domingo, 31 de agosto de 2008
Uma homenagem aos meus amigos flamenguistas: um Fla x Flu eletrizante! O de 1963
O Fla x Flu de 1963 e não o de ontem é o motivo de comentário da minha coluna amanhã no Correio do Brasil (http://www.correiodobrasil.com.br)
Quer ter uma idéia do que foi o jogo, veja o vídeo do saudoso e genial Canal 100 disponível no Youtube. Mesmo para quem não é flamenguista ou tricolor, vale a pena clicar só para ver as imagens do Canal 100 do não menos saudoso Carlinhos Niemeyer.
Botafogo continua no G 4
E a sorte continua ajudando o Flamengo. Mais um golzinho salvador aos 44 do segundo tempo. Mas o Glorioso continua na frente. Agora é ganhar os dois próximos jogos e torcer pro Flamengo ajudar a gente e ganhar do São Paulo. Os bambis estão ameaçando o Botafogo.
PVC na Folha
Confirmado: PVC na Folha. A janela abriu para o Paulo Vinicius Coelho. Esse cara sabe tudo de futebol. É quase uma unanimidade. Merece.
A frase do dia, digo, do Lance
"Sem a presença de um matador - Gil só pode ser caracterizado desta forma para os cardíacos (...)". (Nelson Ayres, no Lance).
Nelson Ayres tem razão. Wellington Paulista tem estado sempre machucado. A atuação do Zárate ontem me deixou preocupado. Perdemos o Thiago para o Cruzeiro. Cadê o Leandrão?
Nelson Ayres tem razão. Wellington Paulista tem estado sempre machucado. A atuação do Zárate ontem me deixou preocupado. Perdemos o Thiago para o Cruzeiro. Cadê o Leandrão?
É das lourinhas que eles gostam mais!
Por que será que jogadores de futebol e pagodeiros se amarram em louras? E vice-versa. O amor é lindo, né?
Deu hoje no Lance. A foto é de Paulo Sérgio.
Esse é o Botafogo que eu conheço
Sérgio Cabral pai (o bom Cabral) elogiou (no Lance) a atuação do Botafogo contra o Atlético Mineiro. E o Botafogo faz aquele papelão ontem! Tudo bem que o Náutico veio pra empatar e jogou aquele futebol horroroso. Mas não tem desculpa. Continuo p... da vida.
Mestre Armando Nogueira, por Fernando Calazans
Que maravilha o texto de Fernando Calazans no Globo de hoje sobre Armando Nogueira. Pra recortar e guardar. Esse é pra você, Vinicius. Falei dele ontem, lembra?
A musa do domingo de chuva no Rio: Cláudia Leite
Já que falamos de Cláudia Leite (post abaixo), ela hoje é a musa do blog.
Mas tem gente que prefere o Sambueza.
Cláudia Leite de Biquini Cavadão. Chove chuva no Rio
De cabeça inchada com as derrotas do Botafogo nos dois últimos jogos, continuo ouvindo música. "Chove chuva" é um clássico de Jorge Ben. E que pernocas da Cláudia Leite!
É brega mas eu gosto: José Augusto e Roberta Miranda cantam "Evidências"
Não contem pra ninguém, mas eu gosto. Depois do que houve hoje no Engenhão, queriam o quê?
Boa noite. Vou ler.
sábado, 30 de agosto de 2008
Blog do pc nos anos 60: "Roda viva", Chico Buarque e MPB 4
"Roda Viva" é um hino. E essa apresentação é histórica. Viva o youtube!
Porque hoje é sábado: "Pequeña serenata diurna"
Chico Buarque gravou essa maravilha de Silvio Rodriguez que também compôs "Unicornio", que vem abaixo.
Porque hoje é sábado: "Unicornio", Silvio Rodriguez
"Unicornio" é uma das músicas que mais gosto na vida. Silvio é um cantor chileno que passou o diabo na ditadura do assassino Pinochet. É pra ouvir ajoelhado.
