domingo, 24 de dezembro de 2006

Aula de Jornalismo (Ombudsman da Folha)

Meus amigos (em especial os alunos de Jornalismo). Marcelo Beraba, ombudsman da Folha, dá sempre uma aula de Jornalismo aos domingos. Destaco hoje o pequeno depoimento sobre Jornalismo Político do cientista político Fernando Luiz Abrucio, publicado na coluna.

(Beraba: depois mando a conta)

Alguns trechos:

"A cobertura de política dos grandes jornais ainda se foca prioritariamente no diz-que-diz dos políticos. A cobertura, portanto, é majoritariamente declaratória, concentrando-se no que acontece nos corredores do Congresso e na parte mais politizada do Executivo. (...) Faltam, basicamente, três coisas ao jornalismo político brasileiro. A primeira é a falta da memória política, capaz de iluminar a cobertura presente. Sem esta compreensão histórica, os fatos tendem a ser analisados por critérios meramente conjunturais. (...)Outra lacuna tem a ver com a pouca preocupação e preparação para avaliar as políticas públicas. (...)Faltam jornalistas com conhecimento das diversas áreas governamentais, e se pretende substituir este desconhecimento pela exposição dos "diversos lados", algo essencial, mas que não é suficiente para informar bem o leitor.
Por fim, a cobertura política precisa ir além dos "corredores políticos de Brasília". Precisa analisar mais regularmente as fontes de legitimidade eleitoral, que estão distantes do Planalto Central. Para tanto, valeria a pena articular melhor a parte de política com a de cidades ou com a editoria internacional. (...) Se pudesse resumir em uma frase, diria que o jornalismo político tem de dar uma visão mais abrangente e sistêmica dos fatos. E este papel não deve ser jogado apenas para os colunistas. A reportagem deve retratar algo além da opinião e das brigas dos atores políticos."

Nenhum comentário: