terça-feira, 11 de agosto de 2015

Editorial do Blog do PC: Conviver é possível


Fredera e PC

Fui recebido com isso aí. Quase voltei pra casa por causa do desaforo

Há tempos que estava para publicar este post e fazer uma justa homenagem ao meu querido novo amigo flamenguista Fredera. Como estou envolvidaço com o livro sobre o Sandro Moreyra e queria escrever algo à altura do carinho e gentileza que fui recebido por ele, demorei um pouco. Mas chegou a hora.

Tenho andado meio de saco cheio com algumas coisas que vêm acontecendo aqui no Blog. Mas adianto logo: vou resistir e jamais vou desistir.

Fredera é um amigo que fiz através do Blog. Primeiro nos comunicamos através de comentários no próprio Blog. Depois através de email. Até junho, quando estive na casa dele, com a primeira-dama, vivíamos falando sobre um possível encontro. Nunca tinha visto o Fredera na vida, mas gostava dele de graça. Ele até teve participação no livro sobre o Jogo do Senta.

Nosso encontro pessoal aconteceu em junho. Eu e minha mulher fomos maravilhosamente recebidos pelo Fredera e sua família nos quatro ou cinco dias que passamos juntos.  Valeu, querido!

E Fredera não foi o primeiro amigo que fiz através do Blog.

Xexéu foi o primeiro. Que doce figura! Valeu pegar a Dutra e ir a Cruzeiro. Além de Xexéu e sua família fomos recebidos pelo Gilson Botafoguense, o popular GB, que também conheci através do Blog. Depois conheci o Léo botafoguenses, o Mário AV (também botafoguense) e outros mais que minha memória me trai agora.

E teve ainda o Eduardo das Canetas. Que veio ao Rio em plena Lua de Mel e encontrou um tempinho na agenda para sair comigo e respectivas mulheres. E Edu também é flamenguista.

Portanto! Nada tenho contra os flamenguistas. Tenho sim contra o Flamengo e a forma que ele consegue as coisas. Tenho divergências especialmente com o Fredera, mas jamais vou aceitar, repito, a forma como o Flamengo consegue as coisas.

Este Blog é democrático. Já recebi até críticas de amigos dizendo que eu dou muito papo para os sentões. Realmente, como todos sabemos, framenguistas são chatos pra cacete. Vivem num Mundo de Fantasias e não admitem nunca que são os maiores beneficiados do futebol brasileiro. E não vou me alongar sobre isso.

Como tudo o que escrevi acima comprova, este Blog recebe bem torcedores de outros times, especialmente os malas sentões. Mas tem limites. Já disse aqui e repito mais uma vez: ninguém vai pautar o Blog e dizer o que devo ou não publicar. Impor que comentários devo ou não liberar. E muito menos me acusar de censura. É não conhecer meu passado pessoal e profissional.

Também não dá para publicar comentários sem graça ou mesmices. Muitos dos citados acima devem ter deixado o Blog justamente por causa de certos malas que têm aparecido por aqui. Escrevem, escrevem e não dizem nada.

De ontem pra hoje fui criticado por um amigo botafoguense por ter publicado um artigo do meu Mestre Carlos Eduardo Novaes criticando o Botafogo e sua diretoria.  Mesmo não concordando com certas coisas, publiquei. Novaes tem o que dizer e escreve para caralho e mais um pouquinho. Mas respeito a critica do meu querido amigo.

Por fim, para terminar este longo texto, um recado:

Conviver é possível. Mas o Blog tem critérios e vão continuar sendo adotados.

Como diria minha avó desalmada: os incomodados que se mudem.

E tenho dito.

Vida que segue.


20 comentários:

Cristian Hofman disse...

