Com todo o meu respeito aos que pensam diferente, mas o editor deste Blog jamais trairá as suas origens - clubísticas e políticas. Voto junto com os jornalistas que ralam nas ruas, voto junto com os professores, voto junto com a maioria dos artistas (em especial Chico Buarque) e a maioria dos escritores e intelectuais, voto junto com o povo mais sofrido que agora está tendo oportunidades.
Até hoje não me manifestei politicamente por aqui, mas concordo plenamente com você. Retrocesso não! Meu domícílio eleitoral é o Rio, como não será possível ir até aí justificarei meu voto, mas se estivesse lá na 226 do Leme Tênis Clube, apertaria o 13. Infelizmente, sem grande empolgação, mas reconhecendo que apesar dos pesares do PT, o tucanato eu não engulo.
Tirando a combinação de cores do final do texto estamos juntos nessa. Também não morro de amores pela Dilma (não gosto de mulheres mandonas), mas a farsa da bolinha de papel encheu de vez o meu saco. Já tinha visto esse tipo de filme na época do Brizola. Parece aquela coisa de culpar a empregada. O governo do PT também não fez muito bem para a minha conta bancária, mas não voto em candidato de rico e de donos de grandes jornais.
Outra coisa que me encheu o saco foi aquela avalanche de e-mails acusando a Dilma, o Lula e o PT. Como se Serra, PSDB, DEM e cia fossem santinhos. Esqueceram a compra de votos da reeleição? Sou Paulo, mas não sou Preto.
Votar na Dilma, é entregar de vez a presidência para a ala radical e corrupta do PT. COm um detalhe: o Lula, pelo menos, é carismático e conseguiu impor alguma coisa. A DIlma? é o mesmo que colocar um Assitente de Marketing pra ser Presidente da empresa. Zero de experiência e sem carisma para segurar. QUanto a farsa da bolinha, e imagem é clara que algo, que não foi a bolinha de papel, atingiu a cabeça do Serra. Mas, independente de qualquer coisa, a postura do Lula no caso foi ridícula. Como ele teve outras 13.456 posturas ridículas ao longo da campanha. Não creio que o Brasil quebre com a Dilma, mas o "inchaço" das empresas públicas continuará. O Brasil tem funcionários públicos demais. E explodirá em incompetência e deficit nos próximos 6 anos. O bolsa família é bom? é. Aliás, foi o FHC quem começo oprograma, sob críticas ferozes do PT. Mas precisamos garantir que essas pessoas trabalhem para continuar com essa renda. O PT anula todos os avanços feitos no governo FHC. Parece até que as empresas voltaram a investir no país após o LUla. E não é verdade! A partir de 96, 97, quando as empresas perceberam no Plano Real um plano sólido, diferente de tantos outros, voltaram a investir. E não é papo de classe média que lê veja. É papo de quem conheceu dezenas de donos de farmácia e distribuidores do Rj, MG e ES, na época. Médicos se animaram em abrir novas clínicas e hospitais, ao invés de investir suas economias em aplicações financeiras. Realmente não consigo entender o voto em alguém tão sem experiência. Governar o Brasil sem ter sido Governandor, Senador ou Prefeito de uma grande capital é possível? Claro. Lula provou. Mas é um cara com uma inegável influência política e habilidade em falar às massas. Fala bobagem? Sim. Mas fala. Dilma? Que Deus tenha piedade... Bom voto. Ainda dá tempo de mudar o voto!!!! Fabio Medici.
Na mesma linha que o Fabio, caso eleita, tb acho que existirão problemas de governabilidade face a continuação de denúncias de casos de corrupção. Como diz o amigo Frederico, sou meio apocaliptico. Tira o vermelho PC...Rs.
Não adianta discurso de elite, Fábio. Meu coração na política é vermelho e o voto é 13. E a bolinha de papel foi uma farsa manjada sim. E antiga. Cobri política, amigo. Sei muito bem como as coisas funcionam. E sou PT. Sou de Esquerda.
DEsculpe amigo Léo, mas nessa estamos em posições diferentes. Corrupção sempre existiu e vai existir sempre. Não dá pra controlar o "guardinha da esquina". Essa de dizer que o PT inventou a corrupção não cola.
E a compra de votos, e o escândalo do metrô de São paulo, e o Paulo Preto, e o DEM... O Léo está pedindo para eu tirar o vermelho. Acho que vou tirar o vermelho do meu blog e botar no seu, Xexinha.
SEm chances de ingovernabilidade, meu querido Léo. Os tempos são outros. SE vierem com marcha de família e TFP, os caras pintadas vão reagir. Os universitários estão com o PT, os professores idem, o povo também. Ninguém dá papo para o que a Grande Mídia diz ou escreve. Ninguém lê os jornalistas amestrados. Ninguém dá bola para Lúcia Hipólito, Ricardo Noblat, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi e coisas do gênero. Eu disse e repito: COISAS.
PC, o PT não inventou a corrupção. As manchetes nos últimos anos do Governo Vargas eram de "Mar de Lama" pra pior. A questão é uqe o Lula inventou o descaso com as denúncias e com as comprovações. Não dá pra aceitar esse papo de que não sabia. Dolar na cueca talvez sempre tenha existido. Mas ao vivo, nunca tinha visto. E você, como Jornalista, deveria se preocupar e MUITO com os projetos de controle sobre os meios de comunicação. Esse é um dos grandes direitos que a democracia nos trouxe. E o PT quer acabar. simples... Fabio Medici. Elite, eu? de Anchieta pra Elite? Deus realmente é muito bom pra mim...
Amigo PC, jamais cometeria o desatino de afirmar que a corrupção atingiria níveis finlandeses no Brasil com qualquer partido, o que acredito, é que existirão novas denúncias, que somadas ao desenvolvimento processual das recentes, trarão um ambiente danoso para se governar, e o PT tem o péssimo hábito de levantar exatamente este perigoso discurso de divisão de classes quando isto ocorre. Mas, vamos ver, pode até ser que se eleita, nada disto ocorra, e a sensação de certeza sobre isto não passe de um péssima avaliação minha. Imagino que vc esteja tapando o nariz, como eu, para os aliados de ambos.
