terça-feira, 22 de junho de 2010

Alguém acredita que a FIFA vá punir o Dunga?

Os jornais de hoje falam de uma suposta punição ao Dunga por causa dos xingamentos aos "coleguinhas". Separei as manchetes do Extra, Meia Hora e O Dia.

Esse negócio de enfrentar a imprensa não dá certo., Lembra daquele ano que fizeram isso? No fim, todo mundo botou o "gaio" dentro e só dois ou três se ferraram. Um deles, salvo engano meu, foi aquele goleiro Renato, que jogou no Atlético e depois no Framengo. Os mais velhos, como o SRN, podem lembrar.

17 comentários:

santos disse...

Acabo de ouvir na Band News FM que a FIFA rejeitou qualquer punição ao técnico brasileiro.
E aos poucos os fatos vão aparecendo. O clima estava realmente quente entre a Comissão técnica (leia-se, Dunga) e a Rede Globo.
Segundo a Folha, estava sendo costurada entre a equipe da Globo e o Ricardo Teixeira (tinha que ter o Teixeira na história) uma entrevista exclusiva para o Fantástico com três jogadores da Seleção, entre eles, o Luís Fabiano. Aquelas coisas que sempre rolam, né? Ninguém tem acesso aos atletas, mas aí sempre rola uma exclusiva para a Rede Globo. Afinal todos são iguais, mas a Globo é mais igual ainda. Pois bem, quando a coisa chegou aos ouvidos do Dunga, melou. Ele disse taxativamente que não teria exclusiva para ninguém.
Então, o Escobar, provavelmente, estava putinho nas calças e debochando, sim. O quê não também dá o direito ao Dunga de ser escroto daquele jeito. Como diriam meus avós, "aí, ele perdeu as razão".
Bem fez o Parreira que, tão ou mais perseguido do que o Dunga, em 94 foi lá, ganhou a Copa, deixou os caras do "Apito Fatal" putos, mas na hora da entrevista foi elegante e dividiu o título com todo mundo, não espinafrou ninguém.
É isso aí, elegância não faz mal a ninguém. E concordo com o PC, não dá para brigar com a a imprensa, até porque ela sempre fala por último.

Vascão 2010, direto de Joanesburgo

eduardo schiefler disse...

Viu PC, nÃo diretamente sobre o Dunga, mas sobre tua profissão e a de vários colegas que acompanham teu blog; fico curioso por saber tua opinião e a dos colegas sobre a manchete do jornal francês L'equipe, pessoalmente achei grosseiro, estampar palavrões daquele escalão na primeira capa de um jornal conhecido mundialmente. Nada contra expor o que foi dito, mas acho apenas que essas frases deveriam estar inseridas na matéria sobre o assunto.

PC Guimarães disse...

Falo sobre isso na coluna, Edu.

PC Guimarães disse...

Na nota "E pensar que merda já foi palavrão".

eduardo schiefler disse...

Se fosse um jornal daqui PC, tu achas que a situação seria muito diferente ?!

Anônimo disse...