Gosto deste espaço exatamente pelo clima leve das gozaçoes do Pc em relação ao Fla e à nós rubro-negros. É de longe o melhor painel de opiniões que participo, apesar de alguns divergirem de forma mais ríspida .
Aceito as brincadeiras mesmo sabendo que nossos argumentos serão sempre suficientes para o troco.
Admiro o moderador deste espaço por tudo que já conseguiu na labuta desta admirável profissão.
Um dia espero encontra-lo pessoalmente para uma resenha, e falar dos fracassos do botafogo e das conquistas do Mengao.

Srn!

PC Guimarães disse...

Obrigado, Christian. Vocês vão ter uma surpresa com o livro sobre o Sandro. Vão comprovar o que é imparcialidade.

Marcos Paret disse...

Voltando agora da Arena Nilton Santos.

O time continua confuso. É o melhor plantel entre os destaques da série B mas o futebol que o Ricardo Gomes pode vir a implementar ainda não apareceu. Deu uns suspiros hoje (nos lampejos do Daniel Carvalho) mas ainda assim, mesmo um adversário pífio como este de hoje, quando começa a tocar a bola e vir lá de trás, sempre parece mais organizado do que o nosso time.

Sábado vai ser osso - o América lá no Horto.

______________________________________________________

Vida que segue. E que o blog continue democrático. É o melhor espaço para se debater futebol na net, mas sem nenhum outro a lhe fazer sombra.

Anônimo disse...

Um prazer poder jantar contigo e com a primeira dama em minha primeira visita a cidade maravilhosa.
Fred é um baita cara !!
Muitos amigos através do blog fiz também !!! Xexa, Léo, Gilson,Fabio,etc.

Eduardo

xexeu disse...

obrigado pc sempre estarei torcendo pelo seu sucesso um grande abraco pra vc e sua familia

Frederico disse...

Obrigado Paulo, por você, por seu blog, por sua generosidade. Gostaria de endossar as palavras do Cristian e agradecer as do Edu, ele sim, um baita cara! Também conheci por e-mail ou pessoalmente alguns participantes do blog. Com outros, mesmo sem essa proximidade senti grande empatia. Não posso deixar de citar o Léo, outra figura ímpar, com quem voltei a trocar e-mails nos últimos dias. O botafoguense Léo é um dos mais lúcidos e inteligentes intelectuais que eu conheço, e isso só foi possível graças a esse espaço.

Por vezes o futebol e a paixão nos fazem perder um pouco a velha e boa razão, e vemos que não conhecemos nossos piores lados e não vemos ou anulamos o que há de bom em outras pessoas, isso é muito ruim, e eu visto a carapuça. Relendo alguns comentários vi que fui deselegante e até agressivo, algumas vezes, com participantes do blog. Gostaria de pedir desculpas pela última querela com o Paret, sei pelos seus escritos que trata-se de um homem trabalhador e pai de família com o qual me excedi, realmente sinto muito. É ridículo brigar por futebol, um esporte que deve servir para unir, ainda mais quando se adota ar professoral para se falar de penínsulas e estreitos rsrs. Agi como "Comédia Geografico" e também soltei vitupérios contra o Ricardo que assim havia me alcunhado. Não quero passar a impressão de ser o que não sou. É uma imagem repugnante.

Os dias em que tive a honra e o privilégio de estar com o Guima e sua encantadora esposa foram maravilhosos. Um casal 20 da vida real. Todos aqui, eu, minha mulher, minha filha e meu filho ficamos muito felizes em conhecer essas duas pessoas incríveis. Conversamos, viajamos pela região, bebemos e rimos muito. Sobre futebol não falamos quase nada, assistimos a um pedaço de Cruzeiro 3 x 0 Vasco jogado na Colina Histórica e em dois gols celestes que vimos não houve qualquer reação. É a prova de que as gozações se dão muito mais no convívio com o outro do que por uma alegria em si. Se o Fábio estivesse presente, talvez vibraríamos, mais para "tirar uma onda" do que pela alegria em si, acho que este é o espírito.