Fábio Médici (esse sobrenome sei não!!!): o Lula não inventou descaso framengo (sinônimo de porra - hehehehehe) nenhuma. Pra governar tem que compor. No primeiro governo precisou se juntar ao PTB e outras pragas pequenas. Fico imaginando até hoje um diálogo entre Lula e Zé Dirceu:
"Chefe: temos que compor com os pequenos pra poder governar."
"E o que é precizo faser, Zé?".
"Comprar votos que nem fez o Fernando Henrique e os outros".
"POrra, Zedirseu! Não me envouva niço".
E Zé Dirceu sai de fininho, não sem antes informar Lula por uma brechinha da porta da sala presidencial:
"Lula: só tem uma coisa que eu esqueci de dizer pra você: vamos negociar com o Roberto Jefferson..."
"Porra, seu filho da puta, vem cá, seu sacana... tá querendo me fuder...???).
No segundo governo teve que compor com a porra do PMDB que é governo desde Cabral. Ou se juntava ao PMDB e ganhava ou se juntava ao PDS, digo, Arena, digo, PFL, digo DEM e perdia.
Lula perdeu 2345 eleições (como diria o Gerson) porque não quis se juntar a ninguém. Não tomava banho, não escovava o dente, bebia cachaça para caralho e perdia. Depois que tomou banho, passou a usar Crest, fez uns crediário na José Silva e comprou uns ternos "maneros" e deixou de pagar almoço com vale-refeição, ganhou.
DEsculpem a falta de revisão. Tô correndo de um blog para outro, de um site pra outro, de um trabalho pra outro. Não deu ainda nem pra entrar no do Xexéu.
"democracia é passar mão na bunda do guarda" Já dizia uma camiseta do Planeta Diário, embrião do casseta & Planeta. Política é ainda mais polêmico do que futebol. Não adianta mostrar, por exemplo, todos os fatos que aponta para uma verdade: o Faísca é o menor dos grandes. Menos torcida, menos títulos no Brasil, menos títulos internacionais. O torcedor, coitado, sempre vai lembrar de Didi, Garrincha, Nilton Santos e mais alguns supercraques das décadas de 50 e 60. Mas porque ainda discutimos futebol com o torcedor do Faísca? Paixão pelo futebol´e pela discussão. Idem em relação a política... Maluf continua sendo eleito... Tiririca foi eleito... e por aí vai... Medici, esse nome, você conhece.
minha campanha já está na ag~encia. Imagine fotos "passando" pela tela com Itaipu, Ponte Rio-Niterói, percentuais, sinalizando o milagre econômico. A letra do jingle: é tempo do bom tempo/ que vai voltar/ obras importantes/ pra continuar honestidade é do povo a trabalhar num governo de quem faz tudo pra ganhar... ops pra saúde do povo melhorar
(voz grave em off) MEDICI, ESSE NOME VOCÊ CONHECE. (aparecem meus 3 filhos sorrindo) Clarinha - Como é que se faz pra medir um grande homem? Letícia e João, juntos - MEDICI DA CABEÇA AOS PÉS...
Sem chance, o Lula vai dar um jeito de se apropriar destas obras, até vejo ele dizendo que mudou o curso dos rios para que Itaipú funcionasse corretamente.
Essa música é linda, saudade das músicas mais antigas do boi garantido que era infinitamente melhor que as atuais, vou até ouvir algumas outras aqui ;p valeu pela lembrança PC ;}
PC, Estou com você nesta. Chega de mentiras. Precisa comparar. O Brasil melhorou muito com o Lula e o PT, a alegada falta de experiência da Dilma não cola. O que existe hoje é uma estrutura administrativa que está funcionando bem. É óbvio que pode melhorar, como tudo na vida, mas neste caso penso que é como em uma grande empresa, se o resultado é bom, para que vai se mudar o comando. Abaixo uma piada que tem a haver com a bolinha de papael. Um abraço.
Rui
Ventilador de teto
Um cidadão morreu e foi para o céu. Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões Celestiais, viu uma enorme parede com relógios atrás dele.
Ele perguntou: - O que são todos aqueles relógios?
São Pedro respondeu: - São Relógios da Mentira. Todo mundo na Terra tem um Relógio da Mentira.
Cada vez que Você mente, os ponteiros de seu relógio movem-se.
- Oh!! - exclamou o cidadão - De quem é aquele relógio ali?
- É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu.
- E aquele, é de quem?
- É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida.
Inclua meu nome aí entre os eleitores da Dilma. O que interessa é se os mais pobres estão levando uma vida melhor. Corrupção sempre, infelizmente, houve. A segunda eleição do FHC foi um escândalo (o Governo manteve a paridade com o dolar até ser eleito, depois o dolar se hipervalorizou o que levou a uma quebradeira enorme e ao enriquecimento de poucos - os amigos banqueiros e endinherados é claro). Sem falar em máfia de ambulâncias, mensalão mineiro (o verdadeiro inventor da mesada aos congressistas) do Azeredo,compra de votos para aprovação da reeleição, nomeação do genro para a direção da ANP (já pensou se o Luma bota lá um agregado numa agência reguladora), etc. Aliás, o Procurador Geral da República do FHC foi o mesmo durante os 8 anos de Governo que nunca nomeou o primeiro indicado na listra tríplice do Ministério Público (era sempre o conhecido engavetador geral Geraldo Brindeiro). Também estou com o Chico. Não gosto de quem gosta de tirar onda com os mais fracos. E viva a América do Sul e o nosso Glorioso. Abs, Guilherme
E tem mais, cá entre nós: é impressionante como a PM também está pagando bem. Agora há pouco fui até a padaria e vi um cabo da PM num Volkswagen Polo (identifiquei porque ele estava com o braço de fora). Dava carona para mais 3 pms. Deve estar ganhando muito bem. E não é o primeiro que vejo assim tão bem remunerado. É só passar perto dos quartéis da corporação. Alguns guardas municipais também estão sendo muito bem pagos. Esse negócio de Indústria da Multa dá dinheiro. E não foi o Lula que inventou.
Mas isso é papo pra outro post.
Vamos continuar jogando bloinha na cabeça dos serristas aqui do blog.
Falar de política é como ingerir um monte de merda e profanar outras. Consegue dar mais nojo que religião. Não odeio política, odeio políticos! Vou anular novamente como faço há três eleições. Não me acovardo, simplesmente que está aí não me agrada!
