Livro sobre o Sandro Moreyra

Livro sobre o Sandro Moreyra
PRÉ-LANÇAMENTO - 22 DE AGOSTO - GENERAL SEVERIANO

Livro do Senta

Livro do Senta
Clique na imagem e encomende o seu

sábado, 30 de janeiro de 2016

Já, Jerry?


Botafogo começa Carioca 2016 ganhando na bola, como sempre, e sem erros de arbitragem, como sempre também

Será que hoje já vai ter "lance duvidoso" em favor do Framengo?

domingo, 24 de janeiro de 2016

Flamengo está sendo chamado de a "Alegria do Nordeste"

Duas taças disputadas, dois vices. Parabéns, sentões. Vocês nasceram pra ser sacaneados.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Ah se o Tolito estivesse vivo!


Leio no site do Dia que vão expulsar os jornaleiros da Avenida Rio Branco, no centro do Rio. Lamentável. Os mais antigos bem informados vão lembrar. Até nisso o Botafogo tem história. Duvido que fizessem isso se o Tolito estivesse vivo. Quem foi Tolito? Diz aí, Rui Moura: 

Tolito e a Ágora Botafoguense

Helito Fonseca, conhecido por ‘Seu Tolito’, foi um torcedor botafoguense fanático, em cuja banca de jornais, na Avenida Rio Branco fazendo esquina com a Rua 7 de Setembro, tremulava constantemente a bandeira alvinegra e constituía o ponto de encontro de debates populares alvinegros sobre futebol.

Nesse tempo das décadas de 1950 a 1970 existiam torcedores populares muito influentes nas políticas dos clubes, que serviam como uma espécie de catalizador para transmitir às diretorias o sentimento e a paixão das torcidas. Eram os mediadores entre os torcedores, por um lado, e os dirigentes, jogadores e jornalistas, por outro.

Vários são os exemplos de torcedores populares e chefes de torcida outrora influentes nos clubes: Jaime de Carvalho, que fundou a Charanga do Flamengo em 1942; João de Lucas, que fundou a Torcida Organizada do Vasco da Gama em 1944; Dulce Rosalina, que sucedeu a João de Lucas em 1956; Paulista, que fundou a Torcida Pó-de-Arroz do Fluminense em 1952; etc.

No nosso clube são famosos os nomes de Salvador Peixoto, que fundou a 1º Torcida Organizada do Botafogo nos anos quarenta, o qual deu o lugar a Tarzan em 1957 e, a partir de 1974, foi Russão que sucedeu a Tarzan nos destinos da Gloriosa torcida alvinegra.

Porém, na rua, quem predominava era Tolito, que defendeu o Botafogo diariamente na Avenida Rio Branco durante 30 anos. A sua influência era importante e foi Tolito que, em 1968, estimulou Russão a fundar uma nova torcida organizada, a Fogo-Lito, que mais tarde foi extinta. Russão entretanto assumiu a liderança deixada por Tarzan e, mais tarde, após uma divisão na torcida, Russão fundou a Torcida Folgada, a qual chegou a ter 800 sócios de carteirinha e mensalidades pagas em dia.

Figuraça do nosso clube, Tolito falou à Revista Placar, em 1979, sobre o papel desempenhado pela sua banca na vida do Glorioso:

"Quem torce pelo Botafogo, de uma coisa está cansado de saber: aqui na minha banca não se defende o Botafogo uma vez ou outra. É uma defesa permanente, que dura enquanto a banca estiver aberta. Outra coisa: não sou torcedor de só defender meu time na arquibancada, em dia de jogo. Eu defendo o Botafogo, brigo por ele, o dia inteiro. Por isso que minha voz é rouca assim."


Texto e pesquisa de Rui Moura (blogue Mundo Botafogo)

Parabéns, Mengão, vice-campeão da Taça Asa Branca

Tomaram um sacode do Ceará. Fico imaginando o que a FraPress faria se o Sentão tivesse conquistado a taça.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ídolo flamenguista pode encerrar a carreira


Praga de botafoguense pega, Ainda que tarde.

Deu na coluna da Marluci Martins no Extra.

Esse elemento marcou duas entrevistas comigo quando eu estava escrevendo o livro do "Jogo do Senta" e furou. Se escondeu. Justiça seja feita: Djalma Beltrami pelo menos conversou quase duas horas comigo e botou a culpa no bandeirinha Hilton Moutinho pelo título (sic) de 2007.

Desculpem se tenho postado pouco. Estou envolvidaço com a finalização do livro sobre o Sandro Moreyra.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Exame médico do Flamengo é feito em cadeirinhas de boteco e FlaPress se cala


Engraçado. Fizeram o maior alarde porque o Botafogo fez os exames odontológicos em cadeira de praia. Agora se calam quando o Senão faz parecido em cadeiras de boteco. Tudo a ver com a turma da Stelinha.

E agora? Cadê o ingenuozinho que veio fazer graça aqui.

Valeu a dica, Zé Fogareiro.

Maior do mundo de araque vai fazer pré-temporada em... Mangaratiba

Acabo de ler nas páginas que o "maior do mundo disso e daquilo" vai iniciar a pré-temporada na Euro..., digo, em... Mangaratiba. Sem choro, por favor.

O que houve com o Ninho do Urubu?

