terça-feira, 13 de novembro de 2007

Por que rico não paga imposto?


Não entendo nada de Economia, mas é claro que tem maracutaia nesse lenga-lenga da Direita, principalmente por parte desse partido que se denomina DEM e tem origem na Arena, PDS, PFL e outras coisas do gênero que vêm do tempo da Ditadura, contra a CPMF. Onde essa gente estava quando a CPMF foi criada? E, cá entre nós, pra quem ganha pouco, a CPMF não é tão pesada sim. Proponho: pago a CPMF o resto da vida em troca das facadas que recebo do Imposto de Renda todos os meses, como assalariado. É claro que é sacanagem da Elite contra o PT. Por isso, vibrei ao ler agora há pouco na coluna da Monica Bérgamo na Folha a reação do médico e ex-ministro Adib Jatene contra o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

"Os ricos não pagam imposto e por isso o Brasil é tão desigual. Têm que pagar!"ADIB JATENE

"A CPMF foi criada para financiar a saúde e o governo tirou o dinheiro da saúde. O senhor não se sente enganado?"
PAULO SKAF

"Eu, não!"
ADIB JATENE

Jatene para Skaf: "Têm que pagar!"
Dedo em riste, falando alto, o cardiologista Adib Jatene, "pai" da CPMF e um dos maiores defensores da contribuição, diz a Paulo Skaf, presidente da Fiesp e que defende o fim do imposto: "No dia em que a riqueza e a herança forem taxadas, nós concordamos com o fim da CPMF. Enquanto vocês não toparem, não concordamos. Os ricos não pagam imposto e por isso o Brasil é tão desigual. Têm que pagar! Os ricos têm que pagar para distribuir renda".

Numa das rodas formadas no jantar beneficente para arrecadar fundos para o Incor, no restaurante A Figueira Rubaiyat, Skaf, cercado por médicos e políticos do PT que apóiam o imposto do cheque, tenta rebater: "Mas, doutor Jatene, a carga no Brasil é muito alta!". E Jatene: "Não é, não! É baixa. Têm que pagar mais". Skaf continua: "A CPMF foi criada para financiar a saúde e o governo tirou o dinheiro da saúde. O senhor não se sente enganado?". E Jatene: "Eu, não! Por que vocês não combatem a Cofins (contribuição para financiamento da seguridade social), que tem alíquota de 9% e arrecada R$ 100 bilhões? A CPMF tem alíquiota de 0,38% e arrecada só R$ 30 bilhões". Skaf diz: "A Cofins não está em pauta. O que está em discussão é a CPMF". "É que a CPMF não dá para sonegar!", diz Jatene.

Skaf circula. O deputado Adriano Diogo, do PT, levanta o dedo positivo para ele: "E aí, contente em detonar a saúde?". Nova discussão. "Não adianta. São visões de mundo diferentes", conforma-se o empresário. Em outra mesa, Tião Viana (PT-AC), presidente do Senado, diz que a votação da CPMF segue indefinida. "Está difícil para os dois lados."

Legenda da foto: o cardiologista Adib Jatene (ao centro) conversa com Paulo Skaf, presidente da Fiesp (à esq.), e o deputado Arlindo Chinaglia, em jantar beneficente em prol do Incor, no A Figueira Rubaiyat

3 comentários:

Anônimo disse...

Professor,

Rico não paga imposto porque imposto, para os ricos, é custo. E custo de imposto ou de produção entra no preço final do produto. Que os consumidores pagam. Com a CPMF não tem como, nem quê, têm que pagar.

Saudades da sua aluna atenta

Anônimo disse...

Mesmo assim, professor, o custo da CPMF também vai para o preço final do produto. Mas, no caso dela (da CPMF), como apontou o Adib Jatene, o empresariado não tem como sonegar. A Cofins, apontada por Jatene, sempre aceita uma maquiagem. A CPMF não tem como. Emitiu o cheque - ou pegou a mala da espécie como tem sido comum - a CPMF vai pinga.

De sua aluna atenta

Cristian disse...

Esta é uma questão muito importante. Por que os ricos não pagam impostos? Alguns parecem ter benefícios, e isso não é bom para o resto da população. Lembro-me do jantar de caridade na restaurante a figueira rubaiyat. Eu era umo dos testemunhos do fato.