Vamos dar um descanso nos pobres dos framenguistas, coadjuvantes e tricolores.
Essa matéria saiu anteontem no Lance! Boa discussão. E envolve muitos dos sócios e visitantes do Blog. Como o Xexéu, como o Eduardo, como o Fredera e como até o GB. Só não como o Mário, que mora no Rio, e o Léo, que mora na terrinha, mas é do Rio.
O que vocês acham? O Eduardo das Canetas, por exemplo: ele pode torcer pro Framengo ou tem obrigação de torcer pro Chapecoense? E o Xexa? Já imaginaram o Xexinha torcendo pelo São Paulo?
Cartas para redação.
Para ler a matéria é só passar a mão no Eduardo; digo, nas imagens.
Jonh Galliano torce para o Milan
ResponderExcluirPC, sempre defendi a ideia de que tal atitude é puro preconceito, além de uma brutal demonstração de provincianismo.
ResponderExcluirA maior torcida de futebol americano nos EUA é a do Dallas Cowboys, que têm torcedores espalhados por todo o país. Na Itália, Juve, Milan e Inter têm torcida espalhada pela bota. Principalmente no sul.
Essas campanhas são tentativas desorientadas, ensandecidas para atrair torcida para um time local, mas com a causação de constrangimento para aqueles que legitimamente torcem para quem quiser.
Não é um ato contra a torcida do Flamengo, como já escrevi aqui em ouotra oportunidade, mas contra todos aqueles que não torcem para clubes locais, os torcedores de clubes cariocas, são os maiores alvos, simplesmente porque são os clubes que mais concentram percentual de seus torcedores fora de sua cidade. Eu pergunto: quem é do Ceará deve torcer para um time cearense? Se a resposta for afirmativa, então se ele for de Sobral deverá torcer para o Guarani, e não para os times da capital.
E quanto aos estados desmembrados, como pode acontecer com o Pará e já aconteceu com Mato Grosso e Goiás? O torcedor "fiel" ao seu estado vai ter que mudar?
Acho a discussão descabida, e mais do que isso, garanto por empirismo que essas torcidas perseguidas tendem a aumentar. O feitiço do preconceituoso sempre se volta contra ele.
Abraços
Amigo Guima, eu nasci no Rio, precisamente no bairro de... Botafogo rsrs minha mulher e meus filhos são mineiros, já morei em outros lugares e provavelmente voltarei a fazê-lo. Para mim torcer para um clube, seja ele o Fla o Bota ou o Corinthians é uma questã que transcende o lugar de moradia ou nascimento.
ResponderExcluirPeço licença para citar o caso do Asura, um entusiasta botafoguense, nascido em Minas, morador em Brasília. O Botafogo (ou o clube que vocês pensarem) está muito além das linhas de um mapa.
Com ilustres e raras excessões, como o caso do Asura e de outros botafoguenses, isso é coisa de boiola vira-casaca mesmo. E tenho dito.
ResponderExcluirTambém não tenho nada contra.
ResponderExcluirMas que o poder de penetração do rádio e da TV influência, isso é fato.
Nada tenho contra. Antes do "fenônemo" Globo a maioria dos nordestinos que vinha para o Rio torcia pelo Glorioso. Era muito comum dizer que o Botafogo era time de porteiros. O Botafogo sempre teve forte penetração no nordeste. Em Minas e especialmente Juiz de Fora o Botafogo tinha muita penetração. Brasília nem se fala. Deve ser duro torcer pelo Brasiliense. A escolha tem que ser livre. Só discordo do caso Xexéu. Nosso Xexa tem que torcer pelo São Paulo. Tudo a ver com ele. Não tem nada a ver com o Framengo. O Botafogo até teve forte penetração em Cruzeiro. Mas foi por apenas duas noites. Quando estive lá.
ResponderExcluirCom relação a Itajaí eu não sei. Só o Eduardo pode dizer se o Botafogo tem forte penetração nessa aprazível cidade catarinense. Já em Bangu 1, a penetração do Botafogo vem de cima.
