quinta-feira, 9 de maio de 2013

Chega de baixaria na Internet. Educação já!

Amigos, amigas e tricolores. De certa forma sou um privilegiado. Ou melhor, o Blog do PC é privilegiado. E explico.

Agora há pouco, monitorando alguns sites de notícias, como faço diariamente, vi a matéria publicada no lancenet sobre o processo de Diguinho contra o Emerson Sheik (ver abaixo). Não costumo fazer isso, mas, por acaso, fui ler alguns comentários (ver abaixo também). E fiquei abismado mais uma vez. Que tipo de gente é esse que navega na internet? Que tipo de fanatismo é esse? Como respeito a privacidade das pessoas apaguei as fotos e os nomes dos comentários reproduzidos abaixo. Monitorei também algumas baixarias. Mas dá pra entender muito bem.

Que direito as pessoas acham que têm de xingar as outras e de escrever baixarias? Que mundo é esse que estamos vivendo? Que sociedade é essa que estamos formando? E fazem isso em veículos vamos dizer de "prestígio". O Lance! deveria monitorar esse tipo de coisa? Tenho problemas com isso no meu blog lá no JB. Em razão das baixarias, tive que baixar um programa para aprovar os comentários. Só que o programa permite a entrada de milhares (milhares mesmo) de spams eletrônicos. Com isso, perco leitores e comentários. Já tive que vetar os comentários de um botafoguense devido ao excesso de baixarias e xingamentos.

Porra! (desculpem a expressão): futebol é apenas um divertimento.

Sobre o Blog do PC. Infelizmente, há alguns meses tive que fazer um filtro aqui também. Tinha gente tentando entrar para tumultuar e baixar o nível. Com isso, perdi alguns leitores que participavam com comentários. Leio, valorizo e procuro responder todos os comentários. Como todos aqui sabem.

E por que me considero um privilegiado? Porque, de maneira geral, o nível do Blog é muito bom. Conseguimos o milagre de receber as visitas e os comentários até mesmo de framenguistas que sabem levar a coisa na brincadeira. A zoação contra o Glorioso se limita a coisas como "Foguinho", "time pequeno", sem títulos, chorões e outras cositas mais. Mesmo quando o pau quebra (calma, tricolores) conseguimos manter um bom nível de relacionamento.

Através do Blog conheci essa FIGURA HUMANA EXTRAORDINÁRIA QUE É O XEXÉU, que hoje tem um lugar cativo no meu coração. E olha que o Xexa é framenguista e vive escrevendo besteiras aqui no Blog como "é hexa!". Através dele conheci o botafoguense Gilson, outro exemplo de dignidade e caráter. E veio o Léo, e veio o Mário, e outros que conheci pessoalmente. E tem o Wesley, que mora em Campos, e que já me mandou até jabá; ou melhor, uma goiabada da melhor qualidade. O Carlos Henrique, o Luis ... (vou lembrando outros nomes aos poucos).

Mais recentemente conheci outra grande figura não botafoguense, ou seja torcedor de time comum, que é o Eduardo das Canetas. Outro framenguista. Cara do bem. Através do Blog reencontrei amigos e ou ex-alunos como o Fábio Médici, vascaíno que vem aqui chamar o Glorioso de "Faísca". Levamos na brincadeira. E tem o Edgard, que nunca vi pessoalmente na vida e é um cara super querido aqui no Blog. E tem os framenguistas Allan Gouvêa e o Sidney (os dois são ou não são a mesma pessoa?), o Vinícius Monteiro e o Felipe Flanático (que chegaram há pouco tempo) e muitos outros que, no momento, não consigo lembrar, mas vou lembrar nos comentários. Pena que os tricolores são poucos. Mas prezo muito o meu xará, PC Filho, que é um grande parceiro de zoadas. Pena também que o Ramón não voltou mais para falar da Copa Rio e da Taça Olímpica. Fora essas figuras que não tenho a mínima ideia de quem sejam que são o Pablo, o Cacau Avila, o Zabumba (hilário esse nick) e muitos outros.

O pau até come (calma, tricolores) algumas vezes entre nós, mas sempre de forma sadia. Nada no nível dos comentários abaixo.

Hoje estou meio sensível e carente. Vida que segue e fim da trégua. Pau neles, pau neles. Mas com moderação.


Acima, comentários agressivos publicados no site do Lance!
sobre a matéria abaixo (para ler é só passar a mãozinha)


32 comentários:

Anônimo disse...

Pc, infelizmente essa Lei Carolina Dieckmann, não esta servindo pra nada, e o pior que têm gente que só se garante no anonimato para falar mal dos outros.

edgard horacio disse...

nossa, que coisa bonita isso
entre o pc e o xexéu. fiquei
sensibilizado.

