segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Bandido bom é bandido morto? - 6 (Manifesto contra a cagada do Cabral)



Jornalistas e entidades lançam manifesto contra declaração de Sérgio Cabral ao G1
(Fonte: Portal Imprensa)

O jornal Brasil de Fato e a Rede Nacional de Jornalistas Populares (Renajorp), em parceria com desembargadores, juízes, músicos, artistas e outros profissionais da comunicação, lançam, na próxima terça-feira (6), o "Manifesto Contra as Políticas de Extermínio do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral".

O manifesto foi motivado pelas declarações que Cabral fez ao G1, em entrevista realizada no dia 22 de outubro. Nela, o governador se vale das teses dos autores de "Freakonomics", livro dos norte-americanos Steven Levitt e Stephen J. Dubner, que estabelece relação entre a legalização do aborto e a redução da violência nos EUA.

"Tem tudo a ver com violência. Você pega o número de filhos por mãe na Lagoa Rodrigo de Freitas, Tijuca, Méier e Copacabana, é padrão sueco. Agora, pega na Rocinha. É padrão Zâmbia, Gabão. Isso é uma fábrica de produzir marginal", declarou o governador do Rio.

O documento também questiona o posicionamento de alguns veículos de comunicação sobre as declarações. "Nossa preocupação se estende ao posicionamento de certos setores da mídia que reforçam a ideologia do extermínio, em afronta ao Estado Democrático e de Direito, como o contido no editorial de jornal [carioca] de grande circulação do dia 26 de outubro, onde se lê que "as camadas pobres da população converteram-se numa fábrica de reposição de mão-de-obra para o exército da criminalidade", diz o documento.

O lançamento oficial do manifesto ocorre na terça-feira (6), às 17h, no Parada da Lapa (Fundição Progresso).

Para ler a íntegra do documento, no site do Renajorp:
http://www.renajorp.net/

Nenhum comentário: