sábado, 17 de setembro de 2011
Vascaíno quando come melado se lambuza
Estava quieto no meu canto pensando no jogo de amanhã contra o Time do Apito. Mas bastou o Vasco conseguir mais um milagre para os vascaínos botarem as asinhas de fora. Nosso sócio vascaíno Júlio apareceu aqui no Blog para fazer gracinhas e falar em jogadores do Botafogo de uma fase difícil do clube. E Jorge Eduardo veio com aquele velho papo de títulos. Que nem framenguista!
Tá bom. Comecei a acompanhar futebol com pouco mais de um ano de idade no final dos anos 60, quando o Botafogo tinha Jairzinho, Gerson e todos os outros que vocês conhecem bem e foi bi-bi em 67 e 68. Em 1969 não lembro o que aconteceu. Mas em 1970 vi um dos piores times que já vi jogar na vida ser campeão carioca. Era o time do Vasco da foto acima.
Tinha apenas dois jogadores: o goleiro Andrada (que tomou o milésimo gol de Pelé) e o Silva Batuta, um excelente número 10, que jogou também no Framengo, no Botafogo e em outros clubes; e matava a bola no peito como ninguém.
O resto era assim: Fidélis Touro Sentado, Moacir (algum vascaíno lembra dele? Sabe se era branco, afro ou índio?), Eberval, Alcir (aquele que tomou a bola entre as pernas do Rivelino e era um cara gente boa pacas), Luis Carlos, Buglê (não confundir com bugre), Valfrido (uma espécie de Jardel e Elton do início dos anos 70), Ferreira (a legenda disse que ele era reserva. Alguém aqui sabe quem era o titular?) e Gilson Nunes (ele mesmo: o responsável, junto com Márcio Resende de Freitas pelo Botafogo ter perdido a Copa do Brasil de 1970).
Não mexam com quem conhece a história do futebol e sabe muito bem como pesquisar no google sem ter muito trabalho. Foi só clicar "Vasco campeão carioca de 1970". Eu sabia muito bem o que ia encontrar.
Ah! Mas esse time foi campeão. Pois é. Essa é a diferença. Naquele ano, em que o Botafogo teve alguns desfalques, entrou em campo num jogo contra o Vasco com o seguinte time:
Ubirajara Motta, Moreira, Moisés, Leônidas (craque e jogador de seleção) e Waltencir (Botinha); Nei Conceição (cracaço e jogador de seleção) e Careca; Zequinha (craque e jogador de seleção), Nílson Dias (Ferretti), Jairzinho e Paulo César (sobre esses dois últimos não é preciso falar).
Como sempre digo: coisas como essas é que fazem a diferença entre o Botafogo e os times comuns.
Como foi dito hoje lá no "Feijão no Fogão" no estádio do Botafogo: "Eles NUNCA terão jogadores como o Botafogo teve. NUNCA".
Timaço era o Botafogo campeão da Copa Conmebol, único título continental do clube...
ResponderExcluirWilliam, Perivaldo, André, Cláudio e Clei (Eliomar), Nelson, Suelio, Alesio (Marco Paulo) e Marcelo, Sinval e Eliel.
Só tem craque, né...
Vai dormir, PC. E conta a história direito...
E esse time "ruim" de 1970 ganhou 13 jogos, empatou 3 e perdeu dois, um deles quando já era campeão.
ResponderExcluirTurno
2 x 1 no Bonsucesso
2 x 1 no Madureira
4 x 2 no Bangu]
0 x 0 com o Campo Grande
1 x 1 com o Fluminense
1 x 0 no São Cristóvão
0 x 0 com o Botafogo
1 x 0 no Olaria
1 x 3 para o América
1 x 0 no Flamengo
2 x 0 na Portuguesa
Returno
3 x 1 no Olaria
1 x 0 no Flamengo
2 x 0 no Madureira
4 x 0 no Campo Grande
3 x 2 no América
2 x 1 no Botafogo
0 x 2 para o Fluminense
Meu caro PC, o time do Vasco de 70 era bom sim. Tanto que pouco depois, em 74 fomos Campeões Brasileiro. E lá estavam: Andrada, Fidélis,Miguel, Moises, Alfinete, Alcir, Zanata e Luiz Carlos,Jorginho, Roberto e Ademir. TIMAÇO
ResponderExcluirO seu foguinho, só sentiria o gostinho de uma conquista nacional em 95, 21 anos depois. Com a colaboração do eterno ídolo: Marcio Rezende de Freitas!
