Livro do Senta

Livro do Senta
Clique na imagem e encomende o seu

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Assim eu quereria o último post do BLOG DO PC em 2012

Este é o primeiro post do dia 31 de dezembro e o último do ano. É uma homenagem a um dos meus maiores mestres, o cronista botafoguense Fernando Sabino. Li quase tudo desse cara. Tenho em casa quase todos os seus livros. Ídolo. Quisera ter um milésimo do talento e da sensibilidade que ele tinha para escrever. Uma lição para todos nós que nos aventuramos nos caminhos da escrita e procuramos sempre aprender. O texto abaixo não é apenas uma lição de português. É também uma lição de vida. Tudo o que eu gostaria de dizer para vocês, meus amigos, independente de clube, credo e cor.

Um Feliz 2013 e muita paz, amor e saúde para todos. 


PC Guimarães




"A última crônica"

"A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever. A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica. 

Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome. 

Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. 

O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho - um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular. A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim. 

São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "Parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura - ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido - vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso. 

Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso."

domingo, 30 de dezembro de 2012

Depois de roubar lateral do Fla, Flu agora quer roubar Márcio Azevedo do Botafogo


Que coisa feia! Que falta de ética! Já passou da hora de alguém dar um troco nessa gente sem escrúpulos. É preciso dar um não rotundo ao poder do dinheiro. É preciso dar um basta a essa mania emergente do Flu de comprar tudo o que vê e acha bonito. Só espero que o dirigente do Botafogo cumpra o que está dizendo. "(...) Para o Fluminense ele não irá".

Basta! 

Blog do PC: sempre ao lado da ética e dos bons costumes da lei.

Tá dando no globoesporte.com

Porque Seedorf escolheu e foi escolhido pelo Botafogo


Taí! o globoesporte.com começa a entender o que é o Botafogo. DIFERENTE dos comuns.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Seedorf dá show de cidadania no programa 'Estrelas'. E pensar que tem gente que tem como ídolos Bruno, Adriano, Vagner Love, Ronaldinho Gaúcho...



Esse cara nasceu pra jogar no Botafogo. Não combinaria jamais com times comuns. Especialmente aquele que vive nas páginas policiais.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Imagina isso no Campeonato Carioca!

O lancenet está divulgando as fotos mais recentes do novo Maracanã. Que vai ficar lindo, vai. Mas essa forma do espaço das cadeiras, tão comum na Europa, é preocupante. Imaginem numa decisão entre Framengo e qualquer clube em que a torcida do Framengo for maioria no estádio?!. Os botafoguenses sabem muito bem. É só lembrar 2007, 2008 e 2009. E o ex-árbitro e hoje cartola da arbitragem Jorge Rabello também sabe. Como revelou na entrevista publicada em março de 2011 no jornal "O Povo" e divulgada aqui no Blog.

Salve-se quem puder.

Foto publicada no lancenet
Ver mais fotos aqui.

Reprodução de parte da entrevista de Jorge Rabelo
Ver a página com a entrevista aqui.

Vasco apresenta dois "reforços". Um fim-de-semana na Pousada do Xexéu, em Cruzeiro, para quem souber quem são eles


O da esquerda está mais gordinho do que eu e Léo juntos. Será que o bigodudo do meio também é reforço? Precisava entrar na foto também? Eita papagaio de pirata! O Vasco promete grandes micos em 2013.

A foto deu no globoesporte.com

Robinho no Vasco?


Deu no Extra. 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Botafogo deveria inscrever Túlio Maravilha para disputar o Campeonato carioca de 2013, propõe sócio do Blog do PC

Belíssima ideia do Cacau Ávila. Claro que cheio de maldades. Responda a enquete ao lado e passe adiante.

Fecha as pernas, Zico!

Será que o Zico tremeu de novo? Tomar caneta de um menino de 16 anos! Por que não esperaram para fazer esse jogo no Maracanã? Reparem na sequência que o eterno xodozinho da Grande Mídia ficou p da vida. Zico continua o mesmo. Se não é bajulado, fica nervosinho.

Arrumem uma desculpa nova aí, framenguistas.


O vídeo do globoesporte.com. Clique aqui.

Antes que comece o chororô framenguista por causa do mediano jogador da Udinese e do Japão, o Blog do PC, sempre atento, faz questão de lembrar o oba-oba framenguista quando Zico deu uma caneta no Edmundo. Aí vale, né? Zico deve ter adorado ver o vídeo e não deve ter feito cara feia. Confira o replay comigo "nassão" rubronegra.


