elementos são fundamentais para nós: o primeiro é adotar um comando integrado do futebol de todas as categorias. Criar uma verticalização na gestão do futebol que permita que uma pessoa de uma linha de conduta para essas categorias, para que elas funcionem como elemento de abastecimento para o grupo de cima. A outra coisa é não ficar esperando ajuda do governo do Estado, do Exército e construir um Centro de Treinamento com recursos do Botafogo, captando recursos no mercado. A questão de dependência tem que ser revista. Amanhã muda um ministro, muda outro, e aquilo não é seu. Todo mundo que tem CT consegue pleitear isso. Hoje quem não tem CT não vai conseguir atletas com volume necessário para abastecer o clube e realizar negociações. É preciso uma cabeça pensando o futebol, treinadores alinhados, pensando o Botafogo. Desde a base até o profissional.”

E o Engenhão? Quais os planos dois candidatos para o Engenhão?

Maurício:

“Muitas novidades. Além das duas salas de imprensa, reformadas recentemente, em breve teremos zona mista para as entrevistas, uma tribuna de honra com cadeiras novas e os dois vestiários serão temáticos. Um vai receber uma personalização sobre o Botafogo e outro (o dos visitantes) sobre a Seleção Brasileira. Vai ter fotos do Pelé, do Ronaldo Fenômeno, do Romário e de jogadores do Botafogo que jogaram na seleção também. Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas vêm aí e turista adora ver estádio. É preciso criar o hábito de visitar o Engenhão. Estive agora visitando alguns CTs na Europa. Você entra, compra um ticket, faz um tour e acaba na lojinha do clube. Vamos fazer um lojão no Engenhão também. E ainda temos planos para o campo. A ideia é reformar aquela área de grama natural ao lado dos bancos de reservas. Vamos substituir por um grande tapete de grama sintética que terá o escudo do Botafogo. Um custo total de R$ 250 mil a R$ 300 mil.

Há também o projeto para aumentar o número de arquibancadas. Se o Maracanã vai ter capacidade para 70 mil pessoas, eu vou ter que ter para 60; diferente do Vasco que tem 20 mil. É necessário botar conteúdo para que as empresas entendam que aquilo é um poderoso instrumento de negócios para a empresa e que mesmo com o Maracanã aberto eu vou ter uma concorrência comercial lá. Pretendo ter no Engenhão um nicho diferente do Maracanã. Quando o Maracanã abrir em 2014 ou em 2015, tenho que estar com o estádio qualificado para brigar e trazer os clássicos para o Engenhão. Vai ser uma concorrência tremenda. Hoje meus camarotes custam três vezes mais do que custavam quando o Maracanã estava aberto. E quando abrir de novo? Cobram a caracterização do Engenhão como estádio do Botafogo. Mas há a questão do contrato.

Quando a gente cede para shows está alugando o estádio como um todo. Sobre os contratos com a AmBev foi dito pela própria AmBev que no Brasil não tem contrato igual. Poderia alimentar a fantasia de pintar o estádio todo de preto e branco. Eu posso, mas não tenho dinheiro agora. Mas assusta quem quer botar a marca lá. Quem quer botar quer botar para vários clubes e não só um e eu para fazer esse nome pegar preciso que seja um estádio usado por todas as torcidas. O Flamengo já botou 40 mil lá dentro, o Fluminense também, e o Botafogo idem”.

Carlos Eduardo:

“A diretoria atual vive brincando dizendo que nossa plataforma é devolver o Engenhão. Nossa plataforma é devolver o Engenhão para os botafoguenses.  Queremos que o Botafogo seja efetivamente a última palavra na gestão do estádio. Sair do Engenhão para jogar em São Januário, por exemplo, é um absurdo. Pagamos R$ 20 mil e recebemos R$ 5 mil do jogo do FlaFlu. Disseram que o Botafogo não jogou no Engenhão para poupar o gramado para o FlaFlu. Pergunta se o São Paulo deixaria o Morumbi para Corinthians e Palmeiras enquanto ele iria jogar no Pacaembu? Tudo isso é fruto da estratégia que adotaram para descaracterizar o Engenhão como estádio do Botafogo e fazê-lo estádio da cidade. Não bate com os nossos interesses.

