segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O nome dele é Marcelo de Lima Henrique - 7

Está lá no blog do Biscoito Fino. E o colega nem botafoguense é; é atleticano.

http://idelberavelar.com/
Marcelo de Lima Henrique, o sr. dormiu bem à noite?

Eu já havia preparado links e anotações para um post sobre a judicialização do debate jornalístico no Brasil, dada a decisão da Revista Veja de processar o Luis Nassif. Nos domingos, em geral, dedico a tarde e a noite ao trabalho acadêmico, reservando um par de horas na madrugada para o post da segunda. Como já estava preparado o post, fui fazer uma das coisas que mais gosto: ver um bom jogo de futebol. Era a final da Taça Guanabara, entre Botafogo e Flamengo.

O Maracanã é, sim, o grande templo do futebol – que me desculpem os paulistas. A Taça Guanabara é o que chamamos, em outros estados, “primeiro turno”. Mas tem um charme e uma tradição incomparáveis. Esquentei uma carninha, abri uma Dos Equis Amber e fui ver a partida. Maraca lotado, jogo aberto, bonito: um sonho para qualquer fã de futebol.

Mais uma vez senti vergonha de ser brasileiro. O que foi feito com o Botafogo ontem no Maracanã é uma dessas coisas que, em qualquer país sério, terminaria na delegacia de polícia ou na barra dos tribunais. Há 18 anos acompanho basquete universitário e profissional, futebol americano universitário e profissional. Tenho meus times (Universidade da Carolina do Norte, New Orleans Hornets, New Orleans Saints, além de ter algum carinho pelo Carolina Panthers, clube que vi nascer). Nunca, em 18 anos, presenciei espetáculos grotescos de arbitragem como os que acontecem no Brasil quase todas as semanas.

Faço questão de escrever este post porque não faltam leitores que apontam “choro de perdedor” cada vez que assinalo os incontáveis roubos de arbitragem de que o Atlético-MG foi vítima ao longo dos anos. Pois bem, agora não foi com o meu time. Botafogo, Vasco, Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Corinthians: para mim dá tudo na mesma. Sou Galo, sinto simpatia pelos times do sul, especialmente pelo Inter, e tenho lá um cantinho de amor pela Ponte Preta e pelo Vitória-BA. Desta vez, eu só queria ver um bom jogo. Que vencesse o melhor.

O pênalti marcado em favor do Flamengo, quando o Botafogo vencia por 1 x 0, é daqueles que teriam que ser marcados 20 vezes por jogo. Não pode segurar a camisa do adversário ao subir para cabecear? Perfeito. Que se apite 20 pênaltis por jogo então. Eu não teria problema com isso. Um outro critério, que uns poucos juízes honestos utilizam, é marcar esse tipo de pênalti quando o atacante estiver sendo impedido de fazer a jogada. Não era o caso, já que não havia nenhum perigo de gol. Mas, claro, a camisa sendo agarrada era rubro-negra. Não é preciso dizer que a mesma jogada aconteceu pelo menos 5 vezes do outro lado, sem que se marcasse nada.

Esqueçam o pênalti. Que eu saiba, existe uma regra no futebol que determina que, numa bola recuada intencionalmente com os pés para o goleiro, este não pode segurá-la com as mãos, sob pena de tiro livre indireto na área – a não ser, claro, que o jogador que fizer o recuo se chame Léo Moura e vista uma camisa rubro-negra. O cartão vermelho para Zé Carlos e o cartão amarelo para Lúcio Flávio, do Botafogo, aconteceram por quê mesmo? Uma cotovelada no adversário, em geral, é jogada para cartão vermelho – a não ser, claro, que o autor se chame Souza e vista uma camisa rubro-negra, e a vítima for um goleiro uruguaio (aliás, a xenofobia dos árbitros brasileiros é outro tema que mereceria longa discussão; Valdivia que o diga). Eu poderia listar outros exemplos.

Um árbitro que permanecerá inomeado uma vez me disse: “Idelber, se você quer prejudicar uma equipe, não espere as jogadas decisivas na área. Trave-a no meio-campo”. Assistam o VT da partida e vejam essa regra em ação. O pior é que ela não foi suficiente. O juiz roubou no meio-campo e roubou na área. O Botafogo foi imensamente superior ao Flamengo? Não, não foi. Poderia ter perdido na bola? Poderia. Desequilibrou-se emocionalmente a partir de um certo momento? Sem dúvida. Mas nada justifica a bandidagem. O impressionante no Brasil é que mesmo os melhores e mais honestos cronistas observam essas coisas e acham tudo normal. Não deve ser coincidência que, nos campeonatos cariocas, o time sistematicamente roubado seja justo aquele que é (ou era) dirigido por um ser humano íntegro, não cúmplice dos bandidos da Federação de Futebol do Estado do Rio – ainda que, nas competições nacionais, e especialmente contra mineiros e gaúchos, essa mesma equipe seja auxiliada pelas arbitragens.