não creio que tenha sido correto o jornal francês colocar todos os palavrões na 1a página. Tenho 3 filhos e me esforço bastante para tentar criá-los sem esse hábito.
EM relação ao Dunga, Eduardo, nessas horas lembro que me formei em Jornalismo e tive vários professores excelentes entre 92 e 97, o PC foi um deles. Destacaria, ainda, Ana Gaio... Eles me ensinaram a narrar o fato, sem emitir opinião. Opinião é para o colunista. NOs programas como "Mesa Redonda", ok, a broca é livre.
Hoje, é normal os jornalistas misturarem as coisas...
Não creio que o Escobar estivesse zombando do Dunga. Acredito na história de que ele estava falando ao celular com o Tadeu Schimidt. Aí entra um erro: falar ao celular durante uma entrevista coletiva é uma tremenda falta de educação.
A reação do Dunga foi ridícula. Ele representa o país, é técnico de uma seleção que tem obrigação de chegar entre as 4 SEMPRE. Porque tem os melhores jogadores e ponto final.
Bons jogadores nascem no Brasil a cada minuto (vide Fahel, Mazolinha, SOmália, Leandro Guerreiro, Pimpão, Titi, certo PC?)
Que o Dunga recebe uma saraivada de críticas desde que assumiu, isso é certo. Mesmo tendo ganho a Copa América, Confederações, tendo classificado o Brasil com antecedência (o que não acontecia desde 81, ganho da Argentina 3 vezes por 3 gols, gfoleado Itália e Portugal, ganho da Inglaterra lá, etc., etc., Não sou fã do Dunga ou do time que ele montou, mas vejo grandes semelhanças entre o time brasileiro de 94 e esse:
- o grande craque não está bem (Kaká hoje RAÍ em 94);
- joga com 3 cabeças de área;
- tem uma zaga sólida (mesmo que tenha falhado, Juan e Lúcio jogam muito);
- um grande goleiro (Taffarel foi excelente nas copas que disputou)
- joga pelo resultado.
Sigo confiando que o Brsail chegará na final. E não acredito que o estilo do Dunga mudará.
Essa guerra contra a imprensa continuará. Até porque a maioria dos jornalistas faz perguntas cretinas.
Só para ilustrar: o Corinthians tinha acabado de ser eliminado no Paulista e o boneco dispara "Mano, o que tirar de positivo desta eliminação?"
Ou o cara vai entrar aos 44 do 2o tempo, o time perdendo de 4 a 0 e o boneco dispara "e aí, Mamute, dá pra virar o jogo? O que o técnico pediu?"
a CBF deve pedir mais calma ao Dunga, sim. Deve tentar "cavar" uma exclusiva, mas não creio que algo vá mudar...
abs
Fabio Medici

Felipe Maynard disse...

O cara é um escroto, mal educado, grosseiro.
Mas tá engraçado vê-lo enquadrando a Globo, deixando-a com o mesmo material que a RedeTV tem disponível para uma pauta. Pelo menos não tem Ana Maria Braga e Louro José fazendo reportagem da editoria de comportamento dentro da concentração, nem link ao vivo com Faustão.

Anônimo disse...

A imprensa ridiculariza o Dunga a muito tempo. E ontem postei aqui um link com esta questão das entrevistas exclusivas que a Globo tanto deseja, e que foram inúmeras na Copa de 2006, recordemos que a seleção estava hospedada no mesmo hotel que muitos jornalistas, todos da Globo e deu no que deu aquela bagunça.

Verdade que o Dunga acha que a seleção é somente dele, e percebe-se isto ao escondê-la de todos, existe um exagero nisto, por outro lado a imprensa tende a achar que a opinião dela é a opinião dos torcedores, e já deu para verificar que a premissa é falsa, a maior parte dos torcedores está com o técnico grosseirão.

O ingrediente principal da querela é a questão comercial, ele está dando o mesmo tratamento, neste caso, sem privilégio algum a todos os canais de imprensa. E vou repetir, não deve ser fácil ouvir gozações sobre tudo e até sobre a filha em rede nacional, ele esperou a hora certa para dar o troco.

Ontem o Andre Rizek escreveu no blog dele que o Maradona estava dando exemplo neste mundial, levando alegria a todos com o seu jeito, a finalidade era criticar o Dunga e defender o seu amigo Escobar, ora bolas, imagino se o Dunga fizesse como o Maradona fez, escolhendo nas coletivas quem "nao" poderia realizar perguntas e no momento da classificação mandou toda a imprensa "chupar".

A Globo não tem o controle da situação desta vez e está criando um ambiente escroto para a seleção, que não vai dar certo, pq a torcida está a favor do técnico, e vai ter jornalista marcado, digo, queimado nesta história perante a audiência.

Léo

eduardo schiefler disse...

Viu Fábio, concordo com tua opinião sobre as semelhanças deste time com o de 94, apenas discordo da parte do craque, que era pra mim o Romário e não o Raí.
Felipe, sobre a Globo, eu pessoalmente avito à todo custo ver jogos nela, aqui no escritório infelizmente não tenho como fugir.
Viu Léo, também concordo em parte contigo, mas penso que uma pessoa que se expõe à um cargo como este, não pode sair fazendo o que ele fez.
E lembrando que na Itália ele já deu algumas intrevistas exclusivas, e pode ser um chute, mas como o Prandelli já saiu da Fiorentina para ser o novo treinador da Itália, e ele já foi jogador da Fiorentina, creio que ele vá ser o treinador deles depois da copa.