Blog do pc nos anos 60: "Blowing in the wind", Bob Dylan e Joan Baez
"Blowing in the wind" é um clássico do rock. E com Bob Dylan, no auge, e a fantástica, genial, maravilhosa e todos os adjetivos de bom que existe no mundo, Joan Baez, melhor ainda.
Porque hoje é sábado.
Blog do pc nos anos 60: "Get ready", Rare Earth
Hoje é dia de rock. "Get ready" foi um dos grandes sucessos dessa banda de vida curta e poucos sucessos. A gravação em estúdio é sensacional - e longa. Mas dá pra ter uma idéia. O baterista dá show.
Homenagem à torcida arco-íris
Já que eles vão fazer aquilo com aquilo do fraquíssimo time do Náutico, já vou facilitando. Aqui na minha rua já tem buzinaço.
E cuidado comigo que hoje eu tô nervoso.
O futebol é cruel. Não perdoa
Antes de qualquer comentário: por que o Paulo César de Oliveira marcou 4 minutos de prorrogação e só deu 3? E o impedimento que não houve quando o jogo estava 1 a 0 pro Botafogo? E o lance duvidoso no Jorge Henrique? Na dúvida, já sabemos: contra o Botafogo. E a falta no Carlos Alberto logo após esse lance? Mas se o botafoguense reclama, vem aquele velho discurso da torcida arco-íris. Mais um empate com sabor de derrota. O Botafogo não aprende a lição: não se perde ponto em casa contra time pequeno. Mas eu continuo acreditando.
Uma estátua para Lúcio Flávio
Meus amigos: se o Lúcio Flávio faz aquele gol era pra fazer uma estátua pro cara. Que jogada!
Só espero que o Sportv faça o trabalho direito
Já já começa o jogo. Estou concentrado. Por enquanto, ouvindo o rádio. Dá pra ouvir o grito da galera. Já liguei a telinha do plimplim. O estádio está cheio. A torcida já abriu um bandeirão. Espero que o Sportv não abafe o som da torcida do Botafogo como tem feito nos últimos jogos.
Sobre o jogo: o Botafogo vai precisar de paciência. O Naútico vai adotar uma retranca e anti-jogo. Vai ter cera e coisas do gênero. Tem que fazer um gol logo no iníco. Se não fizer, não vai ter jogo de futebol.
Sobre o jogo: o Botafogo vai precisar de paciência. O Naútico vai adotar uma retranca e anti-jogo. Vai ter cera e coisas do gênero. Tem que fazer um gol logo no iníco. Se não fizer, não vai ter jogo de futebol.
E-mail pro Bebeto de Freitas: "Não vou hoje ao Engenhão"
Meu caro Bebeto
Queria muito ir ao Engenhão hoje. Mas na última vez que fui, contra a Portuguesa de Desportos, fiquei mais de uma hora na fila e entrei no belo estádio com 10 minutos de jogo. Por isso não vou hoje. Infelizmente. Espero que a diretoria tenha resolvido esse sério problema.
Saudações alvinegras
pc
Queria muito ir ao Engenhão hoje. Mas na última vez que fui, contra a Portuguesa de Desportos, fiquei mais de uma hora na fila e entrei no belo estádio com 10 minutos de jogo. Por isso não vou hoje. Infelizmente. Espero que a diretoria tenha resolvido esse sério problema.
Saudações alvinegras
pc
Ai que "inveja" do Caetano!
Deu na coluna do Ancelmo.
Lá vem o mano, o mano Caetano, o blogueiro Caetano. Caê, que canta e compõe pra cacete há muitos anos, virou blogueiro. E ontem teve mais de 20 mil visitas. Só porque xingou a Imprensa.
É assim é?
Repórteres safados! Cambada de fdps! Por que vocês não vão...!
Aguardo 20 mil visitas hoje.
Será o Éverton (quem?) do Fla um novo Pelé? Talvez um novo Zico?