Nunca um grupo de políticos te agradará por completo, Rodrigo. A política é feita por seres humanos e estes são, por natureza, corrompíveis quando se combinam com aquela coisa chamada poder. É impossível haver governo sem corrupção. O que não se pode deixar de enxergar é um governo que tirou milhões da miséria. PC, gostei de sua atitude, mas podia ter deixado o fundo escarlatte até domingo... rs
Ana e demais amigos, amigas e tricolores do Blog: ia manter o fundo vermelho até domingo, mas foram muitos os pedidos para que eu voltasse à cor original. Principalmente por causa da mistura do fundo vermelho com o texto preto que não dá uma fusão boa. Só a Bainca Masello mandou uns 5432 e-mails. Por isso, o Blog volta a ser branco. Principalmente para manter a IMPARCIALIDADE que é maior característica do Blog.
PC, eu também já votei no PT. em 89, cheguei a participar do comício da candelária. Matei aula na Federal de Química pra ir. Já usei boton com a estrela e adesivo no Fusca do meu pai com LULA-LÁ. Mas... algumas pessoas evoluem.. risos... conforme evoluiu meu patrimônio, fui entendendo melhor a vida e votei 2 vezes no FHC. E não me arrependi. S E R R A ! Fora , DILMA Fabio Medici
Vocês estão vendo, né? O Fábio era pobre e votava no PT. Ficou rico e passou a votar no PSDB. A Dilma vai ganhar, eu vou pegar a Dutra, buscar o Fábio em casa e obrigar ele a passar uma semana ouvindo o Xexéu cantar aquela música do Village People.
Obrigado por reconhecer a imparcialidade do Blog, Ana.
"conforme evoluiu meu patrimônio, fui entendendo melhor a vida e votei 2 vezes no FHC. E não me arrependi." Mata-me de rir o xará do general. Será então que as pessoas de pouco patrimônio não entendem bem a vida? Com a palavra todos os grandes pensadores da humanidade que morreram pobres...
Companheiros da esquerda, estamos a caminho de um fim de ano perfeito: Dilma presidente e o Fluminense campeão brasileiro!
Estou tão feliz com essa perspectiva que vou perdoar os reacionários e alienados aqui presentes. Magnânimo e vitorioso, lembrarei que eles não sabem o que dizem nem o que fazem.
É uma felicidade para este Blog saber que, além de ser lido em Bangu 1, é lido também na Cinelândia, em Campinas, em Pelotas e nas boas perfumarias do ramo. Os tricolores são bem-vindos aqui. Dá um tom mais feminino ao Blog.
Brincadeirinha, Tião. Não faz beicinho tricolor. Foi só pra provocar vc que, no fundo no fundo, lá no seu interior, que conheço bem, sabe que vai ser vice do Botafogo.
E um favor: na próxima vez que escrever aqui no Blog, escreva de acordo com as NORMAS da ABNT.
Tião, liga pro PC, não! Homofobia é triste! Sou flamenguista, mas vou torcer para o tricolor ganhar. Vamos ter um final de ano perfeito. Pensando bem, fiz uma promessa ainda no primeiro turno: se a Dilma ganhar, namoro o PC. Gilson, o maior amigo do PC.
Ana, é brincadeira!!! Por favor, nãoi leve a sério. Levo tão a sério o contato com os pobres, que estabeleço uma meta de almoçar ou jantar com 8 pobres todo mês. E PAGO A CONTA! Amanhã, por xemplo, estão chegando 3 cunhados com seus filhos e agregados. Além de um saboroso café da manhã com pão de forma e margarina Doriana, caprichei na mortadela pra eles se sentirem em casa! Ah, e ao invés de coca-cola, tubaína XERETA. E, lógico, ao invés dos meus chilenos, vinho suave beeeeeeeeeeeem geladinho. caprichei, concorda? kkkkkk Fabio Medici, mais aliviado depois de um fechamento de vendas mais complicado que explicar a bolinha de papel na cabeça do Serra.
Nestas eleições, de certo modo o José Serra, que já foi considerado por muita gente boa, como um bom político representou como nunca um clima muito parecido com o que ocorreu para justificar a Ditadura. É claro que há de se respeitar as posições contrárias, mas é meio evidente que, com sua maneira de agir e aqueles envolvidos em sua campanha, o José Serra tem agido como representante da chamada direita, assentada num moralismo hipócrita, a dita direita reacíonária e feroz. Com respeito às opiniões, acredito que o governo atual, no qual a Dilma Roussef atua destacadamente tem feito grandes realizações por todos os brasileiros, proporcionando especialmente aos mais carente uma vida mais digna. E de certo modo democracia também é essa possibilidade de uma pessoa, pela vontade legítima da maioria, ascender ao poder e governar o país. Num processo eleitoral sem enganações, sem armações e discussões paralelas e secundárias de falso moralismo. Abç,
Muito bom saber que um cara como o PC vai votar na Dilma.
Eu votei na Marina Silva e agora, cada vez mais convicto, votarei na Dilma. Além de outros inúmeros motivos destaco que no meu segmento profissional (Contabilidade), notei enormes diferenças entre a administração PSDB/DEM (Serra é do DEM...) e PT/brasileiros. O diálogo com a sociedade é melhor e existe maior vontade política. Não vou aprofundar na questão, apenas vou mostrar uma situação. O Lula foi o 1º Presidente a prestigiar uma Convenção Contábil no país. O FHC foi na Convenção Contábil de Minas, mas como ex-presidente e cobrando R$ 150.000,00 pela sua palestra. Talvez por esse preço ele vá até na reunião de meu condomínio. Portanto, isso exemplifica o respeito que a turma do FHC tem pelo Brasil.
Por último, não me identifico com o Serra enquanto brasileiro. Falta criatividade, não sei como ele governaria sem a ajuda do FMI, César Maia, família Bornhausen, entre outros que estão felizmente sumidos do cenário nacional. Serra é falso, maquiavélico e até populista(vejam propostas para o 1º ano de um eventual mandato).
Apesar deste discurso todo em nome dos pobres para justificar a corrupção e a imensa lista de ilegalidades, e mesmo com o "patrão" em campanha por aqui, o resultado da enquete promovida pelo blog continua dando Serra na frente do atraso e do retrocesso, 50 A 49, neste momento.
Eu nao daria a eleiçao da Dilma como favas contadas, urna de eleição, cabeça de juiz e barriga de mulher, ninguém sabe o que vai lá dentro.
Léo: o resultado da enquete é mais uma prova da imparcialidade deste Blog. Aqui não se manipula nada. Isenção total.
Júnior, querido: não sou tão estudado, não sou tão culto. Mas a maior parte das minhas duas categorias, jornalistas e professores, ficou com o 13. Recebi muitos vídeos durante a campanha. Dos dois lados. Cada um com as sua argumentações. Se não tivesse outros motivos para votar no PT - o que faço historicamente, embora tenha votado no Plínio no primeiro turno -, a farsa da bolinha de papel teria sido essencial.
Bom lembrar de Cesar Maia e dos Bornhausens (anauê), Túlio. E ainda tem aquele baba-ovo do Agripino Maia. Jamais votaria em candidato apoiado por essa gente.
Ninguém justifica corrupção, apenas indica que a corrupção do PSDB: Sanguessugas; caso Paulo Preto; licitação viciada para o metrô; compra de votos para a reeleição de FHC; esquema fraudulento de privatização de empresas públicas; dentre outros sejam, todos estes casos de corrupção, TAMBÉM investigados e apurados.
Bom, assim eu como o PC, quer dizer..., eu, assim como o PC, voto Dilma. O governo Lula beneficiou muita gente das camadas mais humildes. Como disse a Ana Tavares, o Lula tirou muita gente da miséria. Precisamos acabar com essa 'guerra social', com esse ódio que o pessoal do "morro" sente da galera do "asfalto". Isso só vai ser possível na medida em que eles tiveram esperança de uma vida melhor, se eles tiverem oportunidades de verdade. Não adianta esse pensamento tacanho do PSDB de privilegiar a elite e o operário que se dane. E aí, tome de cerca elétrica, guarita, rootweiler, carro blindado, todo mundo encastelado nas suas mansões, nos seus super-condomínios... Fingindo que ali é um pedacinho da Suíça, tentando esquecer que tem milhões na miséria do lado de fora dos muros, passando fome. Não, isso tem que acabar. E o Lula provou que não precisa muita coisa, não. Basta querer. Quem conhece comunidade, sabe. Se o cara té empregado, se a esposa tá empregada, se o filho tá estudando (esperança de dias melhores), se ele consegue comprar suas coisas no supermercado, beber sua cervejinha, ir à praia... Sim, o cidadão humilde tem uma sensação de felicidade. E foi só isso que o Lula fez. Melhorou um pouco as condições dos menos privilegiados. Essa é a força do Lula. Distribuiu um pouco a renda. E é sso que mata a elite de raiva, pois o precedente foi aberto e os governos futuros, queiram ou não, vão ter que seguir masi ou menos por ali. Essa é a herança do Lula. E a elite falar em corrupção é piada, né? Mais corrupção do que tinha nos tempos da ditadura (herança nefasta que infesta o setor público até hoje), e no governo do FHC (devidamente abafada pela Globo e pela Veja), impossível. O José Dirceu, comparado ao Serra e ao FHC, é santo.
Vamos votar amanhã e torcer para que o povo não permita um retrocesso. Infelizmente, o preconceito é grande e ouço muita gente dizendo que não vai votar na Dilma em função de boatos covardes que foram veiculados na internet. Lamentavelmente, a sociedade evolui, mas esse é um processo bem lento.
Vascão, 2010 e teclando 13 sem medo de ser feliz!!!
Também isto é interessante no blog do PC. Na torcida pelo futebol a turma se alinha de um jeito, quando o negócio é política passa a ter um novo alinhamento de opiniões, formam-se novas turmas.
Até hoje não me manifestei politicamente por aqui, mas concordo plenamente com você. Retrocesso não! Meu domícílio eleitoral é o Rio, como não será possível ir até aí justificarei meu voto, mas se estivesse lá na 226 do Leme Tênis Clube, apertaria o 13. Infelizmente, sem grande empolgação, mas reconhecendo que apesar dos pesares do PT, o tucanato eu não engulo.
ResponderExcluirSaudações vermelhas... e pretas.
Tirando a combinação de cores do final do texto estamos juntos nessa. Também não morro de amores pela Dilma (não gosto de mulheres mandonas), mas a farsa da bolinha de papel encheu de vez o meu saco. Já tinha visto esse tipo de filme na época do Brizola. Parece aquela coisa de culpar a empregada. O governo do PT também não fez muito bem para a minha conta bancária, mas não voto em candidato de rico e de donos de grandes jornais.
ResponderExcluirOutra coisa que me encheu o saco foi aquela avalanche de e-mails acusando a Dilma, o Lula e o PT. Como se Serra, PSDB, DEM e cia fossem santinhos. Esqueceram a compra de votos da reeleição?
ResponderExcluirSou Paulo, mas não sou Preto.
Eu sou é Flamengo.
ResponderExcluirSe posicione politicamente, Xexa. Não corra perigo. Você nunca sabe o que vem por trás de certas coisas.
ResponderExcluirNão dava para colocar somente o Loco Abreu com a 13? Este vermelho remete a outras coisas...
ResponderExcluirLéo
Não dava para colocar somente o Loco Abreu com a 13? Este vermelho remete a outras coisas...
ResponderExcluirLéo
Votar na Dilma, é entregar de vez a presidência para a ala radical e corrupta do PT.
ResponderExcluirCOm um detalhe: o Lula, pelo menos, é carismático e conseguiu impor alguma coisa.
A DIlma?
é o mesmo que colocar um Assitente de Marketing pra ser Presidente da empresa. Zero de experiência e sem carisma para segurar.
QUanto a farsa da bolinha, e imagem é clara que algo, que não foi a bolinha de papel, atingiu a cabeça do Serra.
Mas, independente de qualquer coisa, a postura do Lula no caso foi ridícula. Como ele teve outras 13.456 posturas ridículas ao longo da campanha.
Não creio que o Brasil quebre com a Dilma, mas o "inchaço" das empresas públicas continuará.
O Brasil tem funcionários públicos demais. E explodirá em incompetência e deficit nos próximos 6 anos.
O bolsa família é bom? é. Aliás, foi o FHC quem começo oprograma, sob críticas ferozes do PT.
Mas precisamos garantir que essas pessoas trabalhem para continuar com essa renda.