ResponderExcluirTem outra coisa, existe nesse movimento uma dose considerável de "malandragem". O torcedor do Sport diz que "nordestino tem que torcer para clube nordestino", é uma clara tentativa de arregimentar torcedores de estados do nordeste com futebol inferior ao pernambucano, como Piauí e Alagoas.
ResponderExcluirE se dissermos: "sudestino de coração passa o carnaval em sua região" ou "paulistano que é paulistano não vai para cidade de goiano", é mais ou menos assim, sob essa ideia de regionalismo clubístico está a ponta do perigoso iceberg do preconceito.
Eu dou mais valor ao torcedor de outro estado do que o próprio "local", aquele, torce acompanhando de longe, sem a presença física, sem o sentimento de torcer ao lado da sede ou da esquina do clube, torce com um desvelo que quase se aproxima da fé.
Por fim, claro que a presença da mídia vai afetar esses movimentos de torcida, mas isso já acontece até em relação ao futebol do exterior, tenho um amigo baiano, torcedor do Vitória, cujo filho é Barcelona. Direito dele e pronto!
boabgem.
ResponderExcluirNáo d[a pra torcer pelo Tupi, por exemplo, em Juiz de fora.
Ouy pelo guaratingueta no caso do Xexa...
Fabio Medici
Eu sou Botafogo mas aqui em Brasília eu sou Botafogo-DF.
ResponderExcluirAsura
Boa Asura.
ResponderExcluirNo RJ, sou Botafogo-RJ
Em SP, sou Botafogo-SP
Em BSB, sou Botafogo-DF
Na PB, sou Botafogo-PB
E não torço para mais nenhum clube...
Falou e disse Fred !!!
ResponderExcluirJá expliquei aqui mais de uma vez o que acontece aqui, no litoral de SC predominam as torcidas de times do Rio, agora com a vinda de muitas pessoas de outros estados a coisa está mais diversificada.
Um bom exemplo : a primeira vez que vi uma camisa do Palmeiras por aqui foi na época da Parmalat.
E aqui PC, tem sim muito torcedor do Botafogo, do Flu, mas a maioria mesmo é de Vasco e Flamengo.
Quando tem Flamengo e Vasco é normal o pessoal ver o jogo com os amigos, quem perde escuta pakas, mas faz parte.
Aquela faixa que tinha no estádio do At. Pr ontem da urubuzada, é um pessoal que junta rubro-negros de Itajaí,Blumenau,Brusque,Timbó,Baln. Camboriú,etc e aluga uns ônibus pra seguir os jogos em Floripa, e Curitiba.
ResponderExcluirMengão parado na esquina”
ResponderExcluir(MC Roba Cena)
Parado na esquina
O Mengão entra em campo
E a torcida agita
Agita vai
Agita, agita, agita, agita, agita, agita, agita
Agita, agita, agita, agita, agita, agita, agita
Agita, agita, agita, agita, agita, agita, agita
Sou MC Roba Cena
Esse é meu clima
Ronaldinho faz o gol e fica
Parado na esquina
Parado na esquina
Escoltando a torcida
Escoltando a torcida
Sou MC Roba Cena
Esse é meu clima
Ronaldinho faz o gol e fica
Parado na esquina
Parado na esquina
Leo Moura, Thiago Neves, o Deivid e o Willian
Até o Felipe no gol mandando
Parado na esquina
Parado na esquina
Parado na esquina
No passinho do Mengão
Não quero ninguém parado
A torcida toda
Com o braço cruzado
Sou MC Roba Cena e vou mandar na rima
O time todo do Mengão mandando
Parado na esquina
Parado na esquina
Parado na esquina
Ronaldinho faz o gol e fica
Parado na esquina
Parado na esquina
Parado na esquina
E eu quero mais que os outros times se explodão
fuiii
R10 DESTRUIDOR DE TIMECOS
R10 destruidor...
ResponderExcluirImagina se ele batesse penalti com direito a deixar o goleiro de bunda no chão, e a bola descaindo devagar rente ao travessão, em uma decisão de campeonato que valia um tetra para o adversário?
Alguém conhece o Abreu? Aquele que meteu no teu.