Por fim, gostaria de mais uma vez agradecer ao Paulo e dizer que as portas de minha casa estarão sempre abertas, da próxima vez sem bandeira do Flamengo...E dizer também que há uma semelhança entre ele e o Mengão, pois também seria um desgosto profundo se não houvesse um Guima no mundo.

Abraço fraterno e sincero a todos,

Fredera.

Frederico disse...

Caramba, pensei no Xexa, não citei seu nome, ao enviar a mensagem me dei conta disso e agora aparece a mensagem dele aí.Esse cara é de outro mundo. Conheci pessoalmente esse grande Renato Xexéu, amigo de infância em Cruzeiro do extraordinário Gílson, outros dois que tornaram minha vida melhor por meio deste blog, e digo isso pois conhecer e saber que existem pessoas tão agradáveis e distintas nos torna melhores.

Abração meu querido Xexa!!!!

Marcos Paret disse...

O que é isso Frederico? Vc jamais foi deselegante comigo. Estas coisas fazem parte, já que aqui acaba se tornando uma arquibancada eletrônica.

Veja como é: não gosto do seu time, comungo com a opinião do PC que, até por ser time povudo, há ajuda sim, sempre houve (não tem mais ninguém bobo em futebol...isto é histórico).

Sou torcedor do Bahia lá na minha terra e sei como é isso. Nos empolgamos e começamos a nos achar, a achar que o time de menor torcida (lá igualmente) é menos importante do que o nosso quando (lá), há anos, ele tem sido melhor do que nós em campo.

Enfim, vc nunca foi deselegante comigo. Se acha que deve se desculpar, faz parte, desculpe-se (me desculpo também se fui ríspido) mas daí a isto gerar qualquer tipo de preocupação, nunca.

Veja como são as coisas - minha família baiana, fazendo o caminho inverso do que fiz por 30 anos (até 2010), agora vem anualmente ao Rio e desta turma que tem vindo, vários são flamenguistas.

Já está marcada uma ida no dia 27 ao Maraca para ver FlaxVasco e vou com todo o prazer e ainda digo mais: é dia em que eu não gostaria de zoar, já que não ficaria feliz em ver o casal de primos embarcar de volta e levar algum tipo de derrota chata na bagagem. Ali meu prezado, acaba o clubismo e fica somente a alegria de conviver, de ver a todos felizes.

É assim que tem que ser.

Passei alguns dos melhores anos da minha vida morando entre a São Januário e a General Bruce (a faixa "21-30 anos"). As meninas nadavam ou faziam salto no Vasco, eu era violeiro e motoqueiro e não raro, uma namorada era deixada por mim na entrada do clube e apanhada na saída, já que, ou nadava, ou fazia academia, ou outro esporte qualquer.

Minha mãe era Vasco, meu filho o é. Alguns dos maiores amigos que tenho são flamenguistas, me chamam para churrascos em dias de jogos, me zoam mas quando vencemos, dentro das suas próprias casas, não só faço barulho como chamo os botafoguenses vizinhos (os dos seus bairros) para "invadir" e zoar. E no fim, quem gosta, sempe acaba com uma 'boa' na mão, bebericando e dando risada.

Isto é futebol e no meio dele (que bom), ainda existe a possibilidade de surgirem boas amizades.

Vida que segue meu amigo.

Frederico disse...

Que bom Paret, fico feliz. Não sabia que és da Boa Terra, meu avô materno e dois tios nasceram em Salvador. Minha mãe, botafoguense por sinal, nasceu no Rio, mas foi criada na Bahia. E hoje tenho um primo muito querido que também fez o caminho inverso e hoje mora na Bahia. É tricolor, mas casado e com um filhinho de 4 meses rsrs. Na Bahia torço pelo tradicional Ypiranga por influências de Jorge Amado. Um time nem um pouco povudo rsrs

Abraço fraterno meu amigo,e quem sabe não nos encontramos nos autógrafos do próximo livro do Mestre Guima? Estou ansioso por ler a vida do grande Sandro, e também orgulhoso por algumas páginas terem sido escritas aqui em casa sob a inspiração da Serra da Mantiqueira, na qual minha cidade está encravada a 1250 metros de altitude.