PC Guimarães disse...

Não levanta essa lebre na frente do GB, Edgard. Tá querendo que eu leve um tiro?

Unknown disse...

|

O PC não está carente, está apaixonado.
Volta, Xexa!

:o)

|

PC Guimarães disse...

O que houve com o Sidney?

PC Guimarães disse...

Mata-me de rir, Zabumba.

Anônimo disse...

Pc você e como a morena para o Xexeu, e o Gb e a lívia Marini, cuidado hein Pc para não morrer com a injeção.

BLOG DO XEXÉU disse...

PC MUITO OBRIGADO PELAS PALAVRS, HJ ME SENTI MAIS UTIL.

PC Guimarães disse...

Obrigado não, quando eu voltar a Cruzeiro isso vai ter um preço.

BLOG DO XEXÉU disse...

E HEXAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

BLOG DO XEXÉU disse...

PARABENS AO ALAN GOUVEA

Léo disse...

Belo editorial, PC.

Essa semana mesmo estava pensando isto ao ler os comentários em um site, não recordo se foi no OGlobo ou no Lance, e não se restringe apenas a área de esportes.

Fiquei imaginando o motivo que leva o moderador aceitar a troca de insultos que não traz qualquer benefício ao site e conclui que deveria ser por razões comerciais, porque se ele negasse a publicação, o sujeito iria para outro site sem filtro para expiar a sua frustração e ocorreria uma queda de acessos, o que serve sempre - equivocamente - de parâmetro para a escolha da publicidade por parte da maioria dos anunciantes, aliás, você tem a opinião mais abalizada sobre este assunto.

Este papo do PC e do Xexa está "banderosíssimo"...





PC Guimarães disse...

:-) Mata-me de rir e de medo da reação do GB, Léo. Afinal, o que é do homem o bicho não come.

PC Guimarães disse...

Sobre a troca de insultos me incomoda profundamente. Pô, o negócio é zoar um ao outro numa boa, sem ódio. O Fábio vem aqui e chama o Glorioso de Faísca, o Allan chama de Foguinho e time pequeno e outros mais. Eu chamo o Vasco de Coadjuvante, alguns chamam o Framengo de "mulambo", outros chamam o Flu de Flor. Mas nada pessoal. O Vasco é coadjuvante mesmo, o Framengo é "mulambo" mesmo e o Flu é Flor mesmo (rs).

Cesar. disse...

Quero dizer aos presentes, que justo por ver o bom entendimento entre os participantes, como o bom trato à língua portuguesa, que tornei-me um leitor, e por vezes comentarista.
As brincadeiras havidas são respeitosas, o que torna o ambiente agradável, amigável. Algo bem diferente da hostilidade crescente, francamente observável em todos os lugares.

Saudações alvinegras.

PC Guimarães disse...

Obrigado em nome do blog e, creio, em nome de todos os demais sócios da casa, Iliya.

Unknown disse...

Mandou bem o Iliya sopa de letrinhas, tão dificil de pronunciar, quanto o nosso amigo Eduardo das Canetas.
Não se preocupe PC, o Xexa é nosso. Mês que vem tô ai, pena que sem jogo do Fogão.
GB

Unknown disse...

PC.

Vc não citou meu nome e desta forma, vou sair deste blog (by Sidney, versão sidney mesmo).. hehehe.

Bom, mas como ele voltou, já estou de volta rapidinho, no mesmo comentário.

:-)

Amigão, comentei lá no Globo por muito tempo, isto desde que voltamos da segundona e a coisa chegou a níveis de ameaças pessoais. Como eles queriam zoar o Botafogo a um nível próximo da China, também sacava as verdades menguitistas e quando começaram a ver que falávamos (e bem) e éramos em quantidade, começaram a duplicação de nick´s (creia, eles são pouquíssimos).

Aí, eles começaram a pescar nossos comentários e a sacar nomes. Sacaneavam nomes sem a menor cerimônia. Certa vez, minha filha postou com um nick e este nick começou a ser sacaneado.

Por fim, foram à busca do IP mas fomos mais rápidos: nosso grupo chegou quase ao prédio do FLAnimal e aí a reflexão: bater ou correr 'in Rio de Janeiro'?

Pegamos algumas informações, pusemos no ar e o mulambo tremeu na base. Mostrou claramente com comentários pós trauma e com uma ausência que nunca teve que, com a punhalada que lhe demos, fomos na jugular.

Mas o animal continua lá.

Se eu posto como Cacau Avilla ele burla o sistema de comentários, cria um Cacau Avilla e sai comentando nas formas mais torpes.