Pelo que estou percebendo aqui, a vitória do Vasco na noite de hoje prenuncia uma alvorada no limite da paciência, ir comprar o simples paozinho de domingo vai durar uma eternidade...
ResponderExcluirLéo
A gente não tem culpa de viver de presente e náo no varandão da saudade de Gal Severiano, olhando Garrincha treinar...
ResponderExcluirAndrada, Fidélis,Miguel, Moises, Alfinete, Alcir, Zanata e Luiz Carlos,Jorginho, Roberto e Ademir.
ResponderExcluirNosso amigo vascaíno chama isso de "timaço". Tem gosto pra tudo. O que esses caras fizeram além de jogar no Vasco?
E insiste em falar nesse Márcio Rezende de Freitas que validou um gol de mão do Camanducaia e em 97 prejudicou o Botafogo contra o Juventude no jogo em Caxias do Sul.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluire o craque Coalhada
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir11 ComentáriosFechar esta janela Ir para formulário de comentário
ResponderExcluirComentário excluído
Esta postagem foi removida pelo autor.
Sábado, Setembro 17, 2011
Jorge Eduardo Antunes disse...
PC só esqueceu de dizer que os dois foram ME visitar na redação do Hoje em Dia. E que o Caju estava falando o seguinte, na hora da foto: "Meu maior orgulho foi ter jogado no time deste cara"...
Além disso, quem teve Roberto, Romário e Edmundo, só para citar três mais recentes, não precisa de ídolos dos outros...
Sábado, Setembro 17, 2011
PC Guimarães disse...
Roberto foi um bom atacante. Marcou o golaço da vida dele contra o Botafogo após o lençol em Osmar. Roma´rio e Edmundo também foram bons atacantes e ídolos também no Fla, no Flu e em muitos outros clubes. Jairzinho e PC Caju fizeram glória no Botafogo. Tanto que os dois vivem no Botafogo. Hoje mesmo estive com o Jairzinho no estádio do Botafogo.
Sábado, Setembro 17, 2011
Jorge Eduardo Antunes disse...
O Caju, para mim um dos 5 melhores do mundo de todos os tempos, me falou o seguinte: "Porra, o Vasco era uma pedra na chuteira da gente. Ganhei um carioca contra eles, em 68, mas mesmo na época do Garrincha, eles sempre ganhavam da gente". Vou contestá-lo? Jamais...
Outra coisa: o Caju jogou em todos os times do Rio e, embora seja botafoguense, seu maior título veio no Grêmio, o Mundial. O Jairzinho ganhou o maior título no Cruzeiro, a Libertadores. Sinal inequívico de que o Botafogo é o menor dos grandes clubes brasileiros, pois seus ídolos tiveram de sair para ganhar algo que vale em outra freguesia.
Aliás, isso começou com o Heleno de Freitas, que jogou a vida toda no Botafogo, mas só foi campeão carioca no VASCO...
Roberto, Romário e Edmundo ganharam seus maiores títulos no Vasco...
Sábado, Setembro 17, 2011
Julio disse...
Meu caro PC, então o Vasco não tem ídolos?
Barbosa, peraí, antes dele teve o Jaguaré. Ademir, Vavá, Friaça, Geonvani, Jair, Juninho Pernambucano, Roberto Dinamite, Pinga, Romário, Sabará, Ipojucan, Coronel, Bebeto, Andrada, Bellini. Chega ou quer mais?
E o botafogo???
Garrincha, Nilton Santos, Nilton Santos, Garrincha, Nilton Santos, Garrincha, Didí (jogou no flu) Nilton Santos, Garrincha...Tuca, Puruca, Nilson, Dilson, Cremilson.
Sábado, Setembro 17, 2011
Julio disse...
Sábias palavras,Jorge Eduardo !
Sábado, Setembro 17, 2011
Anônimo disse...
tem o Coalhada também
Sábado, Setembro 17, 2011
Anônimo disse...
Esse Julio é retardado???
Sábado, Setembro 17, 2011
PC Guimarães disse...
