Amigos, amigas e tricolores: Ele voltou. O mais imparcial colunista do Brasil, de Moçambique e quiçá de Madureira, está de volta. Não tem pra Ronaldinho Gaúcho, não tem pra Thiago Neves: essa é a grande notícia do início de 2011. Não posso revelar as bases salariais. Apenas adianto que daria para contratar uns 3 Ronaldinhos Gaúcho.
Com vocês: JLF, o colunista que o Blog do PC revelou e o Brasil adotou.
"Encerrado o ano é hora de fazer um balanço do futebol carioca. Os últimos 5 anos foram, sem sombra de dúvidas, anos de total hegemonia do Botafogo no futebol carioca. Como esta é uma coluna séria, publicada no mais importante blog futebolístico da America do Sul, conhecido pelo seu rigor com a imparcialidade e a isenção, vamos aos números que documentam com sobras esta afirmação
De 2006 a 2010 foram disputadas 10 taças (5 taças Guanabara e 5 taças Rio). Nessas 10 finais de taça, o Botafogo esteve presente em 8 , o Flamengo em 4, o Madureira em 2, o América, o Resende, o Vasco, o Fluminense e a Cabofriense em uma cada. Dessas finais o Botafogo em 8 venceu 6, o Flamengo em 4 venceu 3, o Madureira em duas venceu uma e os outros foram meros coadjuvantes.
Fica claro, pois, a supremacia absoluta do alvinegro, com o Flamengo ligeiramente melhor que o Madureira. Lamentavelmente os demais não apresentaram futebol à altura das tradições do futebol carioca, que já contribuiu decisivamente para 3 títulos mundiais do Brasil em 58, 62 e 70, com jogadores como Garrincha, Didi, Gerson , Paulo Cesar Caju e outros.
Deste balanço sobrevém uma preocupação com a decadência de times outrora grandes como o América, o Vasco e o Fluminense e, por que não dizer, do valente Madureira do charmoso subúrbio carioca. Times que há anos não ganham nada, exceção, é claro, do Madura que venceu a Taça Rio de 2006, e que afundam suas torcidas no desespero.
Alguém sempre poderá dizer que o Fluminense venceu o Teixeirão 2010, assim como o Flamengo havia vencido o Teixeirão 2009 e o Vasco a série B do Teixeirinha 2009.
Bom, como já foi dito, esta é uma coluna séria que fala de esporte, de jogos disputados onde as torcidas torcem pelos seus times, onde ninguém comemora gol contra e onde goleiros se esforçam para pegar pênaltis. Logo, o Teixeirão não vale. Jogos de faz de conta, times de tradição apresentando em jogos ditos oficiais seus infanto-juvenis com o claro intuito de perder, jogadores derrotados confraternizando com adversários e comemorando a derrota; enfim a vergonha mais absoluta. Impróprio para crianças .
Dentro de duas semanas recomeça a temporada futebolística e é desejo desta coluna, e tenho certeza que do editor do Blog também, que o equílibrio seja restabelecido e outros times possam ombrear com o Botafogo e recolocar a disputa em pé de igualdade. Lamentavelmente não é o que parece estar acontecendo com as contratações até agora anunciadas. Talvez venha do interior do Estado alguma surpresa, porque senão a previsível manutenção da hegemonia de um mesmo time, presente em todas as últimas 7 finais, poderá começar a afastar o público dos estádios.
Vão começar nos comentários a choradeira, os lamentos, os murmúrios.
ResponderExcluirAinda bem que ele voltou.
ResponderExcluirMelhor contratação do Mengo.
Parabéns pela análise. Nem o PC conseguiria ser tão imparcial assim.
ResponderExcluirE esse hegemonia foi consolidada em 2010, com a conquista da Taça Guanabara, Taça Rio e Campeonato Carioca, ou seja, ganhou tudo que disputou no Rio, tudo mesmo! E não sei nem quem foi o vice, embora desconfie que foi o menguinho.
Vamos ver se esse ano aparece uma surpresa do interior pra dar um pouco mais de trabalho.
prezado amigo Alberto,detesto ter que corrigi-lo mas o vice foi o Botafogo porque ao ganhar as duas taças classificou-se duas vezes para a final que é onde se define campeão e vice.\O fato de não ter havido jogos da final não anula o fato que obrigatoriamente o campeão e o vice saem dos campeões das taças.Logo o Botafogo foi campeão e vice simultneamente
ResponderExcluirAndré
hahahahahahaha... Mata-me de rir!
ResponderExcluirPC, você e o JLF andam lendo muito livro de auto-ajuda.
Nao ficou pedra sobre pedra. Apito sobre apito. Beltrami sobre Lima Henrique. Magistral texto. Colocou tudo e todos no seu devido lugar.
ResponderExcluirLéo
Caro Alberto, o flamengo foi o primeiro bi-vice no mesmo dia da história desse país.
ResponderExcluirE a globo ficou tão puta da vida de ficar sem jogos - melhor dizendo circos- em dois domingos seguidos que esse ano eles não vão passar nenhum jogo do Botafogo na TV aberta...
Abs
Pablo
Feliz 2011 para todos.
ResponderExcluirdepois uma ótima temporada de chuva em São Pedro Da Aldeia, de volta a SP, ao trabalho e... rindo...
Hegemonia do Faísca?
boa. nem na década de 60, quando o PC fala dos monstros sagrados ( e realmente foram grandes craques), o Faísca conseguiu ganhar vários títulos.
abraços e ótima semana
fabio Medici
Teixeirinha!
ResponderExcluirKKKKKKKKKKKKKKKK