Deu hoje no Globo. Lá vem bomba. Se o cara jogar direitinho vão dizer que é o novo fenômeno. Ai, meu saco!
O amigo dos "hômis"
A foto, de Gabriel de Paiva, saiu hoje no Globo, numa das matérias sobre a série "Favela $A". Chama a atenção as fotos na parede. Leonardo Januário aparece com Sérgio Cabral e Lula. Faz sentido. Ele é presidente de Associação de Moradores. Mas que é curioso é. A vaidade não tem limites. E isso é bom. Por que não?
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Thiago Ribeiro preferiu o Cruzeiro?! Ih! Isso não vai dar certo
Já vi esse filme. Todo cara que esnoba o Botafogo se dá mal. A lista é grande. Né, Dodô, PC Gusmão e cia?
E como pode alguém trocar Ipanema pela Savassi?
E como pode alguém trocar Ipanema pela Savassi?
Vaca louca. E distraída!
É cada notícia! Deu no Uol. A legenda diz que a foto, divulgada pela Sociedade Real de Proteção aos Animais, mostra uma vaca curiosa que ficou com a cabeça entalada no tambor de uma máquina de lavar descartado ilegalmente em Higher Fraddon, na Inglaterra. A vaca teve sorte e não saiu ferida do incidente.
E o pior é que aonde a vaca vai, o boi vai atrás.
Mais uma picaretagem da Indústria da Multa. Em São Conrado
Saiu hoje na seção de cartas do Globo. Quando essa picaretagem vai acabar? Nunca. Sabemos bem. É fonte de arrecadação pros políticos. Ainda mais nessa época de eleição.
Por que a Receita Federal só cobra dos pequenos?
Duas cartas no Globo de hoje criticando a Receita Federal. Todo mundo sabe como os governantes agem. Por que a Receita Federal só cobra dos pequenos? Todos os dias pipocam notícias sobre escândalos de políticos e governantes na Imprensa. Alguém já viu alguns deles num posto da Receita?
Você já viu o Calango? Não! Então vá
Tenho muitos amigos estranhos. Um deles é o Marcelo Bório, que, além de ser tricolor, toca bongô. E outras coisas também. A banda dele faz show semana que vem. Se chegar lá e disser que é amigo do pc, tem desconto.
Cuidado pra não pegar o Careca errado
Acabo de ler no caderno "Rio Show" de O Globo uma notícia sobre o Márcio Careca. Mas esse não é Careca que os vascaínos querem pegar. É outro. Esse negócio de pegar o Careca é muito confuso.
Dinamite não quer pegar o Careca
Deu no Globo que o presidente do Vasco Roberto Dinamite acha arriscado investir no Careca. Também acho. Lá no Grajaú esse negócio de investir no Careca tem outro nome: ASSÉDIO.
Aha, uhu, o Heleno é nosso
Deu no jornal que o ator Rodrigo Santoro, que, além de feio, é vascaíno (coisa brega, sô!), começou a se preparar para interpretar Heleno de Freitas no cinema. Começou mal. Embora Heleno de Freitas tenha passado pelo Vasco, fez história no Glorioso. Quer saber sobre Heleno? Leia o livro do meu camarada e ex-aluno Marcos Eduardo Neves: "Nunca houve um homem como Heleno".
Alô alô Marquinhos: depois eu mando a fatura.
Cristian ou Cristiane?
Deu no jornal que o Corinthians ia contratar o Cristian (famoso quem?) do Fla. Hoje, o Lance publica que o Corinthians contratou a Cristiane e Kleber Leite (aquele!) nega a liberação do Cristian. Pô! Por que não batizaram o cara de Tião?
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
E é o Gil. O "Búfalo Gil"
Recordar é viver. Os mais antigos lembram dele. Jogou no Botafogo na época em que o Horta, do Flu, fazia troca-troca (no bom sentido). Era um ponta veloz, raçudo, mas de técnica limitada. Jogou também naquele time da terceira divisão e na seleção. Se o Gil conseguir jogar igual a ele, já está bom.