Tanto é que teve a polêmica das cadeiras vermelhas. Ora, o vermelho, com a superposição das nossas bandeiras que são nas cores preta e branca causam um efeito que não agrada muito a nossa torcida. Até que ponto a marca tem interesse em desagradar o Botafogo? Nos anos 80, a Coca-Cola anunciou no Botafogo  usando a marca em preto e branco. É preciso respeitar as tradições. O Botafogo paga cerca de R$ 500 a 600 mil por mês de manutenção. Já que ele tem esse ônus, é claro que ele tem que ter o bônus de ser a última palavra da gestão do estádio. Tem que ter a preferência. Repito: com a falta do Maracanã há uma idéia de vender o estádio como um estádio da cidade. Mas sabemos que não é assim. O Engenhão é do Botafogo, a última palavra tem que ser nossa.

Eu vejo essa política de aproximação com os times do Rio na questão do Engenhão com reservas, É bom ter como dialogar com eles mas tem que respeitar os nossos interesses em primeiro lugar. Sobre o acordo com a Brahma há um entendimento que o Engenhão é o estádio da cidade. Não é. Definitivamente não é. Isso que a gente tem que corrigir.  O estádio tem que ser branco e preto; não azul, vermelho e branco. Questiono também algumas coisas que acontecem nos aluguéis para shows. É claro que os shows são rentáveis e dão boa divulgação. Mas pega um cara que nem o Paul Mc Cartney que foi ao Engenhão. O Botafogo tinha que ter entregue uma camisa para o Paul na hora do show. Mesmo caso do Justin Bieber”.

Quando assumiu o clube, Maurício Assumpção prometeu uma contratação para fechar o aeroporto. Não veio. A torcida até hoje cobra essa contratação.

Maurício:

“Tínhamos uma limitação séria de orçamento quando chegamos. Era complicada a situação. O clube devia quatro meses de salários aos jogadores e saiu muita gente (Lúcio Flávio, Jorge Henrique, Diguinho etc). Montamos um time graças ao Anderson (Barros) e ao André (Silva). Havia uma consciência plena de que não iríamos disputar título. Mesmo assim 2009 foi o ano em que fomos mais prejudicados pelas arbitragens. Foi uma vergonha o que aconteceu.

Em 2010 trouxemos o Maicosuel de volta e ele se contundiu. O mesmo aconteceu na reta final do campeonato com Marcelo Mattos, Herrera e outros. Mesmo assim Joel conseguiu levar o time até o finalzinho.

Esse ano contratamos o Marcelo (Mattos), o Renato, o Cortês, o Elkeson. Faltou um meia. Tentamos o Diego e o Gilberto, que acho que deve estar até hoje arrependido. Insisti muito nisso. Depois veio o Seedorf. Preferiu ficar um ano no Milan. Ele entendeu. E a resposta que ele nos deu nos deixou orgulhosos. E quando você vê um jogador como Renato que nunca teve vínculo com o Botafogo decidir vir para o Botafogo é sinal que está acontecendo alguma coisa aqui. E olha que foram pegar ele no aeroporto para atravessar a negociação.  O Maicosuel também foi um jogador de fechar o aeroporto no sentido de levantar a torcida. Talvez se tivesse vindo da Alemanha tivesse fechado, mas como ele veio de carro de Cosmópolis ninguém deu pelota pra ele. Hoje a gente tem vários jogadores que fechariam o aeroporto numa contratação. Elkeson, Jefferson, Loco Abreu... Dentro desse processo de qualificação de elenco é uma coisa natural de trazer um jogador com esse peso. Seria importante para a nossa torcida. A gente tem um time qualificado tecnicamente em relação aos outros anos”.

Carlos Eduardo:

“Acho a base do Botafogo boa, com vários jogadores de seleção como Cortez, Loco, Jeferson. O que é preciso é reforçar o plantel, mas não posso enganar o torcedor e prometer grandes contratações, isso não cabe mais. Não vou viajar às custas do Botafogo e enganar os torcedores com esses factoides Seedorf, Diego, que estão dentro da realidade da Europa e não do futebol brasileiro”.

53 comentários:

Anônimo disse...