Por que todo mundo sacaneia o Flamengo?


"Craque da vez"! Nem o Extra respeita mais o Sentão. O cara que fechou ontem a capa do jornal não deve ser sentão nem é da FraPress. Que venha o chororô. Aliás, falar em craque da vez, cadê o Rafinha? Hoje eu estou com a macaca.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Maior do mundo de araque não é conhecido nem na Argentina


Não adianta. Entra ano, sai ano é sempre a mesma coisa. Nasceram pra ser sacaneados. Até por argentinos. Pelo menos não chamaram de Flamingo que nem os alemães.

Quando começa a temporada na Europa, digo, no Ninho do Urubu?

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Presidente do Botafogo responde a leitor do Blog do PC

Aos botafoguenses e a quem interessar possa. Justiça seja feita. Não sou sócio do Botafogo (sou apenas sócio torcedor), nunca participei nem pretendo participar da política do clube, mas começo a admirar esse novo presidente do Botafogo, que conheci pessoalmente quando ele perdeu a eleição do segundo mandato do Maurício Assumpção e deu uma entrevista para o Blog. À época ouvi e dei (no bom sentido) espaço igual para os dois candidatos.

Quando o livro do Jogo do Senta foi lançado no ano passado ele foi extremamente gentil e, mesmo num dia em que iria participar de um debate na Rádio Manchete com os outros candidatos, deu uma passada no lançamento do livro na Travessa Botafogo. E ficou na fila. Venho trocando mensagens com ele via e-mail e sugerindo algumas contratações, como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar. Mas dessa vez ele extrapolou. Comuniquei que tinha recebido no blog uma crítica à sua administração (ver mais abaixo) e ele se prontificou a responder diretamente ao leitor (abaixo).

Resposta do Presidente do Botafogo:

"Carlos Eduardo da Cunha Pereira
12:57 (Há 1 hora)

para mim 
psc

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Carlos Eduardo da Cunha Pereira <......>
Data: 5 de janeiro de 2016 12:40
Assunto: Contato PC
Para: paulo... veira@


Rio, 05 de janeiro de 2016.
Prezado Sr. Paulo Cesar,
Antes de mais nada, gostaria de desejar-lhe um Feliz Ano Novo, extensivo à Família, com tudo de melhor.
Recebi sua mensagem através do PC e não poderia deixar de responder-lhe.
Inicialmente, cumpre destacar que as últimas eleições no Clube foram disputadas por nada menos que quatro chapas distintas, uma prova de que não há nenhuma "panelinha de síndicos".
Desde 2011, quando me candidatei pela primeira vez, Eu e meu grupo político procuramos divulgar os fatos e chamar a atenção para o rumo desastroso para o qual nosso Clube se dirigia. Infelizmente não fomos ouvido.
Mas só final de 2014, sim. Vencemos a eleição. Só que a situação se deteriorara de forma acentuada.
Desconheço qualquer "acordo de cavalheiros", como referiu-se e, apesar de todas as dificuldades, estamos avançando com o processo interno de afastamento do ex-Presidente e em vias de contratar a empresa Ernst Young para realizar um trabalho investigativo nas contas do ex-Presidente.
Pode ter certeza de que jamais aceitarei qualquer tipo de acobertamento de irregularidades e estou sempre pronto a determinar a apuração de denúncias que me sejam encaminhadas. Sinta-se a vontade para fazer as suas e pode ter certeza de que serão respondidas.
Nossa gestão tem se pautado pela total transparência de conduta e as reuniões do Conselho Diretor, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal são uma prova disto.
Gostaria de me colocar ao seu inteiro dispor para quais quer esclarecimentos que deseje sobre o funcionamento do Botafogo.
Aproveito para enviar-lhe minhas melhores,
Saudações Alvinegras,
Carlos Eduardo Pereira
Presidente"

Carta do leitor do Blog:

"Caro PC
Não tenho site mas estou contactando alguns botafoguenses devido à preocupante situação do nosso querido Glorioso. Queria saber de vc se existe chance de se pressionar o quadro de associados a policiar as sucessivas péssimas e interesseiras diretorias , verdadeira panelinha de síndicos que se revezam no comando deste importantíssimo clube e que o está levando à falencia praticamente sem protesto de conselheiros, eméritos, beneméritos e sócios comuns. É impressionante que as chapas se degladiem nas disputas pela presidencia e depois ninguem faça qualquer objeção às atitudes obscuras de gerentes e diretores do clube. Parece que há um "acordo de cavalheiros" no qual não se pode interferir nas gestões até o final das mesmas e isto vem acabando com o Botafogo. A prometida auditoria às contas do Mauricio Assumpção não foram feitas e ninguem mais se pronuncia, dando a impressão de que o cancer já está num estágio tal que ninguem pretende mais abrir o moribundo. Isso vai custar muito caro ao Botafogo pois os torcedores já desconfiam desta gestão, de protecionismo a desvios e negociatas por membros que participaram de outras gestões. Porque todos estão vendo o Botafogo definhando e ninguém faz nada? Porque não se cobra transparencia na gestão? Gostaria que este assunto fosse levado aos associados pois o apoio financeiro de torcedores deveria estar muito maior mas não vai decolar se a desconfiança no clube aumentar. Essa panelinha de síndicos precisa acabar.
Paulo Cesar O..."