sexta-feira, 13 de julho de 2007

Ana Paula Oliveira em artigo



Acabei de publicar o artigo abaixo no Jornal de Debates (www.jornaldedebates.com.br). Tem outros lá. Quem quiser colaborar, é bem-vindo (a).

Praga de botafoguense!
Paulo Cezar Guimarães
Portanto, dona Ana Paula Oliveira, pode tirar a roupa à vontade, mas não brinque com a torcida do Botafogo. A gente joga uma praga e o máximo que você vai conseguir é aparecer no programa do Ratinho.

A bandeirinha peladona pode até alegar que se deu bem, que fez um polpudo contrato com a Playboy e que a agenda está lotada de compromissos. Mas bandeirar jogos sérios e importantes de futebol ouso dizer que nunca mais. E do Botafogo nem pensar! Ela foi vítima da praga botafoguense que ataca toda pessoa que prejudica o Glorioso de Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Didi e Dodô e muitos - e põe muitos nisso – mais...

“Remember” José Marçal Filho, aquele juiz da final do Campeonato Carioca de 1971, que ignorou o empurrão do tricolor Marco Antônio no goleiro Ubirajara Motta. Marçal nunca mais apitou. E o Armando Marques? Prejudicou o Botafogo, tomou uns sopapos do Nilton Santos (então dirigente) em pleno Maracanã e acabou no Irajá, digo afastado de uma dessas comissões de árbitros. Djalma Beltrami e Hilton Moutinho, aquela dupla da final recente Botafogo e Flamengo, estão por aí (não confundir com Piraí) ainda, mas não vão muito longe.

E não são apenas os árbitros e bandeirinhas. Jogadores também. Quem se lembra do Iranildo? Era promessa de craque no Botafogo e foi para a Gávea após uma armação entre o Flamengo e o presidente do Madureira. Nunca mais jogou bola. A última vez que soube dele estava jogando num daqueles times de políticos de Brasília. E o Joilson, que veio do Volta Redonda, tinha pinta de volante de Seleção, e acabou no Cruzeiro. Alguém sabe dele. Se subiu, ninguém sabe, ninguém viu. Mais recentemente teve o caso do Clayton, que trocou o Botafogo pelo Flamengo e não consegue ser titular naquele meio de campo de Paulinhos, Jailtons e Léolimas.

Mas pensam que são só juízes, bandeirinhas e jogadores que são vítimas da praga botafoguense? Técnicos também. Alguém ainda lembra do Paulo César Gusmão, que trocou o Botafogo pelo Cruzeiro e nunca mais se firmou? Pois é. Confesso que muitas dessas pragas foram jogadas por mim. Portanto, dona Ana Paula Oliveira, pode tirar a roupa à vontade, mas não brinque com a torcida do Botafogo. A gente joga uma praga e o máximo que você vai conseguir é aparecer no programa do Ratinho.

Nenhum comentário: