segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"Garantiu o resultado", Oswaldo de Oliveira? Carlos Eduardo Novaes

Para felicidade de todos e bem-estar dos leitores do Blog do PC, mestre Carlos Eduardo Novaes decidiu quebrar a promessa de só voltar a escrever sobre o Botafogo no ano que vem e acaba de enviar um texto fresquinho para deleite (viram como estou virando especialista em vaquinhas? - ver post mais abaixo) de todos nós. Concordo plenamente com o Mestre e não mudo uma vírgula do que está escrito abaixo.

GARANTIU O RESULTADO?
Carlos Eduardo Novaes (Exclusivo para o Blog do PC)

"É isso que quero saber. Oswaldo de Oliveira garantiu o resultado ao substituir o uruguaio Lodeiro pelo zagueiro Brinner? Garantiu? Nem podia. Desde que me entendo por gente – e por torcedor – raríssimas foram às vezes em que um treinador se deu bem usando do equivocado expediente de substituir um atacante e/ou volante por um zagueiro para defender o resultado.

É claro que se ele fizesse a troca faltando cinco, seis minutos para o término da partida teria chances de sair com a vitória. Só que Oswaldo de Oliveira substituiu Lodeiro – um dos melhores em campo – aos 26m da etapa final. Uma substituição que antes de tudo revelou sua falta de confiança no time. Era evidente que o Botafogo não resistiria pelo resto do tempo ao bombardeio de um time medíocre, mas desesperado. O resultado foi o que se viu...

Osvaldo de Oliveira fez aquilo que Nelson Rodrigues chamaria de “óbvio ululante”, fórmula utilizada por nove entre dez treinadores, que, por medo ou insegurança, não aprenderam que a melhor forma de garantir o resultado é continuar atacando, não deixando o adversário jogar. Depois da partida Oswaldo declarou que botou mais um zagueiro porque o Palmeiras entrou com mais um atacante (Obina). E daí? Visto por outro ângulo, o fato de o Palmeiras ter tirado um jogador de defesa teoricamente não facilitou as coisas para o ataque do Botafogo? Não seria o caso de o treinador, ao invés de optar por um zagueiro, botar outro atacante em campo?

O Botafogo jogou os 20 e tantos minutos restantes como um time pequeno, dando chutões para frente, encolhido na entrada de sua área oferecendo todo o espaço do mundo para os paulistas que tocavam a bola sem serem importunados até encontrarem o melhor jeito de cruzá-la sobre o gol de Jefferson. Oswaldo podia ao menos tentar encurtar a distância para não deixar os adversários tão livres, leves e soltos.

A substituição para garantir o resultado só veio a provar – mais uma vez – que Oswaldo de Oliveira é um tecnicozinho como centenas que estão por aí. Pode entender muito de futebol japonês, mas com essa cabeça amedrontada e conservadora não vai levar o Botafogo a lugar nenhum. Espero que para a temporada de 2013 o Botafogo contrate um treinador mais audacioso e criativo capaz de garantir o resultado jogando pra frente."

29 comentários:

  1. Oswaldo ainda raciocina sob o efeito nipônico da genitália transversal feminina

    ResponderExcluir
  2. Pc, o único técnico bom pro foguinho, seria o Tiririca porquê pior do que esta não.pode mudar.

    ResponderExcluir
  3. Pc, o menino Cacau Ávila ainda esta chorando por ser eliminado da prova do ENEN.

    ResponderExcluir
  4. Quando não tem papel tem m..., quando tem papel não tem m... O time melhorando, a base melhorando, chegou um atacante e....um técnico medíocre e melindroso. Ser botafoguense é só para os fortes.

    ResponderExcluir
  5. Tiago ser botafoguenese na verdade e só para fracos e chorões como o menino Cacau Ávila que foi eliminado da prova do ENEN, o Pablo, Luís, Léo, Zambubeiro de zona e etc.

    ResponderExcluir
  6. Dá logo pro menino eliminado do ENEN, PC. Chamado Cacau Ávila.

    ResponderExcluir
  7. Celso Ricardo e porquê os botafoguenses gosta de manja rolas como o Fred, não e Cacau Ávila e zambundeiro de zona.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Que gramática meu filho? Ou será que você nunca viu um botafoguense manja uma rola com a outra.

      Excluir
  9. A saltitante aí quer ser agarrador de bolas.

    Já sabem para qual time tem o perfil, né? Daí para achar normal dar uns catiripapos numa mina no ônibus é um pulinho.

    ResponderExcluir
  10. Cacau Ávila você já manjou uma rola para não ser eliminado do ENEN que sabe o Seerdorf não ter dá uma ajudinha.

    ResponderExcluir
  11. Agora vou parar de falar em machos e vou falar de mulher já que vocês botafoguenses só fala em pornografia.

    ResponderExcluir
  12. Essa Morena da novela e uma gostosa.

    ResponderExcluir
  13. Não é o sidney que conhecemos. É outro débil mental escrevendo. Fato.

    ResponderExcluir
  14. PC, olha o Novaes aí:

    http://www.youtube.com/watch?v=oGzHFuQxTts&feature=related

    Abs
    Pablo

    ResponderExcluir
  15. Carlos.

    Imagine a quantidade de gente imbecil calculada de acordo com a quantidade de gente que diz torcer por aquilo.

    Vão dar de lavada.

    ResponderExcluir
  16. Pc, não gostei do comentario do carlos em relação a minha pessoa por isto espero que você apague o comentario dele senão nunca mais vou acessar esse blog.

    ResponderExcluir
  17. Agora mudando de assunto morreu nesta terça feira a mulher do velho lobo Zagallo aos 81 anos de idade presto minha solidariedade a vocês vão te que me engolir que pena.

    ResponderExcluir
  18. Em razão dos dispensáveis comentários do "Sidenei", o texto do mestre Novaes está passando despercebido.

    Concordo com ele quanto a dispensa do OO, conforme dito anteriormente, não acho o OO um treinador ruim, mas o Botafogo precisa de alguém com sangue na veia e troféus guardados em casa, que dê personalidade e confiança aos jogadores, imponha respeito aos árbitros dentro das quatro linhas e cause receios a federaçao com suas declarações. Em suma, precisamos de um Felipão. E ele quer vir para o Rio.

    A substituição realizada pelo OO, além do mencionado alinhamento com a burrice ululante, conforme escreveu Novaes, demonstra total desconhecimento com a história recente do Botafogo, que nos minutos finais invariavelmente termina por ceder a pressões do adversário.

    Com certeza, que nove entre dez alvinegros ao assistirem a substituição exclamaram:

    - O Osvaldo FUDEU TUDO!

    ResponderExcluir
  19. Precisamos de um João Sem Medo.
    O zagueiro que o OO colocou estava tão perdido, que deu condição de jogo a todo ataque palmeirense no lance do gol. Eu sempre imaginei que a função de um técnico é treinar situações de jogo. Se acontecer isto, jogamos assim. Se tiver que colocar um zagueiro no meio do jogo, o posicionamento é este. Se não é isto, qual a função do treinador?

    ResponderExcluir
  20. O Osvaldo é um bom auxiliar técnico. No máximo isso. Disciplinador, trabalhador e dedicado.
    Mas é horroroso como técnico. Não sabe ler o jogo. Nesse ano fez várias substituições erradas. Não á toa perdemos de 4 para o fluC no Carioca e fomos eliminados por times inferiores ao nosso como Palmeiras e Vitória por conta de suas mexidas malfeitas.
    FORA OSVALDO!

    ResponderExcluir
  21. Concordo com o Novaes (já disse), concordo com o Léo (principalmente nas primeiras linhas), com o Mário e com o Carlos Casto (idem acima). Me preocupa a continuidade do Oswaldo. E, além de não saber mexer em campo, é péssimo na indicação e liberação de jogadores. Liberou o Loco e trouxe o Rafael Marques. Agora parece que está indicando o Leo Moura. Sou totalmente contra a volta do veterano framenguista.

    ResponderExcluir
  22. Leo Moura é da esquecível safra do início dos anos 2000. Foi para outros times (e foi parar no time comum da Lagoa) por ser rebotalho mesmo. Como ele, já dispensamos Beto cachaça, Zé do Gol, Dimba e Clayton entre outros, que tiveram o mesmo destino (a sede emprestada da Lagoa).

    Agora, ver o velho e inoperante lateral voltar para cobrir Lucas, é tirar um moribundo da UTI para colocar um paciente terminal no lugar.

    Haja incompetência. Tem paciência para tudo mas eles estão abusando da nossa.

    ResponderExcluir
  23. E SEM ESQUECER QUE VEM À MODA RAFAEL MARQUES: JOGANDO NADA E CUSTANDO UMA NOTA PRETA.

    ResponderExcluir