André Santos é jogador de futebol, o diretor de futebol que deve entender de churrasco,menos de futebol, é o Andre Silva, que com o Anderson Barros, formam a dupla de gordos que fo... o Botafogo, e esse banana de presidente acha tudo normal, mas tres anos com esse trio, ganho umas safenas.
GB

ge disse...

otima entrevista valeu pc

Anônimo disse...

Tremendo vaselina esse presidente banana. Mais três anos com essa corja vai ser dose. Fora AB, AS e MA! Peguem seus bonés e vão pra bem longe, pelo bem do Botafogo.
Alberto

DIRETORIA 171 disse...

... e quem não acreditar vai dar com os burros n'água !!

Mario_av disse...

PC,
Parabéns pela reportagem.
Para um simples torcedor, que não vive o dia a dia do clube, que não conhece a política interna do Botafogo, fica difícil opinar.
Promessas de campanha são sempre promessas.
Eu, particularmente, acho que o Maurício Assunção merece mais 3 anos de mandato.
Pode ser o tempo necessário para cumprir os compromissos assumidos, aproveitando a experiência destes últimos 3 anos para corrigir os erros.
Achei que faltou abordar um pouco mais fundo a realidade do futebol do BOTAFOGO, como por exemplo, a decisão equivocada de abandonar a Sul Americana. Isto foi uma decisão apenas do técnico? A diretoria lavou as mãos?
Qual seria a atitude dos dois candidatos no próximo ano?

Anônimo disse...

opino apenas pela mediocridade e incompetência no departamento de futebol.

e quem não acreditar vai dar com os burros n'água...

agora pelo menos em uma piscina reformada.

FORA DENTISTA E SEUS FIÉIS ESCUDEIROS, ANDERSON BARROS E ANDRE SILVA

Anônimo disse...

o faisca com mais 3 anos deste Presidente, virara FUMACA...
Fabio Medici

Anônimo disse...

Esse dentista ainda é golpista quando tentou impugnar a candidatura da chapa de oposição. Deveria ter pensado no Botafogo e não na sua reeleição antes de levar o Clube para as páginas policiais.

Anônimo disse...

A entrevista é boa, o jornalista é bom, os candidatos são ruins, o time é pior...

Resultado;CHORORÔ

Anônimo disse...

Boa, PC! Nessa dae, estou com o Maurício! Abraços!

Tauan Ambrosio

Anônimo disse...

esse e o tipo de materia que aprendi sobretudo com 2 professores que era pra ser feito? narrando os fatos, colocando as opinioes dos candidatos, mas nao colocando a sua.
PC e Ana Gaio ensinaram isso.
Quando leio aluns jornais e revistas, sobretudo a Veja, fico pensando onde esses caras se formaram...
Certamente nao tiveram aula com esses dois...
Fabio Medici

PC Guimarães disse...

Amigos, amigas e tricolores: estou acompanhando os comentários. Com a IMPARCIALIDADE de sempre. A bronca é livre. Infelizmente tive que cortar muita coisa. Mesmo assim o post ficou grande pra caramba. Tentei dar o mesmo peso para os dois candidatos, que merecem todo o meu respeito. Foram muito gentis em receber este humilde blogueiro, valorizando também os sócios do Blog, razão da existência deste "hebdomadário" (o blog não é bem isso, mas sempre sonhei em escrever esta palavra - ver significado: 1.periódico que circula semanalmente
2.revista ou jornal de frequência semanal ).

Dei mais espaço de texto pro Maurício porque ele é o atual mandatário e tinha mais o que falar sobre a atual administração. Compensei em parte publicando uma foto a mais do Carlos Eduardo. Em nenhum momento opinei. Ainda estou tentando entrar em contato com o Carlos Eduardo, que, com certeza, etsá muito ocupado nessa reta final pré-eleição, para que ele me conte também as loucuras que já fez pelo Botafogo. As manias também. A entrevista com o Maurício foi feita depois da entrevista do Carlos Eduardo e pintou no improviso. Por isso não foi feita também ao Carlos Eduardo.

As perguntas dos sócios foram editadas junto com as minhas perguntas. Algumas sugestões, como a de uma pré-temporada do Botafogo no Uruguai, foram encaminhadas ao atual presidente. Ele disse que há esse projeto.