O PT anula todos os avanços feitos no governo FHC. Parece até que as empresas voltaram a investir no país após o LUla. E não é verdade!
A partir de 96, 97, quando as empresas perceberam no Plano Real um plano sólido, diferente de tantos outros, voltaram a investir.
E não é papo de classe média que lê veja.
É papo de quem conheceu dezenas de donos de farmácia e distribuidores do Rj, MG e ES, na época. Médicos se animaram em abrir novas clínicas e hospitais, ao invés de investir suas economias em aplicações financeiras.
Realmente não consigo entender o voto em alguém tão sem experiência.
Governar o Brasil sem ter sido Governandor, Senador ou Prefeito de uma grande capital é possível? Claro. Lula provou.
Mas é um cara com uma inegável influência política e habilidade em falar às massas. Fala bobagem? Sim. Mas fala.
Dilma?
Que Deus tenha piedade...
Bom voto. Ainda dá tempo de mudar o voto!!!!
Fabio Medici.
Na mesma linha que o Fabio, caso eleita, tb acho que existirão problemas de governabilidade face a continuação de denúncias de casos de corrupção. Como diz o amigo Frederico, sou meio apocaliptico. Tira o vermelho PC...Rs.
ResponderExcluirLéo
Não adianta discurso de elite, Fábio. Meu coração na política é vermelho e o voto é 13. E a bolinha de papel foi uma farsa manjada sim. E antiga. Cobri política, amigo. Sei muito bem como as coisas funcionam.
ResponderExcluirE sou PT. Sou de Esquerda.
Pronto. Assumi (no bom sentido).
DEsculpe amigo Léo, mas nessa estamos em posições diferentes. Corrupção sempre existiu e vai existir sempre. Não dá pra controlar o "guardinha da esquina". Essa de dizer que o PT inventou a corrupção não cola.
ResponderExcluireNGRAÇADO pc VC DA MAIS importancia a uma bolinha de papel, do que o mensalão,o cuecão, o meião, etc etc etc.
ResponderExcluirE a compra de votos, e o escândalo do metrô de São paulo, e o Paulo Preto, e o DEM...
ResponderExcluirO Léo está pedindo para eu tirar o vermelho. Acho que vou tirar o vermelho do meu blog e botar no seu, Xexinha.
SEm chances de ingovernabilidade, meu querido Léo. Os tempos são outros. SE vierem com marcha de família e TFP, os caras pintadas vão reagir. Os universitários estão com o PT, os professores idem, o povo também. Ninguém dá papo para o que a Grande Mídia diz ou escreve. Ninguém lê os jornalistas amestrados. Ninguém dá bola para Lúcia Hipólito, Ricardo Noblat, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi e coisas do gênero. Eu disse e repito: COISAS.
ResponderExcluirDomingo é 13.
E pau no Xexa.
PC,
ResponderExcluiro PT não inventou a corrupção.
As manchetes nos últimos anos do Governo Vargas eram de "Mar de Lama" pra pior.
A questão é uqe o Lula inventou o descaso com as denúncias e com as comprovações.
Não dá pra aceitar esse papo de que não sabia.
Dolar na cueca talvez sempre tenha existido. Mas ao vivo, nunca tinha visto.
E você, como Jornalista, deveria se preocupar e MUITO com os projetos de controle sobre os meios de comunicação.
Esse é um dos grandes direitos que a democracia nos trouxe. E o PT quer acabar.
simples...
Fabio Medici. Elite, eu? de Anchieta pra Elite? Deus realmente é muito bom pra mim...
Amigo PC, jamais cometeria o desatino de afirmar que a corrupção atingiria níveis finlandeses no Brasil com qualquer partido, o que acredito, é que existirão novas denúncias, que somadas ao desenvolvimento processual das recentes, trarão um ambiente danoso para se governar, e o PT tem o péssimo hábito de levantar exatamente este perigoso discurso de divisão de classes quando isto ocorre. Mas, vamos ver, pode até ser que se eleita, nada disto ocorra, e a sensação de certeza sobre isto não passe de um péssima avaliação minha. Imagino que vc esteja tapando o nariz, como eu, para os aliados de ambos.
ResponderExcluirSaudações democráticas e alvinegras,
Léo
E o Xexa se posicionou. E o blog tá incendiado...rs rs. Viva a democracia.
ResponderExcluirLéo
Fábio Médici (esse sobrenome sei não!!!): o Lula não inventou descaso framengo (sinônimo de porra - hehehehehe) nenhuma. Pra governar tem que compor. No primeiro governo precisou se juntar ao PTB e outras pragas pequenas. Fico imaginando até hoje um diálogo entre Lula e Zé Dirceu:
ResponderExcluir"Chefe: temos que compor com os pequenos pra poder governar."
"E o que é precizo faser, Zé?".
"Comprar votos que nem fez o Fernando Henrique e os outros".
"POrra, Zedirseu! Não me envouva niço".
E Zé Dirceu sai de fininho, não sem antes informar Lula por uma brechinha da porta da sala presidencial:
"Lula: só tem uma coisa que eu esqueci de dizer pra você: vamos negociar com o Roberto Jefferson..."
"Porra, seu filho da puta, vem cá, seu sacana... tá querendo me fuder...???).
No segundo governo teve que compor com a porra do PMDB que é governo desde Cabral. Ou se juntava ao PMDB e ganhava ou se juntava ao PDS, digo, Arena, digo, PFL, digo DEM e perdia.
Lula perdeu 2345 eleições (como diria o Gerson) porque não quis se juntar a ninguém. Não tomava banho, não escovava o dente, bebia cachaça para caralho e perdia. Depois que tomou banho, passou a usar Crest, fez uns crediário na José Silva e comprou uns ternos "maneros" e deixou de pagar almoço com vale-refeição, ganhou.
É 13, porra!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDEsculpem a falta de revisão. Tô correndo de um blog para outro, de um site pra outro, de um trabalho pra outro. Não deu ainda nem pra entrar no do Xexéu.
ResponderExcluir"democracia é passar mão na bunda do guarda" Já dizia uma camiseta do Planeta Diário, embrião do casseta & Planeta.
ResponderExcluirPolítica é ainda mais polêmico do que futebol.
Não adianta mostrar, por exemplo, todos os fatos que aponta para uma verdade: o Faísca é o menor dos grandes. Menos torcida, menos títulos no Brasil, menos títulos internacionais.
O torcedor, coitado, sempre vai lembrar de Didi, Garrincha, Nilton Santos e mais alguns supercraques das décadas de 50 e 60.
Mas porque ainda discutimos futebol com o torcedor do Faísca?
Paixão pelo futebol´e pela discussão.
Idem em relação a política...
Maluf continua sendo eleito...
Tiririca foi eleito...
e por aí vai...
Medici, esse nome, você conhece.
Mata-me de rir com a última frase.
ResponderExcluirMostrei o novo layout do blog a um amigo português, e ele está achando que trata-se de um fanático benfiquista que mora no Brasil.
ResponderExcluirLéo
hehehehe
ResponderExcluirMata-me de rir.
Ou essa porra esquenta de vez ou me mudo pra Sibéria.
minha campanha já está na ag~encia.
ResponderExcluirImagine fotos "passando" pela tela com Itaipu, Ponte Rio-Niterói, percentuais, sinalizando o milagre econômico.
A letra do jingle:
é tempo do bom tempo/
que vai voltar/
obras importantes/
pra continuar
honestidade
é do povo
a trabalhar
num governo de quem faz tudo pra ganhar... ops
pra saúde do povo melhorar
(voz grave em off)
MEDICI, ESSE NOME VOCÊ CONHECE.
(aparecem meus 3 filhos sorrindo)
Clarinha - Como é que se faz pra medir um grande homem?
Letícia e João, juntos - MEDICI DA CABEÇA AOS PÉS...
kkkkk
ResponderExcluirComo diria Caê: "Gargalhadas gerais".
Sem chance, o Lula vai dar um jeito de se apropriar destas obras, até vejo ele dizendo que mudou o curso dos rios para que Itaipú funcionasse corretamente.
ResponderExcluirLéo
Paulo, coloque o texto em qualquer outra cor, menos Preto.
ResponderExcluirAh, não posso deixar de te cumprimentar pelo belo texto da conversa entre Lula e Zé Dirceu.
ResponderExcluirEstou quase adivinhando quem é o presidente.
PC deveria mudar o nome do blog para blog do PT.
ResponderExcluirEssa música é linda, saudade das músicas mais antigas do boi garantido que era infinitamente melhor que as atuais, vou até ouvir algumas outras aqui ;p valeu pela lembrança PC ;}
ResponderExcluirPC,
ResponderExcluirEstou com você nesta. Chega de mentiras. Precisa comparar. O Brasil melhorou muito com o Lula e o PT, a alegada falta de experiência da Dilma não cola. O que existe hoje é uma estrutura administrativa que está funcionando bem. É óbvio que pode melhorar, como tudo na vida, mas neste caso penso que é como em uma grande empresa, se o resultado é bom, para que vai se mudar o comando. Abaixo uma piada que tem a haver com a bolinha de papael. Um abraço.
Rui
Ventilador de teto
Um cidadão morreu e foi para o céu. Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões Celestiais, viu uma enorme parede com relógios atrás dele.
Ele perguntou: - O que são todos aqueles relógios?
São Pedro respondeu: - São Relógios da Mentira. Todo mundo na Terra tem um Relógio da Mentira.
Cada vez que Você mente, os ponteiros de seu relógio movem-se.
- Oh!! - exclamou o cidadão - De quem é aquele relógio ali?
- É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu.
- E aquele, é de quem?
- É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida.
- E o Relógio do Serra, também está aqui?
- Ah! O do Serra está na minha sala.
- Ué - espantou-se o cidadão, - por quê?
E São Pedro, rindo, respondeu:
- Estou usando como ventilador de teto.
Boa, Rui. Estou morrendo de rir aqui. Obrigado, Wander. E quem diria que o Xexa vota nos ricos!!!
ResponderExcluirPC,
ResponderExcluirInclua meu nome aí entre os eleitores da Dilma. O que interessa é se os mais pobres estão levando uma vida melhor. Corrupção sempre, infelizmente, houve. A segunda eleição do FHC foi um escândalo (o Governo manteve a paridade com o dolar até ser eleito, depois o dolar se hipervalorizou o que levou a uma quebradeira enorme e ao enriquecimento de poucos - os amigos banqueiros e endinherados é claro).
Sem falar em máfia de ambulâncias, mensalão mineiro (o verdadeiro inventor da mesada aos congressistas) do Azeredo,compra de votos para aprovação da reeleição, nomeação do genro para a direção da ANP (já pensou se o Luma bota lá um agregado numa agência reguladora), etc.
Aliás, o Procurador Geral da República do FHC foi o mesmo durante os 8 anos de Governo que nunca nomeou o primeiro indicado na listra tríplice do Ministério Público (era sempre o conhecido engavetador geral Geraldo Brindeiro).
Também estou com o Chico. Não gosto de quem gosta de tirar onda com os mais fracos.
E viva a América do Sul e o nosso Glorioso.
Abs,
Guilherme
Grande PC! Embelezou o blog, irritou a direita furiosa.Parabéns, meu camarada.
ResponderExcluirGilson
Valeu Guilherme, valeu Gilson. É a dupla GG aqui no Blog.
ResponderExcluirE tem mais, cá entre nós: é impressionante como a PM também está pagando bem. Agora há pouco fui até a padaria e vi um cabo da PM num Volkswagen Polo (identifiquei porque ele estava com o braço de fora). Dava carona para mais 3 pms. Deve estar ganhando muito bem. E não é o primeiro que vejo assim tão bem remunerado. É só passar perto dos quartéis da corporação. Alguns guardas municipais também estão sendo muito bem pagos. Esse negócio de Indústria da Multa dá dinheiro. E não foi o Lula que inventou.
ResponderExcluirMas isso é papo pra outro post.
Vamos continuar jogando bloinha na cabeça dos serristas aqui do blog.
"bloinha" não, pô; BOLINHA.
ResponderExcluirFalar de política é como ingerir um monte de merda e profanar outras. Consegue dar mais nojo que religião. Não odeio política, odeio políticos! Vou anular novamente como faço há três eleições. Não me acovardo, simplesmente que está aí não me agrada!
