Com a aposentadoria de Ronaldo, entra para a história a primeira geração dos ídolos sem pátria.
Ronaldo é um fenômeno: trata-se do primeiro jogador brasileiro a se consagrar no mundo sem ter tido importância em nenhum clube do seu país.
Um carioca que nunca brilhou no Maracanã. E que abriu caminho para a privatização do patriotismo.
A seleção brasileira era dele. Pelo menos ele acreditava nisso. Ficou claro na Copa da Alemanha, onde foi passear com Roberto Carlos, Ronaldinho, Cafu e seus companheiros ricos e entediados. Ronaldo pesava mais de 100 quilos, mas a culpa era da imprensa.
O Fenômeno, então apelidado por Bussunda de Fofômeno, se irritava com a invasão de privacidade. Queria curtir em paz seu spa de chuteiras, vestindo a camisa amarela imortalizada por Pelé.
A espiral de marketing e dinheiro inflacionou Ronaldo. Um grande velocista e bom finalizador virou mito – sem ter o talento de um Falcão, para citar um dos craques não canonizados pela propaganda.
Ronaldo é o símbolo de um tempo que consagra Cristiano Ronaldo, na fábrica de lendas desse medíocre e incensado futebol europeu.
Em 2002, o já ex-Fenômeno venceu uma batalha heróica contra uma contusão grave, se tornando um belo símbolo da conquista do penta. Mas não brilhou como Romário em 94, menos ainda como Pelé e Jairzinho em 70. A rigor, não jogou mais que Rivaldo, seu esquecido colega de time.
Mas o deus da propaganda escolheu Ronaldo para ser o Fenômeno. Foi esse o sobrenome usado por ele para apresentar-se à prostituta que, no final, era travesti. As coisas nem sempre são o que parecem.
Ronaldo parecia ser o bom moço, o exemplo para as crianças. Acreditou nesse script também. Topou ser quem não era.
Sem a gordura do marketing, o cara simples, bem-humorado e moleque (no bom sentido) talvez tivesse ido mais longe.
Mas sua despedida, sentado ao lado de um obscuro presidente do Corinthians, desfilando mágoas e ressentimentos, resume o caminho escolhido.
Um ídolo candidato a vítima. Perguntem a Pelé se isso é possível.
Não concordo, as ideias dele sobre futebol sempre foram ruins e seus livros fracos. Falar em fraco e aproveitando para colocar o dedo nas mazelas da Globo, que p.. é aquela do "torcedor Chico", eu fico constrangido por ele. Ô cara sem graça.
ResponderExcluirO Frederico está descontrolado, já na terça-feira. Imagina no domingo. É capaz de infartar antes. Calma Frederico. Isso é só futebol.
ResponderExcluirParece que no fundo é medo de descobrir a verdade: o flamengo é uma fraude da Rede Globo.
Agora, quando você diz que o "flamengo é importante para a integração nacional..." me faz lembrar da ditadura. A serviço da ditadura a Globo fabricou o flamengo e as novelas com esse objetivo. Para os mais novos vale a pena ver:
http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ
Abs
Pablo
Pablo, que descontrolado nada rsrs, essa frase foi uma citação do escritor José Lins do Rego e foi feita no final da década de quarenta, quando das discussões para a construção do Maracanã, foi bem antes de 64 e sob a égide da Constituição democràtica promulgada em 1946. Não procura pelo em ovo.
ResponderExcluirABS, Fred
PC, está tudo acertado. Apita fluxboavista o Péricles Bassols, da confiança do Alcides Antunes/UNIMED
ResponderExcluirFlaxBota apita Marcelo de Lima Henrique
Infelizmente não posso me identificar...
Mais um anônimo querendo desmerecer Fla e Flu, sabe porque ele não pode se identificar? Porque é um mentiroso e cagão.
ResponderExcluirO tal Frederico está mesmo descontrolado e deu pra ofender e agredir a todos no blog.
ResponderExcluirMetido a pseudo-intelectual não passa de um mulambo com medo de levar outro chocolate do Fogão.
Vai lá pro mulamberg destilar suas mágoas e traumas. Vaza mulambo.
Vira e mexe aparece essa questão do chororô. A mulambada pensa que agride com esse deboche mas na verdade fortalece ainda mais o Botafogo. Explico:
ResponderExcluirSe uma mentira repetida muitas vezes pode se transformar numa verdade, um deboche repetido muitas vezes acaba virando o feitiço contra o feiticeiro. O Botafogo é muito mais conhecido em nível mundial do que o flamengo e o deboche é que o Botafogo é "inexpressivo".
