segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Renan Calheiros, "Contador de balelas"


Essa eu tirei do blog do meu amigo Jorge Antonio Barros, o Repórter de Crime. Escreve aí, Jorginho:

"Ao final da manifestação contra o Senado que absolveu Renan, encontrei aberto em Copacabana um sebo, a livraria Mar de Histórias, onde pedi algum título sobre corrupção, um dos temas prediletos da Biblioteca Claudio Abramo. Ri sozinho quando me deparei com um livreto intitulado "Contadores de Balelas", de 1983, assinado por ninguém menos que um então obscuro deputado federal...Renan Calheiros, do PMDB, com discursos e projetos de lei apresentados pelo próprio.

Lê-se na apresentação:

"Renan Calheiros tem uma virtude indispensável ao verdadeiro homem público: a coragem. Não tem medo dos poderosos do dinheiro, dos facínoras da violência, dos aproveitadores da corrupção, das sórdidas forças econômicas estrangeiras que querem colonizar esta nação e sugar o trabalho oprimido de nossos trabalhadores (...). Brasilia, 29 de novembro de 1983, Deputado Ulysses Guimarães, presidente".

Ulysses foi um dos principais opositores do governo Collor, do qual Renan foi um dos artífices. Ulysses desapareceu na queda de um helicóptero em Angra dos Reis, em 1998*, seis anos depois do impeachment de Collor. Seus restos mortais jamais foram encontrados.

Em tempo (pra quem faltou essa aula): balela pode ser traduzida por MENTIRA.

* Uma correção: Ulysses morreu em (12 de outubro de) 1992. Um leitor da coluna do Jorginho fez a observação.

4 comentários:

Saulo Machado disse...

Perdoa-me por me traíres...

PC Guimarães disse...

Viva Nelson Rodrigues!

Jorge Antonio Barros disse...

Vc sempre me dando a maior força, né, PC. Vc é lindo!

PC Guimarães disse...

Você faz um trabalho maravilhoso como esse e eu é que estou dando força? Nada disso. Quanto ao lindo, concordo plenamente. Sou lindo mesmo. Charmoso, inteligente, gostoso, carismático, bom caráter e humilde.