Alguém em sã consciência é capaz de dizer que o pênalti que sofreu Tinga, do Internacional, no jogo contra o Corinthians que poderia ter decidido o Brasileirão de 2005, não teria sido marcado caso a sua camisa vermelha tivesse um par de listras horizontais negras? É frustrante, porque os flamenguistas (e, em menor medida, os corinthianos) já se acostumaram a ganhar dessa forma. Mesmo gente instruída e sensata se recusa a discutir o tema, não entendendo que o futebol brasileiro é um patrimônio do país, destruído e pisoteado cada vez que isso acontece. O problema transcende o esporte. É um roubo contra o consumidor, numa esfera que movimenta muito dinheiro e tem enorme significação simbólica para o Brasil, dentro e fora de suas fronteiras. Cada rubro-negro que repete "é choro de perdedor" quando acontecem esses escândalos, me desculpe, é um cúmplice do crime organizado.

Esta semana, chegou a notícia de que a Nike assinou um contrato de patrocínio com a seleção francesa por um valor cinco vezes maior que aquele destinado à seleção brasileira. Eu pergunto: em qual bolsa de apostas da galáxia a seleção francesa vale cinco vezes mais que a brasileira? Ou será que o valor oficial não é o efetivamente pago à CBF? Aliás, eu entendo que o Banco do Brasil patrocine a seleção de voleibol. Trata-se da seleção brasileira de vôlei. Alguém poderia me explicar porque a Petrobras, uma empresa estatal sem concorrência no país, patrocina o Flamengo?

9 comentários:

Rafael Bz disse...

Já venho deixando o futebol de lado tem algum tempo.
Emocionante é ver um jogo onde apenas os jogadores e a comissão técnica vencem!
Sem ajuda de juíz e sei lá o que...

Anônimo disse...

belas palavras... mais não deixa de ser "Choro de Perdedor".

Grandes Abraços!




Gabriel Barros
Flameguista e Bi-Campeão da TG

PC Guimarães disse...

Quem sabe um dia o Flamengo consiga ganhar um jogo do Botafogo de forma inconstestável; apenas na bola. Sem lances duvidosos.

Anônimo disse...

parabéns! o seu comentário sobre o jogo esta totalmente certo. é uma pena que a globo seja manipulada a tal ponto que ao invés de relatar o que de fato se passou, proteja o flamengo do jeito que fez. Não entendo o que leva um arbitro decente a fazer o que ele fez. Depois do jogo senti nojo e vergonha da situaçao e um amor incalculável pelo meu time. jogaram com raça, garra e força de vontade.

Quem sabe um dia o Flamengo ganhe do botafogo de forma correta,apresentando um belo futebol.

PC Guimarães disse...

Quem sabe! Nas duas últimas decis~es não aconteceu isso. Mas eles não assumem. Gostam de ganhar de forma pelo menos duvidosa.

Anônimo disse...

Bom.. Oke vc viu TODOS VIMOS! Um Roubo, Um Absurdo uma garfada novamente em cima do Botafogo!
Ano passado foi bem parecido é o custume dos Rubro Negros ficarem comemorando titulos garfados..!
Sem mais
Obs: Gostei MUITO do seu Post

PC Guimarães disse...

Obrigado pela visita, Talaita. Falar em títulos rubro-negros, alguém se lembra de alguma final de campeonato em que o Flamengo tenha sido prejudicado pelos juízes?

Independente® disse...

Parabéns pelo seu post! É lamentável que o futebol do Rio de Janeiro seja tão pequeno em sua mentalidade, e em seus meios e procedimentos. Campeão? É fácil fabricar. Providenciem um árbitro tendencioso que tudo se resolve. Quantos Marcelos, quantos Beltramis (árbitro da final do estadual de 2007 que conseguiu além de anular um gol legítimo expulsar Dodô num mesmo Flamengo e Botafogo), quantos Albertos vão acabar com a alegria do futebol e com a magia do esporte?

Saudações Alvinegras tanto aqui como na maravilhosa Minas Gerais

PC Guimarães disse...

Obrigado pela visita e pelas palavras, amigo. O Flamengo que aguarde. Mas quero ganhar na bola, sem roubalheira.