O Botafogo teve inúmeros craques que puseram o Brasil no mapa mundial do futebol. Já o flamengo não forneceu nenhuma base de time campeão, aliás cedeu menos jogadores do que o Botafogo na história das copas, mesmo com toda a pressão da flapress. E ainda assim debocham dizendo que os ídolos do Botafogo são do tempo em que se "amarrava cachorro com linguiça".
Pra não ficar muito extenso concluo com o Engenhão. O Botafogo se preparou para administrar o estádio mais moderno do país e o faz com maestria, mas lá vem o deboche: "Enchenão", blá, blá, blá...
Por fim, nos últimos 6 anos o Botafogo voltou a criar uma relação umbilical com seus jogadores, a ponto de ninguém querer sair, mesmo ganhando menos do que em outros clubes e quando sai chora dizendo que volta um dia.
No fundo, o deboche do "chororô" é mais uma demonstração de inveja de um clube e uma torcida que cativam tanto seus jogadores que estes são capazes de chorar por uma derrota injusta em frente às câmeras, em plena era do futebol mercenário.
Boa noite,
Pablo
Fredera: e se for confirmada escalação do Marcelo de Lima Henrique, conforme informação do nosso amigo anônimo? Vai pegar mal pacas para a Federação. Vou ficar de olho. Se Marcelo for "sorteado" vai pegar mal. A gente tenta evitar ver pelo em ovo, mas que é estranho, é. Por que o Guttemberg foi afastado e os juízes que prejudicam o Botafogo nunca são?
ResponderExcluirO que me entristece é essa histórinha generalizada de "metido a intelectual", escrevo de forma tão simples e direta, escrevo popularescamente e depois tem gente dizendo que faço citações complicadas, uso palavriado rebuscado.Sou do povo e escrevo para o povo rsrs. Pablo, vamos esquentar a chapa que tem jogo Domingo e aí vamos ver quem sacaneia quem. ABS, Fred
ResponderExcluirCaro PC, torço para o Marcelo L. Henrique não ser escalado, não quero de forma alguma uma justificativa para a derrota do Botafogo rsrsrs é isso aí amigo PC, um abração
ResponderExcluirPopularescamente falando, esse cara é um mala.
ResponderExcluirConfronto direto Botafogo X Flamengo década por década:
ResponderExcluirANOS 10 - Mais vitórias do FLA
ANOS 20 - Mais vitórias do FLA
ANOS 30 - Mais vitórias do BOTA
ANOS 40 - Mais vitórias do BOTA
Ao fim desta década ficaram empatados em número de vitórias
ANOS 50 - Mais vitórias do FLA
ANOS 60 - Mais vitórias do BOTA
Botafogo passa a frente do Flamengo
ANOS 70 - Mais vitórias do FLA
ANOS 80 - Mais vitórias do FLA
Flamengo passa o BOtafogo
ANOS 90 - Mais vitórias do FLA
ANOS 00 - Mais vitórias do FLA
Títulos Internacionais do Flamengo: 27
ResponderExcluirTítulos Internacionais do Botafogo:
21
FONTE: Wikipedia
E o kiko, anônimo?
ResponderExcluirSe retrospecto ganhasse jogo vocês não teriam sido humilhados pelo El Loco na última final.
Abs,
Alvinegro.
E o kiko, anônimo?
ResponderExcluirSe retrospecto ganhasse jogo vocês não teriam sido humilhados pelo El Loco na última final.
Abs,
Alvinegro.
O Oswald de Souza está frequentando o Blog?
ResponderExcluirEm respeito a aposentadoria do Ronaldo os travestis estão trabalhando a meio pau nesta semana.
ResponderExcluirXecaxeca
Nao concordo com o texto do Fiúza, o Ronaldo é um exemplo de maturidade e discernimento para os jovens desencaminhados deste País, que todos acompanhem a sua extraordinária decisão de renunciar, peremptoriamente, qualquer ligação com o Framengo.
ResponderExcluirSe a Globo, no Jornal Nacional, ao invés, de ficar mostrando as suas namoradas e repetindo imagens de gols e contusões, apresenta-se a sua declaraçao de desamor, renegando qualquer vínculo com a Coisa, existiriam razões suficientes para acreditar que gerações inteiras seriam beneficiadas pelo seu magnânimo e iluminado gesto.
Léo
Achei ruim o texto sobre o Ronaldo.
ResponderExcluir- Pra começar ele consagrou-se no Cruzeiro.
- Falar que ele é apenas um velocista e bom finalizador é subestimá-lo demais. É um dos maiores finalizadores da história do futebol e velocista nunca foi característica dele.
Porém, concordo que não é bom exemplo para as crianças, acredito também que ele é ingrato com o Cruzeiro e com o Flamengo. E que é um grande mercenário.