Enfim: espero estar colaborando para o debate e para o futuro do Botafogo. Um Botafogo forte é bom para todos.

Vamo que vamo. Posso voltar a qualquer momento.

Ajudem a divulgar.

PC Guimarães disse...

Obrigado, Fábio. Não mereco tanto.

PC Guimarães disse...

mereço, pô!

Anônimo disse...

PC, a entrevista ficou excelente e parabéns pelo espaço democrático.

o resultado do pleito nós já sabemos qual será, como sabemos também como será os próximos 3 anos de mais incompetência e mediocridade do futebol do Botafogo, comandando pelo Anderson Barros e Andre Silva.

e quem não acreditar vai dar com os burros n'água ...

e não reclamem porque agora todos poderão dar com os burros n'água na piscina reformada com o dinheiro da churrascaria.

Anônimo disse...

Infelizmente não é possível um Botafogo forte com uma diretoria Fraca.

Anônimo disse...

Sou oposição e não mudo de opinião.

Fora dentista que tirou o sorriso dos botafoguenses!

Votem Carlos Eduardo Pereira! Por um novo Botafogo!

Asura

Anônimo disse...

Política , Política, Política, Política, Política.

Ambos trabalharam com Mauro Ney Palmeiro isso significa que igual a Brasília entra ano e sai ano são sempre aqueles que estão lá que se elegem e não modifica nada.

Sinceramente nenhum me agradou.

Sem nenhum pessimismo antes que o digam. Acho que ano que vem vai ser igual,primeiro já começa no erro se você pensa em Levi Culpi e Renê Simões .

O candidato de oposição tem razão quando se refere a os factóides do Mauricio fala ,muito e nada .Quando Mauricio se refere a Cortês tem que lembrar que ele veio do Nova Iguaçu e o Elkesson do Vitória. Não é a mesma coisa quando se contrata jogador de time de 1º divisão foi o caso do Gilberto e do Andrézinho (que foi muita sorte não fecharem porque acho os dois não têm nada especial ).

Como eu já tinha me referido em alguns comentários sobre o Mauricio quando ele contrata o jogador, ele não contrata reserva para não prejudicar a contratação ,sendo assim machucou ,está jogando mal, entrega a Deus.

A oposição também não me agradou.

Parabéns pela entrevista PC .

Só um detalhe TODO Botafoguense já fez uma loucura pela Botafogo .O Botafogo vive mais pela sua torcida do que de conquista .Eu já tive que encarar um trem cheio de Flamenguistas durante 4 anos.ainda correr de arrastão ,fingir que sou Flamengo para não ser expulso do trem.

Engraçado que todas as perguntas que eu pensei para o presidente tinha caráter ofensivo.(do tipo qual o time ridículo que vai nos eliminar ano que vem da Copa do Brasil) .

Welles

Émerson disse...

PC, há um ponto crucial na política e no futuro do Botafogo: a gigantesca dívida.
Nenhum dos candidatos falou sobre ela?
O presidente atual não explicou como conseguiu a proeza de, em três anos, aumentar a dívida de 230 milhões de reais para 370 milhões de reais?

Anônimo disse...

esse dentista é um tremendo de um cascateiro. vamos aguardar a mais nova frase de efeito dele, ou seria de "defeito"?

Anônimo disse...

O PC filtrou as perguntas básicas como as questões de falta de transparência, aumento da divida e tratamento de co-irmão.

O que realmente chatea o torcedor faltou. Mas é vida que segue. Amanhã é dia de votar.

Ah se eu fosse sócio-proprietário...

Asura

01001000 disse...

A oposição teria meu foto só pelo "devolver o engenhão para os botafoguenses.

Shoopa Shampoo & Aqipossa - Um outro jeito de ver o futebol

01001000 disse...

Voto*

Anônimo disse...

o que a sede do Botafogo tem a oferecer aos seus associados ??? ...

Carlos disse...

Parabéns PC!
Excelente matéria!

Não lembro de presidente melhor que o Maurício Assumpção, pelo menos, nos últimos 40 anos.

Se alguém souber, por favor me aponte.

"SER PEDRA É FÁCIL, DIFÍCIL É SER TELHADO DE VIDRO."

Émerson disse...