R10 no máximo vai ser comentarista ao lado do Galvão Bueno que nesta altura, já vai começar a dizer pra todo mundo que é amigo de infância de RRRRRRRRRRRRRRonaldiiiinho...
É um mundo à parte quando se vive com mais cores que o preto e o branco, não?
Caro Asura, no Rio eu sou flamengo, aqui em Minas eu sou flamengo, em Santa Catarina eu sou flamengo, pelo simples fato de não compreender um Flamengo seguido de RJ. Simplesmente Flamengo. Flamengo de todos os cantos. E antes que me espinafrem, acho que esse tipo de visão também domina vascaínos, tricolores e botafoguenses em relação a seus respectivos clubes, essa seria uma razão além da mídia para entender o gigantismo de suas torcidas para além das linhas do mapa.
ResponderExcluirHannat Arendt escreveu algo como: "o nacionalismo é a porta de entrada de todos os preconceitos". Em sua devida escala o mesmo ocorre com o bairrismo. Cada um torça para quem quiser.
Conhece o Abreu
ResponderExcluirTu é um mané
Abreu e dos urugay que coloca sunga no rabo e vc e o TIO PC batem palmas pra esse palhaço
do mesmo jeito que já bateram muitas pro R10 na seleção, Barça,agora vcs ficam se mordendo e enfiando a sunga no RABIBS DE raiva e recalque DEIXA O CARA
ESQUECE O MENGÃO
E seja feliz com o seu TIMECO
e vá no VAZIÃO ver os seus crakes,jogando um fute de prima kkk é triste torcer pra time pequeno!!!
Domingo tô fazendo a minha parte e vou incentivar o meu time
GANHANDO OU PERDENDO SOU MENGÃO.
R10 DESTRUIDOR DE TIMECOS
ResponderExcluirBotafogo fregues do MENGÃO
Vasco freguês do MENGÃO
Fluminense freguês do MENGÃO
ai arcoirizada pode
procurar aonde quiser
nenhum dos 3 leva vantagem sobre
o mengão em vitorias
Tai o que vcs queriam é triste torcer pra time pequeno!!!
CHUPA QUE É DE UVA
CALA A BOCA SHAMPOO
ResponderExcluirhttp://shoopashampoo.blogspot.com/2011/08/ditadura-o-brasil-e-logo-ali.html
ResponderExcluirDivulguem pessoal!
bela fase do futebol carioca.
ResponderExcluirVasco, Fla e Faisca classificados.
Fla, Vasco e Faisca entre os 5 primeiros do Brasileirao...
Ha tempos que o futebol carioca nao se mostra tao competitivo...
Fabio Medici
E é surpreendente a campanha do Vasco. Parabéns ao Ricardo e ao Dedé.
ResponderExcluirCaraca, eu nem comentei neste post e já chega ofensa para mim. Sou realmente muio amada. Agora eu só gostaria que os anônimos se identificassem, pois eu não quer ser comparados a eles. EU ASSINO TUDO O QUE EU DIGO, PORRA!
ResponderExcluirAh, e assino em baixo com os dizeres do Frederico.
Fala ai professa!!!
ResponderExcluirMe ocorreu uma duvida relacionada ao tema do post.
aqui do coletivo onde estou hospedado, sou considerado carioca? posso torcer para meu FRA tranquilo? e se eu for transferido para catanduvas, em que estatística vou se enquadrado?
Abs!!!
B1 'aguardando a tornozeleira para ir ao Nosso estadio provisório* no domingo para ver o R10 bagunçar a Bacalhoada de Tamanco!
* Engenhão - enquanto nosso Maraca esta em reforma para abrigar a Nassao.
PC,
ResponderExcluirEntendo que existe aí uma dose de reação a avalanche de FRAMENGO que a GROBO vem fazendo insistentemente.
Ninguém aguenta mais o dentuço, como se não houvessem outros times e assuntos no esporte brasileiro. Isso dá força e argumentos aos bairristas.
Isso passou dos limites. Só a FRAPRESS não percebe que o tiro está saindo pela culatra e provocando ainda mais aversão ao time do apito.
SDS
Haroldo-DF