Anônimo disse...

Eduardo,
o craqque na visão do Parreira.
Pra mim e pra todo o resto do mundo foi o Romário.
Mas o Parreira insistiu no Raí até o 2o jogo...
depois, viu que não tinha jeito...
Mas o craque da COpa foi o Romário, que eu sempre digo que foi um dos melhores que vi jogar...
Ninguém fez o gol parecer tão fácil quanto o baixinho do final da década de 80 até os anos 00...
Fabio Medici

eduardo schiefler disse...

Dai concordo contigo Fábio !!

Anônimo disse...

Globo negociou entrevistas com Ricardo Teixeira, mas Dunga vetou

http://copadomundo.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/22/globo-negociou-entrevistas-com-ricardo-teixeira-mas-dunga-vetou.jhtm

PC, aqui tem o conteúdo do que os coleguinhas ouviram da boquinha, do bobo da corte, Escobar falando ao telefone.

PC Guimarães disse...

A Folha, do mesmo grupo, também publica hoje matéria parecida. mas acho que estão aproveitando a rejeição que a Globo tem diante de certos públicos para desviar a questão. Lula também trata mal outros repórteres. E a briga dele com o Cícero Melo, da ESPN? Cícero não foi à Copa por causa do Dunga. A emissora quis evitar constrangimentos. E isso é sacanagem com o profissional.

Anônimo disse...

A verdade é que é sempre bom ver a Globo se fudendo... Mas que o Dunga é um tremendo babaca não há dúvida... Estou só assitindo de camarote o final dessa história...

SRN

Anônimo disse...

PC, infelizmente "jornalismo" esportivo (com aspas mesmo, pra mim isso não é jornalismo) é assim mesmo. Se o cara vai cobrir o Vasco e o Romário não gosta dele, não fala com ele, o cara dança. Se tem moral, vai cobrir outro time. Se é foca, dança e chamam outro. Por outro lado, se o cara é amigo, se é 'peixe' da estrela, se consegue acessar o Romário no celular, o cartaz do repórter cresce.
Puxei exemplo das antigas porque o Vasco não tem ninguém mais que sirva de exemplo.
Ninguém protege o profissional que trabalha direito. Caras sérios como o Kfouri, Cajuru (com exageros), Paulinho, são escanteados.
Ficam com os melhores cargos, os Casagrasndes e Falcões da vida, que não tem opinião. Ou melhor até tem: a mesma do órgão em que trabalham.

Vascão 2010

Anônimo disse...

SRN:

Isto tem duas formas de terminar: se o Brasil for campeão, será apesar dele, se não for, será culpa dele. Simples.

PC:

Se fizeram isto com o Cícero Melo, é uma puta sacanagem, mas a culpa não é do Dunga, é do patrão dele que ficou com medo, pq o repórter não fez igual ao Escobar, foi para cima dele.

Léo

santos disse...

Ser repórter esportivo é uma merda. Fiz curso de jorn. esportivo com a Mariana Becker (ela era a professora) e ela me contou alguns causos da profissão. Certa vez, ela marcou uma entrevista com o Edmundo em São Januário. Ele chegou cerca de 2 horas atrasado. Quando chegou, foi logo dizendo que tinha que passar na sala do Eurico. Foi, saiu uma hora depois, puto (sabe-se lá o motivo), passou por ela, disse um palavrão e foi embora. E ela pode ficar puta? Não, pois se uma estrela, como o Edmundo para de falar com ela, quem se ferra é ela.
E o que acontece? Ela vai entrevistar o Odvan? Não, ela tem que ligar pro cara e pedir nova entrevista. Por essas e outras histórias é que digo pra vocês: evitem jornalismo esportivo. Você tem que lidar com situações escrotas como essa direto.

Vascão 2010