A resposta definitiva está em post acima. E mostra a diferença entre Botafogo e Vasco. E parem de me provocar pois o Vasco é o meu segundo time.
Sábado, Setembro 17, 2011
Julio disse...
Sou retardado sim, torço para um time que já teve como "ídolos": Alessandro, Piquete, Zárate, Tailson, Dill, Fahel, Bandoch, Uidemar, Marcio Teodoro, Tuca, Puruca, Nilson, Dilson, Cremilson, Oziel, Lupercínio, Misso, Peri da Pituba, Jeferson Feijão, Grotto, Tico Mineiro, Alessio, Mazolinha, Criciúma, Ataliba, Adriano Felício, Asprila, Emerson, Escalada, Delani, Herrera, Loco (calcinha)Abreu
Sábado, Setembro 17, 2011
Jorge Eduardo Antunes disse...
O Botafogo dos timaços só tem um título continental: a mequetrefe Copa Conmebol...
Time campeão? Segura aí que só tem craque:
William, Perivaldo, André, Cláudio e Clei (Eliomar), Nelson, Suelio, Alesio (Marco Paulo) e Marcelo, Sinval e Eliel.
Mata-me de rir, Botafogo, menor dos maiores clubes brasileiros...
EÇES CARAS NÃO SABE O QUE DIZ
diminuir alcir portela, luis carlos
ResponderExcluire buglê é realmente querer assumir
que não sabe nada. alcir e luis
carlos foram campeões em 74.
Portela que eu conheço é a escola de samba!
ResponderExcluirE pensar que toda essa polêmica começou porque um vascaíno tirou uma foto todo sorridente com dois ídolos botafoguenses. Tá vendo o que vc arruma pra mim, seu Jorge? (rs)
ResponderExcluirOs vascaínos estão meio, digamos, entorpecidos pela liderança. Falam de títulos como se estes tivessem sido conquistados no campo. Todo mundo sabe que o Eurico foi o verdadeiro campeão de todos esses títulos. Ele chegou a anular um jogo da Libertadores que o Vasco havia perdido e fora eliminado. Acho que foi na Colômbia. Quando a Globo queimou o Eurico o vasco voltou a ser o verdadeiro vasco, dos alfinetes, touro sentados e outras porcarias que perderam para o Uruguai em pleno Maracanã, quando podiam até empatar. Acorda do sonho bacalhau !
ResponderExcluirSan
Gilson Lucas
Essa teoria do "Eurico Ladrão e Campeão" não se sustenta. Já discuti isso longamente com o SRN, que é bem mais inteligente que o SAN, e pedi a ele que me apontasse os jogos importantes em que o Vasco foi favorecido pela arbitragem. Jogo contra time pequeno não conta, todo time grande é favorecido nesses casos.
ResponderExcluirO único jogo que ele conseguiu citar foi a final do Brasileiro de 74! E ainda assim, o lance do gol anulado é polêmico até hoje e as imagens disponíveis pouco ajudam.
Essa história de colocar os "méritos" pro Eurico é coisa de quem não tem méritos próprios e precisa desesperadamente desmerecer o dos outros. Os roubos do Eurico foram mesmo nos cofres do próprio Vasco.
Ah, o jogo citado por SAN na Libertadores foi em um campeonato em que o Vasco foi eliminado, e não naquele em que foi o campeão. Nem pesquisa no Google ele faz antes de escrever.
Vascão 2011
E o Sao Caetano?
ResponderExcluirAh ta...jogo contra time pequeno nao conta, mesmo sendo na final do brasileiro..valeu entao!
ResponderExcluirEm que lance o Vasco foi favorecido contra o São Caetano? Você poderia citar Anônimo(s)?
ResponderExcluirVascão 2011
Vascaínos, parem de ficar discutindo títulos com os torcedores do "MENOR DOS GRANDES".
ResponderExcluirNós (vascaínos)somos felizes, pois já comemoramos o TRIPLO de títulos que eles tem na vida, já ganhamos Libertadores, estamos na liderança do campeonato e somos os ATUAIS campeões da COPA DO BRASIL.
Já a torcida do MENOR DOS GRANDES está até hoje falando de Garrincha e esperando o mesmo ressucitar para dar-lhes algum titulozinho importante que seja...