ResponderExcluirNunca um grupo de políticos te agradará por completo, Rodrigo. A política é feita por seres humanos e estes são, por natureza, corrompíveis quando se combinam com aquela coisa chamada poder. É impossível haver governo sem corrupção. O que não se pode deixar de enxergar é um governo que tirou milhões da miséria. PC, gostei de sua atitude, mas podia ter deixado o fundo escarlatte até domingo... rs
ResponderExcluirAna e demais amigos, amigas e tricolores do Blog: ia manter o fundo vermelho até domingo, mas foram muitos os pedidos para que eu voltasse à cor original. Principalmente por causa da mistura do fundo vermelho com o texto preto que não dá uma fusão boa. Só a Bainca Masello mandou uns 5432 e-mails. Por isso, o Blog volta a ser branco. Principalmente para manter a IMPARCIALIDADE que é maior característica do Blog.
ResponderExcluirPC,
ResponderExcluireu também já votei no PT.
em 89, cheguei a participar do comício da candelária. Matei aula na Federal de Química pra ir.
Já usei boton com a estrela e adesivo no Fusca do meu pai com LULA-LÁ.
Mas... algumas pessoas evoluem.. risos...
conforme evoluiu meu patrimônio, fui entendendo melhor a vida e votei 2 vezes no FHC. E não me arrependi.
S E R R A !
Fora , DILMA
Fabio Medici
PC, sua imparcialidade político-esportiva mata-me de rir... kkkkk
ResponderExcluirVocês estão vendo, né? O Fábio era pobre e votava no PT. Ficou rico e passou a votar no PSDB. A Dilma vai ganhar, eu vou pegar a Dutra, buscar o Fábio em casa e obrigar ele a passar uma semana ouvindo o Xexéu cantar aquela música do Village People.
ResponderExcluirObrigado por reconhecer a imparcialidade do Blog, Ana.
Eu sei que ja perdi mais voto no Serra.
ResponderExcluir"conforme evoluiu meu patrimônio, fui entendendo melhor a vida e votei 2 vezes no FHC. E não me arrependi." Mata-me de rir o xará do general. Será então que as pessoas de pouco patrimônio não entendem bem a vida? Com a palavra todos os grandes pensadores da humanidade que morreram pobres...
ResponderExcluirO Lula nunca ve nada, nem a serra que cortou o dedo dele ele viu.
ResponderExcluirPolitico eu era fã do Brizolla.
ResponderExcluirCompanheiros da esquerda, estamos a caminho de um fim de ano perfeito: Dilma presidente e o Fluminense campeão brasileiro!
ResponderExcluirEstou tão feliz com essa perspectiva que vou perdoar os reacionários e alienados aqui presentes. Magnânimo e vitorioso, lembrarei que eles não sabem o que dizem nem o que fazem.
Olê, olê, olê, olá, Dilmaaaaaaaa, Concaaaaaaaa!!!
É uma felicidade para este Blog saber que, além de ser lido em Bangu 1, é lido também na Cinelândia, em Campinas, em Pelotas e nas boas perfumarias do ramo. Os tricolores são bem-vindos aqui. Dá um tom mais feminino ao Blog.
ResponderExcluirBrincadeirinha, Tião. Não faz beicinho tricolor. Foi só pra provocar vc que, no fundo no fundo, lá no seu interior, que conheço bem, sabe que vai ser vice do Botafogo.
ResponderExcluirE um favor: na próxima vez que escrever aqui no Blog, escreva de acordo com as NORMAS da ABNT.
Tião, liga pro PC, não! Homofobia é triste! Sou flamenguista, mas vou torcer para o tricolor ganhar. Vamos ter um final de ano perfeito. Pensando bem, fiz uma promessa ainda no primeiro turno: se a Dilma ganhar, namoro o PC.
ResponderExcluirGilson, o maior amigo do PC.
Ana,
ResponderExcluiré brincadeira!!!
Por favor, nãoi leve a sério. Levo tão a sério o contato com os pobres, que estabeleço uma meta de almoçar ou jantar com 8 pobres todo mês. E PAGO A CONTA!
Amanhã, por xemplo, estão chegando 3 cunhados com seus filhos e agregados.
Além de um saboroso café da manhã com pão de forma e margarina Doriana, caprichei na mortadela pra eles se sentirem em casa!
Ah, e ao invés de coca-cola, tubaína XERETA. E, lógico, ao invés dos meus chilenos, vinho suave beeeeeeeeeeeem geladinho.
caprichei, concorda?
kkkkkk
Fabio Medici, mais aliviado depois de um fechamento de vendas mais complicado que explicar a bolinha de papel na cabeça do Serra.
PC, PM ganhando bem?!?!?!
ResponderExcluirPega, que é miliciano!!!
Xexa sabe das coisas! "Tamo" junto. Mesmo sabendo da derrota, tbm voto 45!
Nestas eleições, de certo modo o José Serra, que já foi considerado por muita gente boa, como um bom político representou como nunca um clima muito parecido com o que ocorreu para justificar a Ditadura. É claro que há de se respeitar as posições contrárias, mas é meio evidente que, com sua maneira de agir e aqueles envolvidos em sua campanha, o José Serra tem agido como representante da chamada direita, assentada num moralismo hipócrita, a dita direita reacíonária e feroz.
ResponderExcluirCom respeito às opiniões, acredito que o governo atual, no qual a Dilma Roussef atua destacadamente tem feito grandes realizações por todos os brasileiros, proporcionando especialmente aos mais carente uma vida mais digna. E de certo modo democracia também é essa possibilidade de uma pessoa, pela vontade legítima da maioria, ascender ao poder e governar o país. Num processo eleitoral sem enganações, sem armações e discussões paralelas e secundárias de falso moralismo.
Abç,
Jeremias.
Muito bom saber que um cara como o PC vai votar na Dilma.
ResponderExcluirEu votei na Marina Silva e agora, cada vez mais convicto, votarei na Dilma. Além de outros inúmeros motivos destaco que no meu segmento profissional (Contabilidade), notei enormes diferenças entre a administração PSDB/DEM (Serra é do DEM...) e PT/brasileiros. O diálogo com a sociedade é melhor e existe maior vontade política. Não vou aprofundar na questão, apenas vou mostrar uma situação. O Lula foi o 1º Presidente a prestigiar uma Convenção Contábil no país. O FHC foi na Convenção Contábil de Minas, mas como ex-presidente e cobrando R$ 150.000,00 pela sua palestra. Talvez por esse preço ele vá até na reunião de meu condomínio. Portanto, isso exemplifica o respeito que a turma do FHC tem pelo Brasil.