Gil e Roberto Baggio. Existe uma semelhança
E não é na camisa alvinegra. Os dois isolaram pênaltis nas arquibancadas. O pessoal do Botafogo está chamando o Gil de Baggio. Merece.
Alô alô PMS do Rio: vocês sifu. Estou carteirizado de novo
Foi uma epopéia para renovar a minha carteira de habilitação. Primeiro tive que ir ao Detran agendar para ir ao Detran. Depois fui ao Detran para esperar numa fila, tirar fotografia e receber uma lista de tarefas. Depois liguei para uma clínica para agendar exame médico e agendar o tal teste das 30 perguntas. Fiz o teste e acertei 27 questões em 30, em apenas 18 minutos (creio que se os flamenguistas passarem uns três meses estudando o livrinho azul que eles distribuem, é possível que consigam acertar 21 em 30, em uma hora, que é o mínimo exigido).
Pensei que ia sair com a carteira na mão na segunda, mas foi um ledo ivo engano. Só hoje me entregaram. Agora sim. Não devo (quase) mais nada aos "hômi". Amanhã vou passar límpido e fagueiro naquela blitz da PM no Maracanã.
Pensei que ia sair com a carteira na mão na segunda, mas foi um ledo ivo engano. Só hoje me entregaram. Agora sim. Não devo (quase) mais nada aos "hômi". Amanhã vou passar límpido e fagueiro naquela blitz da PM no Maracanã.
Dicas do blog do pc: Como se livrar dos cobradores?
O blog do pc tem as divas, mas tem também as dicas. Como vocês ainda estão clicando pouco nos anúncios do google, a minha geladeira continua vazia. E como eu sou apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no bolso, sem parentes importantes, com pouca carga horária e vindo do Grajaú e de Vila Isabel, não pude comprar a edição de agosto da revista "Brasileiros". Como hoje pingou um na minha conta, separei 7 paus e 90 cents e comprei. Quase perco essa pérola de crônica do Osmar Freitas Júnior. De dar alegria e de matar de rir. São boas lições e vou tentar segui-las.
Quer ler? É só passar a mãozinha. Na imagem.
Será o Zárate um novo Fischer?
O Anderson acaba de me dar a boa notícia. Parece que regularizaram o Zárate. Acho que vou ao Engenhão no sábado. Se o Zárate jogar metade do que jogou Rudolph Fischer, que vi jogar na década de 70, vai valer a pena.
O argentino Fischer jogou no Botafogo de 1972 a 1976. O momento mais marcante do atacante argentino foi a goleada sobre o rival Flamengo, no aniversário do rival, dia 15 de novembro de 72. Na ocasião, Fischer marcou dois gols. Jairzinho, com três gols e Ferreti completaram o massacre alvinegro.
Recentemente, tivemos outro argentino no time, o Pipa Estevez, mas esse ficou pouco tempo.
Musas do vôlei e do blog brilham na Noruega
As Olimpíadas de Pequim terminaram, mas as musas continuam brilhando na praia e nas quadras. Como as irmãs Maria Clara e Carolina, as filhas da Isabel. E o blog continua atento ao vôlei.
Ma que futebol que nada!
Mas tem gente que prefere o Wanderley Luxemburgo.
Por que os jogadores de futebol mordem tanto as camisas dos times?
Qual será o gosto das camisas? A do Vasco: bacalhau, com certeza. A do Fla: urubu. A do Flu: fruta. A do Palmeiras: bacon (sugestão da minha amiga Vanessinha, do Jornal de Debates). A do São Paulo: fruta. A do Atlético Mineiro: frango. E por aí, vai.
O gosto da camisa do Botafogo?
O gosto da vitória, Kolynos!*
*Alô alô Kolynos: favor depositar um "jabazinho" na minha conta na Suíça.