O melhor presidente do Botafogo, dos últimos anos, foi, sem dúvida, Bebeto de Freitas.
Na história do clube, só bão foi melhor que Paulo Azeredo.
E não preciso nem dizer que Bebeto pegou o clube falido, sem energia elétrica, sem carros para levarem os jogadores para seus deslocamentos, pegou o clube na série B, o clube devia até à fornecedora de quentinha. E nunca foi omisso nem submisso para com o sistema que domina o futebol brasileiro.

Carlos disse...

O Bebeto foi um bom presidente.
Acontece que ser presidente não é só saldar dívidas.
Dívidas, aliás, que ele deixou quando saiu. Ficamos sem time, com jogadores com 3 meses sem salário.
E o fato de nunca ter sido submisso levou o Botafogo a perder 3 campeonatos carioca para o framengo, 1 copa do Brasil e 1 campeonato brasileiro.

NINGUÉM GOSTAVA DO CARA!

Nem a copinha São Paulo jogávamos. Ele brigou com todo o mundo.

Isso não é ser um grande, o melhor, presidente. Não mesmo.

Carlos disse...

E, pelo que li, esse Carlos Eduardo só vai contratar jogador da segunda divisão.
Nem ao menos vai tentar alguma coisa melhor...

Obs.: Antes que surja alguma insinuação, não conheço o Mauricio Assumpção.

Émerson disse...

A submissão do Omissão gerou que títulos para o Botafogo?
Que eu saiba, gerou humilhações para sua torcida, como a carta da ANAF; jogar a última partida em Volta Redonda (o que provavelmente acontecerá); ver o Engenhão rubro-negro, entre outras...
E, ao contrário da gestão atual, que multiplica exponencialmente a dívida do clube, Bebeto de Freitas diminuiu-a.

Anônimo disse...

E é bom lembrar também que os (poucos) frutos que o MA colheu hoje, foi graças a administração do Bebeto.

Asura

Cala a boca Loco Abreu disse...

engraçado que quando o Botafogo estava no fundo do poço, ninguem queria assumir o clube, nem mesmo esses que estão agora junto a esta administração e que foram inclusive os responsáveis por ter colocado o Botafogo naquela situação. O único que teve a coragem de assumir o Botafogo foi o Bebeto, o mesmo que esse pessoal que está aí volta e meia fica atacando ou com picuinhas baratas como foi aquela babaquice de broche.

Anônimo disse...

Emerson, pior que aquela briga ridícula com a Anaf que resultou em absolutamente nada a não ser a exposição publica da ineficiencia e fraqueza de representatividade do Botafogo, foi aquele almoço em 2009 ás vésperas da final da taça rio acertado com o Kleber Leite para faturarem em mais 2 jogos com Maracanã lotado. Os inocentes, omissos e olho grande dos dirigentes do Botafogo que só pensaram no dinheiro, não contavam com o azar de perder reinaldo e maicosuel logo no 1º jogo da final e terminou por perderem o campeonato que estava nas mãos não tivessem entregado aquela final da Taça Rio....aquilo foi um estelionato. Um acordo absurdo e enganaram toda a torcida do Botafogo como aliás continuam fazendo até hoje e o farão pelos próximos 3 anos. A mim nunca me enganaram e se já me afastei do Botafogo esse ano, por conta disso tudo me afastarei mais ainda pelos proximos. Não sou trouxa. Meu plano Socio Torcedor cancelei em dezembro do ano passado.Já passei da idade de ficar entusiamado com autografos de jogadores, camisas comemorativas, bonequinhos e inaugurações de lojas e piscinas e mais um monte de babaquice como aquele dirigivel ridiculo voando no engenhão. Quero ver o Botafogo brilhando novamente nos gramados, com grandes jogadores e com conquistas de nivel nacional e internacional, o resto é blá blá blá !!

Tricolor disse...

eu já gosto muito do mauricio assumpção, por mim ele ficaria mais uns 20 anos no Botafogo como presidente. sucesso na feira de antiguidades :

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VSRkFVo4rhc#!

Carlos disse...