Por último, não me identifico com o Serra enquanto brasileiro. Falta criatividade, não sei como ele governaria sem a ajuda do FMI, César Maia, família Bornhausen, entre outros que estão felizmente sumidos do cenário nacional. Serra é falso, maquiavélico e até populista(vejam propostas para o 1º ano de um eventual mandato).
Abraço
Túlio Macedo
Poxa PC perdeu uns pontinhos com migo ! como um botafoguense estudado culto vota no PT ????
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=-Wx-jdq4__M
tá ai o pq de nao votar na DILMA do PT, qualquer flamenguista entenderia entaum assistam !
Apesar deste discurso todo em nome dos pobres para justificar a corrupção e a imensa lista de ilegalidades, e mesmo com o "patrão" em campanha por aqui, o resultado da enquete promovida pelo blog continua dando Serra na frente do atraso e do retrocesso, 50 A 49, neste momento.
ResponderExcluirEu nao daria a eleiçao da Dilma como favas contadas, urna de eleição, cabeça de juiz e barriga de mulher, ninguém sabe o que vai lá dentro.
Léo(em campanha verde, cor da Carlsberg)
Sobre corrupção:
ResponderExcluirEntre Cacciolas e Erenices, fico com a segunda opção.
É melhor ter a Globo na posição de fiscalizadora feroz do que na assessoria de imprensa do Presidente. É melhor para o Brasil.
Abs
Pablo
Toda unanimidade é burra !!!
ResponderExcluiro lula tem 80% de aprovação no brasil (faço parte dos 20), entaum:
UNANIMIDADE = BURRICE
BRASILEIRO = BURRICE
simples
Este debate parece jogo do Vasco, tá dando sono.
ResponderExcluirLéo
Léo: o resultado da enquete é mais uma prova da imparcialidade deste Blog. Aqui não se manipula nada. Isenção total.
ResponderExcluirJúnior, querido: não sou tão estudado, não sou tão culto. Mas a maior parte das minhas duas categorias, jornalistas e professores, ficou com o 13. Recebi muitos vídeos durante a campanha. Dos dois lados. Cada um com as sua argumentações. Se não tivesse outros motivos para votar no PT - o que faço historicamente, embora tenha votado no Plínio no primeiro turno -, a farsa da bolinha de papel teria sido essencial.
Ridículo.
abs
pc
Bom lembrar de Cesar Maia e dos Bornhausens (anauê), Túlio. E ainda tem aquele baba-ovo do Agripino Maia. Jamais votaria em candidato apoiado por essa gente.
ResponderExcluirNinguém justifica corrupção, apenas indica que a corrupção do PSDB:
ResponderExcluirSanguessugas;
caso Paulo Preto;
licitação viciada para o metrô; compra de votos para a reeleição de FHC;
esquema fraudulento de privatização de empresas públicas;
dentre outros sejam, todos estes casos de corrupção, TAMBÉM investigados e apurados.
Apenas para marcar posição: Serra!
ResponderExcluirNem tanto por ele, mas pela Dilma.
concordo MARIO....
ResponderExcluirPra deixar claro votei no PLINO! o mais sincero e preparo!
Bom, assim eu como o PC, quer dizer..., eu, assim como o PC, voto Dilma.
ResponderExcluirO governo Lula beneficiou muita gente das camadas mais humildes. Como disse a Ana Tavares, o Lula tirou muita gente da miséria. Precisamos acabar com essa 'guerra social', com esse ódio que o pessoal do "morro" sente da galera do "asfalto". Isso só vai ser possível na medida em que eles tiveram esperança de uma vida melhor, se eles tiverem oportunidades de verdade.
Não adianta esse pensamento tacanho do PSDB de privilegiar a elite e o operário que se dane. E aí, tome de cerca elétrica, guarita, rootweiler, carro blindado, todo mundo encastelado nas suas mansões, nos seus super-condomínios... Fingindo que ali é um pedacinho da Suíça, tentando esquecer que tem milhões na miséria do lado de fora dos muros, passando fome.
Não, isso tem que acabar.
E o Lula provou que não precisa muita coisa, não. Basta querer. Quem conhece comunidade, sabe. Se o cara té empregado, se a esposa tá empregada, se o filho tá estudando (esperança de dias melhores), se ele consegue comprar suas coisas no supermercado, beber sua cervejinha, ir à praia...
Sim, o cidadão humilde tem uma sensação de felicidade. E foi só isso que o Lula fez. Melhorou um pouco as condições dos menos privilegiados.
Essa é a força do Lula. Distribuiu um pouco a renda. E é sso que mata a elite de raiva, pois o precedente foi aberto e os governos futuros, queiram ou não, vão ter que seguir masi ou menos por ali. Essa é a herança do Lula.
E a elite falar em corrupção é piada, né? Mais corrupção do que tinha nos tempos da ditadura (herança nefasta que infesta o setor público até hoje), e no governo do FHC (devidamente abafada pela Globo e pela Veja), impossível. O José Dirceu, comparado ao Serra e ao FHC, é santo.
Vamos votar amanhã e torcer para que o povo não permita um retrocesso. Infelizmente, o preconceito é grande e ouço muita gente dizendo que não vai votar na Dilma em função de boatos covardes que foram veiculados na internet.
Lamentavelmente, a sociedade evolui, mas esse é um processo bem lento.
Vascão, 2010 e teclando 13 sem medo de ser feliz!!!
Também isto é interessante no blog do PC. Na torcida pelo futebol a turma se alinha de um jeito, quando o negócio é política passa a ter um novo alinhamento de opiniões, formam-se novas turmas.
ResponderExcluirUm a mais
E tirando a primeira linha, concordo com tudo o que o Vascão 2013 escreveu.
ResponderExcluirBacana a sua observação Um a mais. E o mais bacana ainda é que todo mundo fica alinhado atrás do Xexéu.
E linha com muito cerol.
ResponderExcluirVascão 2010, sacanagem falar dos rootweiler.
ResponderExcluirA minha Hannah é um doce.
Pode chegar aqui em casa a hora que você quiser e será bem recebido por ela!
Por falar nisso também parece que o Xexeu já tomou a posição dele.
ResponderExcluirUm a mais.