Maria Sharapova fora das quadras em 2008?
Deu no globoesporte.com:
"Lesão no ombro pode tirar Sharapova do restante da temporada
Ressonância no local apontou dois pequenos rompimentos no ombro direito".
Fiquei revoltado com a notícia. Não pode. Se ela precisar, empresto a minha quadra.
E o pior é que tem gente que prefere o Muricy Ramalho.
Indústria da Multa, praga oficial
Como meus milhões de leitores sabem, odeio a Indústria da Multa. E coleciono cartas de leitores que metem o pau nessa picaretagem oficial. Essa saiu hoje no Globo.
Eurico Miranda, quem diria, pode acabar em Bangu
É agora que o Bangu acaba de vez. Mas a jogada do cara é se apoderar da Federação de Futebol. O futebol ainda corre perigo.
Não tem Atlético, não tem Cruzeiro, o Botafogo é campeão mineiro
Não tem pros mineiros. O Galo foi depenado mais uma vez. Mas:
1) Como bate o tal do Serginho. Olho nele.
2) Sérgio Noronha antes do jogo: "O time de garotos do Atlético vai partir pra cima do Botafogo. Vai ser uma correria".
3) José Roberto Wright: "O juiz do jogo tem mestrado, tem doutorado". E daí? Até no futebol supervalorizam isso?
4) O Atlético cometeu 27 faltas contra 10 do Botafogo.
5) Os bambis paulistas estão fora da Sulamericana.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
E o Lúcio Flávio jogou mesmo
Que dois golaços. Mas tem gente que prefere o Jailton, o Toró e o Kleberson.
Lúcio Flávio joga contra o Atlético
A Rádio Globo acaba de divulgar a escalação. Estou concentrado. E nervoso. Só espero que o pessoal da Globo não faça aquelas coisas estranhas que costuma fazer nos jogos do Botafogo. Lembram do mala do Galvão Bueno torcendo pro Romário fazer mil gols no Botafogo e ignorando a boa atuação do time? Tomou o maior esporro.
O Atlético joga sem Pet e com um time de garotos. Isso é perigoso. A obrigação de vencer é do Botafogo. A velha história de bater em bêbado. Se ganhar a briga, não fez mais do que obrigação; se perde, vai ser gozado por ter apanhado de bêbado. Mas eu, como todo brasileiro, sou um forte. Acredito.
O Atlético joga sem Pet e com um time de garotos. Isso é perigoso. A obrigação de vencer é do Botafogo. A velha história de bater em bêbado. Se ganhar a briga, não fez mais do que obrigação; se perde, vai ser gozado por ter apanhado de bêbado. Mas eu, como todo brasileiro, sou um forte. Acredito.
Quarentinha, o artilheiro que não sorria
Meu camarada botafoguense Cesar Oliveira, editor do site www.livrosdefutebol.com e produtor do livro “Botafogo – 101 Anos de Histórias, Mitos e Superstições”, do não menos amigo e não menos botafoguense jornalista Roberto Porto, o “Robertão”, está buscando apoio para impressão de uma biografia de Waldir Cardoso Lebrego, o Quarentinha, maior goleador da história do Botafogo.
O nome do livro é "O artilheiro que não sorria". O autor é o jornalista Rafael Casé (co-autor do “Cem Anos Gloriosos – Almanaque do Centenário do Botafogo”).