Emerson, pontos de vista diferente, claro:
Bebeto ficou 6 anos no Botafogo e ganhou um carioca. MA está 3 anos e ganhou um carioca.
Se a ANAF emitiu uma carta contra o Botafogo, implica que hoje em dia o clube incomoda, não é omisso.
Vai jogar fora do Engenhão SE não estiver disputando nada. Caso contrário será lá o nosso jogo.
Onde que branco e vermelho é rubro negro? Vc prefere um estádio preto e branco e SEM patrocínio? Hoje em dia o Engenhão se paga, na gestão do Bebeto dava prejuízo.
Onde vc leu que a dívida do clube aumentou? E se aumentou não seria por conta de várias gestões passadas? Já viu quantas causas trabalhista estão sendo pagas?
Vai lá no clube e pergunta para todos os profissionais se alguém gosta do Bebeto...

E tirando o Bebeto, quem mais prestou ou fez algo pelo Botafogo melhor que o MA?

Carlos disse...

Anônimo, os clubes na Europa tem um grande percentual de suas receitas com vendas de bonequinhos, camisas autografadas e todas as coisas acima que você abomina (vide Barcelona).
Daqui a pouco vc vai dizer que os bonequinhos, botons e camisas autografadas do PC são um monte de babaquice também.
O clube precisa faturar. Qume vive de vento é ventilador...

Anônimo disse...

Não fala dos prêmios não Carlos...

;(

Minha situação é delicada...

Asura

Carlos disse...

Hahahaha!
O cara te deu uma volta, né Asura?

Carlos disse...

Outra coisa anônimo, quem frequenta o estádio e vai a todos os jogos como eu, o plano Sócio Torcedor é um achado! Pago R$ 50,00 por mês. Um jogo custa R$ 30/40 reais. É só fazer a conta.
Além do mais, como sócio torcedor, vc evita que 1/3 ou mais da renda vá para a justiça pagar causas trabalhistas de gestões passada, INCLUSIVE a do Bebeto de Freitas.

Anônimo disse...

tão querendo comparar a situação que o Bebeto assumiu o Botafogo com a que o Pinóquio Omissão assumiu ??? tão de brincadeira né ? é desconhecer muito o clube pra falar uma besteira dessas.

Anônimo disse...

quer faturar ganha títulos e não vendendo bugingangas....no Botafogo atual em que se privilegia o marketing enquanto o futebol continua um fracasso, é tudo invertido, o carro é que puxa os bois..

quer faturar disputa a competição com seriedade. Desprezar a Copa Sulamericana e fazer vexame como fizeram além de expor o nome do Botafogo ainda perde dinheiro, já que cada fase que se avança a premiação aumenta e é uma boa premiação... não me venham com bla bla bla de marketing... O marketing é importante sim, mas ele é acessório e não o principal...capricham na propaganda porque o produto está uma porcaria.

Anônimo disse...

cancelei o plano pq não vou mais aos jogos como fui ano passado...e esse ano se vc fizer as contas verá que foi prejuízo. Mes de Maio nem jogo teve, junho poucos jogos, 1º semestre um monte de jogo merda contra duque de caxias, nova iguaçú e eum time ridiculo fazendo uma merda de campeonato. meu dinheiro não é capim principalmente com essa merda de diretoria fraca.

Carlos disse...

Blz! Faz melhor, muda de time.
Torcedor de modinha tem um monte por aí.
Torcer e comparecer ao estádio quando o time está bem é fácil.

Não sei sua idade mas, provavelmente, se viveu a era dos 21 anos sem título, você sequer sabia o que era Botafogo, né?

Esse tipo de torcedor, que só sabe torcer na boa e tacar pedra quando está mal, o Botafogo não precisa.

Carlos disse...

Blz! Faz melhor, muda de time.
Torcedor de modinha tem um monte por aí.
Torcer e comparecer ao estádio quando o time está bem é fácil.

Não sei sua idade mas, provavelmente, se viveu a era dos 21 anos sem título, você sequer sabia o que era Botafogo, né?

Esse tipo de torcedor, que só sabe torcer na boa e tacar pedra quando está mal, o Botafogo não precisa.

Émerson disse...

Carlos,
Só uma coisa: eu não sei como um botafoguense que sabe que a dívida do clube, em 2008, era de 230 milhões de reais, e que, hoje, 2011, é estimada em 380 milhões de reais, pode achar a administração Assumpção a oitava maravilha.
Dá, em média, nesses quase 3 anos, um déficite de 50 milhões de reais por ano.