Se um amigo acessa (ex.) como Edgard, lá vai ele denegrir a imagem da pessoa com o uso duplicado do nick.

E isto é a face do mau caratismo do ser humano meu amigo. Tem coisa tão ruim e que igualmente entristece.

Me estarrece, por exemplo, ler hoje em dia publicações no facebook e até em blog´s de pessoas que se pretendem notáveis, populares.

A gramática já morreu faz tempo (na internet) mas nada de um enterro decente para que parem de agredi-la ainda mais.

E não falo de "vc.. uhum...kd..." e outras abreviaturas aceitáveis.

Falo mesmo das agressões à concordância e à coerência, coisas básicas demais.

Não sou chato com estas coisas mas estudar toma apenas um intervalo diário da novela. Estamos regredindo e isto entristece.

Pronto. Também estou depré hoje.

:-)

PC Guimarães disse...

É sempre bom lembrar que nossas divergências devem se limitar a zoações sadias. Até porque os jogadores, técnicos, dirigentes e gandulas nem sabem da nossa existência. Pelo menos os do Framengo que não sabem ler. Acaba o jogo e os framenguistas vão pra uma favela ouvir funk ou pagode, os vascaínos vão pra uma padaria, os tricolores pro cabeleireiro e os botafoguenses vão ler um livro.

PC Guimarães disse...

OBRIGADO POR DIVIDIR A BICHA VÉIA COMIGO, GB.

Unknown disse...

Mas PC.

Não queira mal a este chato aqui, mas DR no blog com Xexéu?

Quem falhou com quem?

PC Guimarães disse...

Caraca! Desculpe, Cacau. Deu branco. Em vez de escrever cacau, escrevi Caco. Aquele caco que está no post original. A pressa passa e a merda fica, amigo. Vou corrigir o erro. E a idade é uma merda também.

Unknown disse...

Êêêêêêêêêêêêêêêêêêê (by Sidney de novo).

PC Guimarães disse...

O XEXÉU É UM DOCE, UM PASSARINHO. UM CARA DO BEM. QUEM CONHECE, SABE DO QUE ESTOU FALANDO. PERGUNTE AO GB O QUE ACONTECEU NUMA CERTA NOITE NUM HOTEL DA LAPA.

Ruy Moura disse...

Caro amigo PC

Vou confessar-lhe que este foi o texto mais bonito que li no seu blogue desde que o frequento há anos. A sua capacidade de alargar amizade à sua volta é absolutamente notável, assim como o seu modo de certa forma carinhoso ao sentir cada momento e saber prescrutar o momento seguinte com muita intuição e às vezes muita criatividade.

Sobre os palavrões, insultos e outras coisas mais, espanto-me com a reprodução que fez em imagem, porque isso não é rigorosamente nada comparado com o que se lê no portal do Globoesporte.com e também no meu próprio blogue.

No meu blogue não se aceitam aleivosias, insultos e palavrões, e isso refinou os meus leitores, que serão certamente menos, mas melhores.

Não percebo como é que tais sítios, que representam meios de comunicação social importantes e supostamente responsáveis, permitem que se vilipendie todo o mundo com os palavrões e os insultos mais atrozes, para não falar da difamação, a infâmia e a calúnia.

Se eu lhe dissesse quais são os comentários que recebo no meu Mundo Botafogo, o PC ficaria estarrecido! Não falta nada, mesmo nada, incluindo insultos a todos os meus familiares, e principalemnte à minha saudosa mãe, assim como ameças de morte quando puser os pés no Brasil. Um horror! E são sempre flamenguistas, como manda a praxe em matéria de (in)cultura! Nem um vascaíno, nem um fluminense, nem um corintiano...

Creio que desde o início do século estamos num claro-escuro cada vez mais difícil de gerir. Quanto mais democracia, mais controlo social exercem sobre nós; quanto mais liberdade mais os nossos nomes passam a frequentar os 'ficheiros secretos' com todos os nossos passoas registados.

A massificação trazida pela democracia - louvável, desejável e necessária -, não trouxe consigo os valores essenciais para o exercício pleno da liberdade com respeito por valores essenciais. A massificação feita desse modo desvalorizou o ser humano enquanto ser que produz cultura. Se polícia se 'excede' na perseguição de assassinos, há que ´purificar' o dito polícia; se professor responde a provocações de alunos, está fazendo assédio; e por aí vai...

E veja que nem sequer falo por mim, porque não tenho sido alvo de problemas desse tipo, mas é o que vejo. Dito de outro modo a título de exemplo, as mesmas pessoas que comentam em outros blogues com palavrões, fazem-no no meu blogue sem palavrões...

