terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Casar pra quê?


Mais de metade das americanas vivem sem marido, diz "NYT"
da Folha Online

Mais de metade das mulheres americanas vivem sem marido, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal "The New York Times".
Em 2005, um total de 51% das entrevistadas afirmaram viver sem companheiros, número acima dos 35% registrados em 1950 e dos 49% contabilizados em 2000.

A tendência de as casadas se tornarem minoria entre as americanas pode transformar as políticas sociais de de trabalho, além dos benefícios oferecidos pelo governo e pelas empresas.
Segundo o "Times", vários fatores parecem contribuir para esta estatística. Um deles é que as mulheres hoje em dia se casam mais tarde, e outras preferem permanecer mais tempo sozinhas após um divórcio, muitas vezes se sentindo satisfeitas com a liberdade reconquistada.

"Este é um sinal de que não há volta possível para um mundo onde o casamento era visto como a principal instituição que organizava a vida das pessoas", afirma Stephanie Coontz, diretora de educação pública do Conselho de Famílias Contemporâneas.
"Muitas dessas mulheres irão se casar, ou já se casaram. Mas, na média, mais de metade das americanas adultas podem viver hoje metade de suas vidas sem estarem casadas", pondera. (...)