Thomas Beta disse...


Só mesmo o genial PC para juntar, no mesmo texto, frases como...

Nada tenho contra os flamenguistas

e

Framenguistas são chatos pra cacete


Que beleza...


Da minha parte, não diria que todo torcedor foguense é chato pra cacete. Tenho quase certeza de que os 5.600 torcedores que pagaram a fortuna de 10 reais (5 a meia entrada) ou mais para ver o Botafogo jogar ontem, devem ser majoritariamente gente finíssima.

Chato mesmo é o torcedor de internet. O da poltrona. O das letras. Ô povo chato, meu pai!

Abraço a todos.

PC Guimarães disse...

Vejo que "pintou um clima" entre o Fredera e o Paret. É o Blog do PC dando (no bom sentido) uma de Raul Longras.

Panis et Circenses!!!! disse...

"Vejo que "pintou um clima" entre o Fredera e o Paret. É o Blog do PC dando (no bom sentido) uma de Raul Longras."


Percebi a mesma coisa...rsrsrsrs


Aproveitando o ensejo do clima "peace and love" do blog, você podia aproveitar e fazer as pazes comigo Paulo.

Aproveitando, ainda, o que o fredera e o paret disseram: futebol acaba se tornando um palco para paixões desmedidas e irracionalidades.

Nunca desejei atacar a pessoalidade de qualquer pessoa aqui, meus comentários, por mais ofensivos que pareceram,sempre foram destinados, exclusivamente, à seara futebolística e não à vida pessoal.

Eu devo ter te deixado muito p... da vida mesmo, esse é a quarta tentativa de assinar esse acordo de paz que te envio.

Pra além de nossas rusgas futebolísticas...Peace and love, my old friend.

Marcos Paret disse...

O clima tem que ser sempre bom. Afinal, como eu iria amar as pessoas (citadas) que amo e, nas suas casas, fazer a bagunça que faço nas derrotas menguitistas? Se não fosse o bom clima, seria surreal, poderia até provocar situações desconfortáveis.

E na próxima noite de autógrafos Fredera, estarei lá sem dúvidas. Saio de muito longe, em meio de semana, para ir até à zn sul mas pelos amigos que são, nada é sacrifício.

Abços..

_________________________________

Em tempo - preciso de ajuda. Como seu que a massa, quando é obrigada a atravessar o túnel novo vindo da Princesa Isabel já tem pregadores para nariz (afinal, têm que passar na porta da sede histórica (aquele belíssimo e inigualável Palacete), me emprestem a traquitana para que eu possa usá-la no dia 27 e assim, sair do Maraca sem sequelas.

Sabem como é né? Agradar à família sim, colocar a minha saúde em risco jamais.

:-)

Se possível... mandem lenços também. Muitos (para uso de prováveis 3 soFLAdores).

Marcos Paret disse...

*como SEI que a massa

Anônimo disse...

Mata-me de rir:

http://www.msn.com/pt-br/esportes/futebol/del-nero-diz-que-pode-ir-a-qualquer-lugar-do-mundo-mas-n%C3%A3o-revela-se-vai-aos-eua/ar-BBlItAQ?ocid=UP21DHP

A cúpula da CBF escondida no...no...Brasil !

Deve ser culpa da Dilma também...

Abs
Pablo

Carlos disse...

Caro PC, pra resumir, o Fredera é franmengo mas é limpinho......

xexeu disse...

frederico muito obrigado pelas palavras de coracao mesmo, sua camisa esta guardada aqui intacta te esperando um grande abraco muito obrigado

Caju disse...

Boa PC... Concordo em partes...hehehe

Para desenvolver a sua um tese antiflamenga, sempre havera antítese... Mesmo que a tese seja meio paranóica...rsss. Mas tudo bem, já li coisas piores como as de Euvirus Miranda...rsss.