O meu maio de 68 e o meu 25 de abril de Portugal trouxeram fluxos de liberdade e criatividade ao mundo, mas o que se passa hoje é a massificação da sociedade ao mais baixo nível.

Creio que algo terá que mudar radicalmente nos próximos anos, sob pena de tudo aquilo que é o 'homem político e de cultura' não passe de uma cloaca da história.

Desculpe a extensão do texto, mas tocou-me particularmente e foi a primeira vez que utilizei um tal espaço. Serei mais moderada da próxima vez.

Abraços Gloriosos!

Léo disse...

Fechando com as palavras do Cacau.

Madrugada na Lapa: um hotel bas-fond, litros de cerveja, um quarto, uma cama e um denso e fumacento mistério na manhã seguinte...



danilo disse...

O "povo brasileiro" é mal educado, sem noção qualquer de civilidade, absurdamente individualista e cultua valores completamente invertidos.

Enquanto valorizarmos a figura do bom malandro, do jeitinho brasileiro, continuaremos patinando ou correndo atrás do próprio rabo na espera de um país justo, livre, decente. Jamais alcançaremos. Jamais construiremos.

Somos um povo corrupto.
(na primeira pessoa, pois, infelizmente, faço parte disso tudo; infelizmente, não tenho para onde correr; e, felizmente, consigo engolir a seco e, assim, sigo meu caminho).

Unknown disse...

Nossa... Ótimo texto, PC. Parabéns. Realmente as vezes dá nojo de ler tanta asneira que se encontra nos comentários de sites. Lógico que uma zoação "básica" não faz mal a ninguém, mas o problema é quando as zoações perdem seus rumos.

Ah, e valeu por ter se lembrado de mim, pobre mulambo. Rsrs

Torquemada disse...

me senti excluído... :(
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

PC Guimarães disse...

Pô, Torquemada. Desculpe a nossa filha. Claro que você está incluído. É que a memória aqui já está virando vaga lembrança. Com certeza esqueci outras pessoas importantíssimas para o Blog. E esse é o risco que se tem quando se resolve citar nominalmente pessoas que a gente quer homenagear. Este Blog só existe por causa do alto nível de participação e de postura de vocês.

PC Guimarães disse...

Rui, sua presença aqui é sempre uma honra. No nosso time a 10, ou melhor, a 7 é sua. Eu fico com a 8 se você me permitir. Muito obrigado pelas suas palavras. Sabemos bem das dificuldades que cada vez mais virão pela frente. E de todos os lados também. Da desinformação, da violenta, da tentativa de desmerecer e de calar. Passaram a vida inteira sendo bajulados pela Mídia Obediente e Entreguista e não estão acostumados com as críticas e a contestação. O Sistema é deles, eles são o Sistema. Nenhum time consegue ficar em evidência tanto tempo se não tiver o apoio do Sistema, das picaretagens. Cresceram na Ditadura com o apoio de empregados da Globo. Mesmo times de massa como Corinthians e Atlético Mineiro caíram para a segunda divisão. Fora Botafogo, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Grêmio e outros que a memória mais uma vez me trai. Alguém em sã consciência acha mesmo que o eles são mesmo os fuderosões que nunca caíram por mérito próprio? É só pesquisar as coisas estranhas que aconteceram todas as vezes em que eles estiveram próximos da queda. Mas esse dia um dia chega. Nada é tão mal que dure para sempre. Escreva sempre, escreva o que você quiser, no espaço que você quiser. Sua presença aqui valoriza e internacionaliza o debate. A história não absolverá essa gente. E quando falo em gente não falo nos amigos. Esses apenas comemoram. Ignoram, passam por cima de seus próprios conceitos, mas comemoram. É mais fácil dar voz aos Sousas e Brunos da vida. O título deles é comemorado com deboche, ódio ao adversário e desculpas. O nosso é comemorado com o choro sentido de um líder de um exemplo de homem e atleta como Clarence Seedorf.
grande abraço, a casa é sua. Não é bem uma casa portuguesa, mas é sua, com certeza.

Ruy Moura disse...

PC, até fico meio envergonhado com todas as suas gentilezas para comigo. Aceito a 7 se aceitar que eu lhe dê... NOTA 10!

Não sei se o Flamengo algum dia cairá, PC. Arrumam sempre uma solução como fizeram com o Fluminense, saltando da Série C para a Série - uma autêntica vergonha. Dio isso porque em 1933 o Flamengo ficou em último lugar no campeonato da Liga Carioca de Football, e decidiu-se que não haveria rebaixamento nesse ano...

A mídia envergonha o futebol brasileiro no mundo, e é muito responsável pela situação em que o futebol brasileiro se encontra.

Abraços Gloriosos.