Anônimo disse...

antes de mais nada não te perguntei absolutamente nada, sequer citei seu nome, apenas coloquei minha opinião e a fundamentei. Não me conhece não sabe quantos anos eu tenho e nem quanto tempo frequento o Botafogo, se já fui socio proprietário, ex-atleta ou não. Aprenda a respeitar a opinião dos outros. Você demonstra que não sabe nada sobre o Botafogo além da notícias que saem nos jornais e sites sobre futebol e nem por isso lhe chamei de modinha ou de baba ovo da diretoria. Se você está satisfeito com o Botafogo estar ficando para trás no futebol nacional é um direito que lhe cabe, apenas respeite quem pense o contrário e quer ver o Botafogo novamente sendo respeitado no cenário nacional, porque atualmente não é. Nem a Anaf respeita, que dirá imprensa e outros seguimentos que envolvem o futebol.

Anônimo disse...

Só pra deixar patente, ninguem é contra benfeitorias no clube, nem na recuperação do patrimônio e do esporte amador, não é disso que se está falando e sim do Futebol, carro chefe do clube. O Botafogo é o que é hoje pelo futebol e não pelo remo, basquete, piscina, camisetas comemorativas, mega loja, canecas, dirigível e outras bugigangas.E o departamento de futebol hoje é comandado por dois incompetentes assumidos (já declararam mais de uma vez que erraram no planejamento) e apoiados e prestigiados pelo presidente,

Anônimo disse...

PC, faltou falar sobre o contrato com o shopping center que funciona na sede...

Abs
Pablo

Carlos disse...

Émerson, onde você viu isso sobre a dívida?
Em alguma mídia da flapress?
Cuidado. Não acredite em tudo que vc lê...

Carlos disse...

Anônimo. Eu respeito sua posição. Mesmo sendo um anônimo.
Foi sua opinião que deixou bem claro o quanto você é torcedor de modinha.
E se não gostou da minha opinião, sinto muito...

Carlos disse...

Bom mesmo foi a gestão do Bebeto, que protagonizou a maior vergonha na história do clube, quando levou todo o time a chorar em fente as TVs.
Viramos alvo de chacota do BRASIL INTEIRO!
Quanto respeito no cenário nacional!!!!

Émerson disse...

Carlos,
Eu acho que você só se informa através da FRAPRESS.
Para ela, seu amiguinho aliado da Globo, da CBF e da ANAF, o Pinóquio Assumpção, está fazendo uma excelente administração. Está tudo às mil maravilhas.
Mas a esmagadora maioria da torcida do Botafogo sabe da dívida.
Infelizmente, 713 sócios com direito a voto, por não saberem disso, ou por fingirem não saber, elegeram o Pinóquio, em detrimento da opinião de alguns milhões de outros botafoguenses.
Tomara que eu esteja errado, e que o Pinóquio se redima nesse novo governo, mas a minha opinião é de que, a continuar nessa balada, não restará muita coisa do Botafogo em 2015.
A moça está muito maquiada. Quando a maquiagem sair, veremos sua verdadeira face.
Saudações Gloriosas!

Carlos disse...

Emerson, desculpe mas é você que se baseia na flapress.
Não existe esmagadora torcida contra o MA.
Vai em qualquer site ou blog botafoguense e veja quem ganhou a pesquisa. Inclusive aqui!
Ganhou a eleição com 71% de aprovação.
Acho que quem está deturpando os fatos é você.
Pelo que vejo, a maioria esmagadora está com ele.

É a mesma coisa com essa estória da dívida ter aumentado. Flapress... flapress...
Ttentando desestabiliar a gstão do cara e conseguindo levar alguns a acreditar nisso...

Émerson disse...

Carlos, prá encerrar, você é quem está deturpando os fatos. Vá você a qualquer site e verá a popularidade do seu presidente.
Até mais.
É por torcedores como você que o Botafogo está nessa situação, cada vez mais achincalhado por qualquer um... É por causa de alguns torcedores como você que Pinóquio Assumpção ainda continua no Botafogo.