Porém, o espaço é democrático, e volta e meia venho ler as novidades (e absurdos)...Hehehe

Olha a quarta vaga...Abre o olho PC!!

Rumo a série B...

SRN!

Caju

Léo disse...

Salve, amigos!

Passei no blog para comentar, ainda que atrasado, o Editorial do Patrão e deparei-me com um contencioso interessante lá em cima(Lula já está em Curitiba?), como sempre, desde os primórdios do blog e da mesma forma que Jack e o discípulo Bruno, vamos desossar o tema:

Antes de mais nada, pretendia compreender a relação causal existente entre as viagens do Patrão para o mato e a publicação de um Editorial, nao sei que raio de papo que ele tem com as minhocas e os sapos que surge sempre a ideia de um esporro.

Fredera, valeu pelas palavras, mas infelizmente(pra mim), as únicas verdades naquelas linhas é que sou botafoguense, por obvio ululante, um sujeito lúcido(rs). De qualquer forma e sem o benefício da manjada reciprocidade, fica aqui registrada a minha admiração e respeito pela sua pessoa, neste caso, um sentimento extensivo a todos aqueles que pude estreitar a amizade ao longo de alguns anos de convívio diário neste democrático espaço, muitos dos quais ainda continuo dando(sem tricolagens) boas risadas através das novas tecnologias criadas após o surgimento do Blog.

Cabe ainda um agradecimento especial ao Djalma Beltrami e ao Flamengo, pois vim parar aqui após digitar múltiplos palavrões no Google em 2008 por conta do roubo da final do Carioca, até então, utilizava esporadicamente a caixa de mensagens do GloboOnline, creio que o Paret tb migrou daquele espaço para o Blog.

Ao contrário do que o PC mencionou, ao menos de minha parte, a mesmice de alguns comentários ou a agressividade de outros nunca foram motivos para deixar o Blog, creio que houve uma natural mudança, quando o pessoal mais antigo frequentava com maior assiduidade(Eduardo, Fabio, Fredera, Gilson, Jorge, Mario, Xexa e eu), o Blog ainda estava meio-no-início, com o tempo, a coluna do JB e as novas mídias sociais houve um normal incremento. O importante é manter o sadio espírito de mesa de bar, marca registrada do espaço. Os lunáticos que permeiam a web são apenas um detalhe, de certo modo, até achava engraçado alguns deles...

Por outro lado, não é fácil manter o bom-humor e a criatividade do blog com as campanhas dos cariocas: o Flamengo, nem mesmo a Globo consegue inflar(O Bonecão já chegou em Curitiba?) com inserções no JN; o Vasco está nos tubos e usando charuto para exame de próstata; o Flu, o Flu...o que é o Flu?

O Botafogo, como diria o Rei de Miami Gilson GB, nao é possível assistir sóbrio uma partida do time. Assim é difícil manter a linha.

Unknown disse...

"O Flu, o Flu...o que é o Flu? Mata-me de rir, Léo.
Só gostaria de lembrar de alguns participantes antigos do Blog, que eu gostava muito dos comentários: Ariel(SRN), Santos(Vascão 2150), Edgard e até o Shampoo que não ficava com essas mesmices de sempre dos atuais framenguistas. De vez em quando rolava um bate papo sobre rock(Leo,SRN,Edu das canetas) que eu curtia muito, apesar de não entender muito do assunto. Parabéns ao Fredera pelos últimos textos, longos ou curtos, é sempre um prazer le-los, só a louvação ao comunismo é que não concordo. Pra não ficar em cima do muro, acho que esse negocio de direita x esquerda, não existe no Brasil, os politicos brasileiros querem o poder a qualquer preço, sem ideologias, como dizia um personagem do Chico Anisio, querem se locupletar. Não gusto de nenhum politico do PSDB e muito menos do PT, partido que deveria ser extinto por tanto mal causado ao pais. GB