Quem quiser maiores informações sobre o projeto, deve contatar: Cesar Oliveira - editor - cesar.oliveira@livrosdefutebol.com (21)8859-2908
As "musas", ou melhor, "as certinhas do blog do pc": Julianne Moore em "Ensaio sobre a cegueira"
Como nossos milhares de visitantes sabem, o blog do pc é um espaço para gente inteligente, culta e de bom gosto (mas flamenguistas, vascaínos, tricolores e demais torcedores também podem entrar). Não é porque as Olimpíadas de Pequim acabaram que o blog vai deixar de publicar fotos de mulheres bonitas. Julianne Moore está no Brasil divulgando o filme "Ensaio sobre a cegueira" e mandou e-mail para mim. Pediu para divulgar o filme e botar algumas fotos suas no blog. Pedido atendido. Hoje ela é capa do Segundo Caderno do Globo. Leiam o blog, vejam o filme.
ps do pc: a partir de agora, em homenagem ao mestre Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta), vou chamar as "musas do blog do pc" de "As certinhas do blog do pc". Stanislaw criou "As certinhas do Lalau".
Paulo Autuori na seleção?
A notícia saiu hoje no Lance. Parece pura especulação. Mas nunca se sabe. Acho uma boa pedida. É sério, bom treinador e merece uma estátua do Botafogo. Foi ele o técnico campeão brasileiro com o Botafogo em 1995. E é botafoguense.
"Mengão toma ferro do Colo-Colo"
Fui comprar o Lance e li na capa do jornal Meia-Hora. O Vasco briga pelo careca e o Mengão toma ferro (no colo!). Sei não, mas lá no Grajaú isso tem nome.
Beckham 8 a 0 no Pelé. Em número de seguranças
Deu hoje na coluna do Ancelmo. Jogador de futebol se deslumbra com a fama. Vide aquele menino que jogou no Grêmio, hoje joga na Inglaterra e ficou deslumbrado com a seleção. Qualquer "Inho" do Rosita Sofia ou do Arimataca de Pindamonhangaba tem empresário, assessor de Imprensa e até segurança. Pelé não precisa disso. Por isso é Pelé. Inspirado no poeta: Beckham passará; Pelé, passarinho.
Quem vai ficar com o Dodô?
Mano também não quer o Dodô. A fama de "traíra" pegou de vez. Pobre Dodô! Belo exemplo de como administrar mal uma carreira. Cair em papo de empresário dá nisso. Vai acabar de novo nas Coréias da vida (com todo o respeito ao país).
Deu no UOL.
Vasco briga para pegar o Careca
Deu no Globo. Os vascaínos estão doidos para pegar o careca, mas o Barueri está fazendo jogo duro. O jogador faz corpo mole e já foi até escalado pelo Tita. Vai ter queda-de-braço pra ver quem fica com o Careca na mão.
Meia-noite. Passamos de 30 mil visitas. Obrigado, galera!
Posso dormir agora. Feliz. Hoje é dia de enfrentar o Galo. E, quem sabe, ganhar mais uma vez. Valeu, pessoal! Rumo ao título da Sulamericana e do Brasileirão.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Recordar é viver, Renato Sá acabou com o Flamengo
Deu no jornal que o Botafogo contratou um tal de Rodrigo Sá. Nunca ouvi falar, nunca vi jogar. Mas o sobrenome traz boas recordações. No final de década de 70, o Glorioso teve um jogador chamado Renato Sá, que acabou com uma longa invencibilidade do Flamengo, que, como sempre, queria imitar o Botafogo, que passou 52 jogos sem perder.
A escolha de Sophia - 2. Maurren Maggi não vai posar nua
Pô, Sophia! Faz isso com a gente não. Só uma vez, tá? A gente só vai olhar pra sua mamãe. Ninguém vai tirar pedaço. Se você deixar, o Bebeto de Freitas convida você pra assistir a um jogo do Botafogo no Engenhão.
Morre Moisés, "beque da roça"
Vi jogar. Batia até na sombra. Autor da frase: "Zagueiro que se preza não ganha Belfort Duarte". Quebrou Jairzinho que era seu "cumpadi". Parecia ser boa praça. No carnaval se vestia de mulher e saía no Bloco das Piranhas. Foi uma espécie de precursor dos empresários. Dizem que era ele quem cuidava dos investimentos de muitos jogadores de futebol. Vai baixar o sarrafo nas peladas lá no céu.
Fonte: globoesporte.com