sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Editorial: Respeitem o Botafogo


Você, com certeza, já ouviu falar de Garrincha, Didi, Nilton Santos, Jairzinho, Afonsinho, Heleno de Freitas, Amarildo, Zagallo, Gerson e muitos ... muitos outros que fizeram a história do futebol brasileiro. E de André Luiz Valentin? Você já ouviu falar desse sujeito? Agora vai ouvir. O cara quer aparecer e está sendo de uma inabilidade extrema. Qual é a desse cidadão? Já não basta o que estão fazendo com o Botafogo e seus torcedores? Querem proibir os botafoguenses de reclamar. Querem proibir os botafoguenses de ter emoção. Querem proibir os botafoguenses de olhar para o futuro. O que esse cidadão quer? Impedir que Castillo, Túlio, Cuca e outros profissionais exerçam o seu direito de trabalhar? O que acontece dentro de campo morre dentro de campo. Daqui a pouco, esses mesmos jogadores estarão se encontrando nos restaurantes e boates da vida e se entendendo.

Mas o botafoguense está proibido de protestar. Torcedores do Flamengo e parte da Imprensa interessada em faturar com a grande torcida flamenguista ridicularizam o Botafogo, seus jogadores, seus dirigentes, seu técnico e, principalmente, sua TORCIDA. Torcedores do Flamengo e parte da Imprensa são os donos da verdade. Depois não querem que a gente fale em complô, em perseguição, em conspiração.

No jogo contra o Vasco, Fábio Luciano empurra o beque vascaino e o juiz não marca falta. O mesmo Fábio Luciano passa todo o jogo reclamando do juiz e não recebe cartão. Ele joga no Flamengo e o clube chega à final sem nenhum jogador suspenso. No início do jogo do Botafogo contra o Flamengo, Leo Moura atrasada a bola para o Bruno e o juiz ignora a infração. No final do primeiro tempo, Léo Moura cava uma falta na entrada da área e o juiz marca. Até Arnaldo César Coelho reconheceu isso na Globo. Souza dá um soco no goleiro Castillo antes do fatídico pênalti e o juiz não adverte, finge que não vê. No empurra-empurra tradicional dentro da área, o juiz opta por um pênalti pró Flamengo, expulsa Zé Carlos, que impedia a principal jogada do Flamengo, e dá um cartão amarelo para o capitão do Botafogo. Pouco depois, Jorge Henrique é empurrado na entrada da área do Flamengo, o juiz ignora. Na sequência da jogada, Lúcio Flávio faz uma falta digna de cartão e é expulso.

A bandeirinha que posou pelada na revista inventa dois impedimentos e prejudica o Botafogo, e os botafoguenses são chorões; a mesma dupla (Djalma Bertrami e Hilton Moutinho) que inventou impedimento do Dodô contra o Flamengo, ignora um claro impedimento do Marcão do Fluminense naquele jogo de 2006, que desclassifica o Botafogo. E os botafoguenses são chorões, não podem reclamar. No Brasileiro, o beque bota as duas pernas nas costas do Jorge Henrique e o Botafogo não pode reclamar. Fora os outros erros ao longo do campeonato. Até o conhecido flamenguista Renato Maurício Prado publicou na sua coluna: "Está estranho!".

Na dúvida, é sempre contra o Botafogo ou pró-outros clubes, pró-Flamengo. Foi assim no domingo, foi assim no falso impedimento do Dodô no ano passado, foi assim na expulsão do Marcelo do Madureira na decisão da Taça GB do ano passado, foi assim na última quarta-feira no gol anulado dos peruanos. São apenas coincidências, né? Não existe no futebol interesses econômicos em jogo.

Para essa gente jogadores, dirigentes, técnicos e, principalmente (INSISTO), Torcedores do Botafogo são um bando de babacas, chorões, que não têm direito de espernear. As brincadeiras, gozações e zoadas se encerram nas mesas dos bares. Mas prejudicar profissionais pelo que aconteceu dentro de campo é crueldade. Se o desconhecido procurador quer aparecer, que arranje uma forma mais digna e séria. Gostaria de saber a idade dele. Onde ele estava quando se torturava e se matava nesse país? O que ele fazia? Qual a reação dele?

Luiz Mendes costuma dizer: "A regra contra o Botafogo é sempre mais regra".

Respeitem o Botafogo. Respeitem os torcedores do Botafogo.

E agora? O que vão falar da atitude do Souza? E se no próximo Botafogo e Flamengo, o Túlio der uma porrada no Souza? Vão dizer o quê? Que o Botafogo não sabe controlar os nervos? Que não sabe perder. Que o Túlio é um marginal?

Como diria a minha avó desalmada: "Pimenta no fiofó dos outros é refresco!".

É meu caro amigo Renato Maurício Prado: Realmente está muito estranho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tio Paulinho
Essa é uma crônica de um amigo meu, que pretendia fazer uma reclamação ao jornal " O Globo" após a comentada e lamentável atitude do Souza. Num daqueles almoços de domingo, te dou o contato dele.Aí vai:
A cena patética e infeliz estampada na
primeira página do
Globo, retrata a irresponsabilidade, ausência de
profissionalismo e
respeito, de um pseudo "profissional"
da arte da bola.
Não podemos esperar que o Souza tenha a percepção e
a sensibilidade para captar as consequências de sua grosseira e infantil
atitude, muito própria dos campos de várzea ou do aterro do flamengo.
Esperamos que pessoas
ligadas ao Flamengo, portadoras de maior
discernimento e
entendimento,possam orientar este rapaz, que vêm se
protagonizando por agressões físicas e morais à colegas de profissão e a
torcedores que
contribuem para seu exorbitante e exagerado salário.
Até admitimos que ele lance mão de artifícios para sobressair e aparecer,
já que não será por sua qualidade ou capacidade profissional que alcançará
êxito nesta
empreitada.
Reflitamos se algum craque do passado
como: Nilton Santos, Garrincha, Pelé, Tostão, Gérson, Zico, Falcão ou
Roberto Dinamite agiram em algum momento com tamanha imbecilidade.
O
que nos conforta é ter a certeza que jogadores assim, não representam nada
e que num curto espaço de tempo, ninguém mais se lembrará deste nome.
A rivalidade entre os clubes sempre existiu e sempre existirá, mas que
se mantenha no patamar do amor, da torcida ao seu clube e que não tenha a
contribuição dos profissionais para que a violência e a insensatez
imperem.

Marcelo Assad
Rio de Janeiro

Beijinhos
Duda