Túlio Maravilha faz mais dois gols e chega a 995


O que não dá na Globo, dá aqui no Blog do PC.


Mas, como tinha Botafogo em campo, é bom lembrar que teve gol anulado do Túlio. Continuam tentando impedir que ele chegue ao milésimo.

E tá dando no globoesporte.,com

Será que o Botafogo agora não vai mais morrer na praia?


O Blog do PC hoje está provando mais uma vez que está cada vez mais imparcial e que seu editor não foi mordido por cobra quando era criança. Aqui "nóis" goza todo mundo. Até o Glorioso.

Tá dando no lancenet.

Alguém sabe se a Globo está transmitindo o jogo do Túlio Maravilha?

Ou, pelo menos, o SporTV? Não? Quer dizer que a turma do plimplim esta ignorando um jogo com um atrativo como esse, numa época em que não tem jogos profissionais?

Ah se fosse um certo time protegido pela mídia e pelas arbitragens!

Neymar compra o Botafogo


Rolando no face. Me divirto. Sei brincar. Não fui mordido por cobra quando era criança. Alguém aqui acha mesmo que um blog IMPARCIAL como o Blog do PC ia deixar de zoar o Glorioso? Aqui eu gozo todo mundo.

Quero ver se os framenguistas brincam como eu brinco.

Isso é Flamengo, pô! E como funciona essa farsa


Me divirto. Direto do face do Edgard.

Flamengo pode contratar Cristiano Ronaldo. Já já nas páginas, sites, rádios e tvs do ramo


E por falar no post acima... Será que tem o dedo framenguista (calma, tricolores!) nessa história? Será que o CR7 vai se juntar a Muralha, Magal e Adrian?

Tá dando no globoesporte.com

Túlio Maravilha X Wederson: o Jogo das Estrelas


É hoje! De um lado, Wederson, Odvan e Diego Maurício; de outro Túlio Maravilha. Rumo ao 1.000. Túlio pode empatar com Romário que também diz que fez 1.000.

Corinthians pode contratar Pato, Santos fecha com Montillo e continua tentando Robinho. Vasco acerta com Sandro Silva e Pedro Ken

Tá feia a coisa!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Flamenguista exaltado, José Lins do Rego, era examinado com lupa por editor de jornal

Mais uma prova de que nem todo jornalista é imparcial que nem o blogueiro que edita este humilde Blog. Li neste Natal o livro "Entre sem bater - A vida de Apparício Torelly, o Barão de Itararé", de Cláudio Figueiredo. O texto destacado acima está na página 361. Não é de hoje que framenguistas são exaltados e não confiáveis.



BLOG DO PC também é cultura.


Príncipe Negro, o guaraná do Seedorf


Pesquisando Barbacena, encontrei o guaraná Príncipe Negro. Alguém aqui já tomou? Especialmente o Fredera, que é mineiro.

Flu rouba Wellington Silva, Goiás pode roubar Léo Moura e Galo pode roubar Vagner Love. O que está acontecendo com o Framengo que está sendo tão roubado?




Mudou o futebol ou mudei eu? O que está acontecendo com o Framengo? Sou do tempo em que o Framengo roubava todo mundo? Por que ninguém quer mais ficar nem vir pro Poderosão?

A primeira deu no lancenet e as outras duas no globoesporte.com

Blog do PC e o mico do ano: Lé Moura e João Guilherme comemoram antes da hora



Inacreditável, incrível, impressionante. Mata-me de rir.

Fluminense tem que comer muito feijão com arroz para chegar perto do Botafogo em prestígio internacional

Há séculos eu escrevo isso aqui e os dois ou três tricolores que eu conheço choram. Hoje O Globo comprovou a minha tese acadêmica. O Flu é um emergente. É aquele cara que comprou um enorme Kia branco e quer entrar no Antiquarius de sandália de dedo, bermuda da Taco e t-shirt da C&A.

Deu hoje no Globo. Só achei estranho esse papo de "alargar fronteiras". Lá no meu Grajaú de antigamente isso tinha outro significado.



segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Blog do PC deseja Feliz Natal para todos os amigos, amigas e tricolores


Agora é pra valer. 
E que em 2013 o Botafogo não seja roubado como sempre, o Fluminense não fique de olho nas coisas dos outros como sempre, o Vasco não seja vice como sempre e o Framengo não ganhe roubado como sempre.

Um beijo para todos.
PC

domingo, 23 de dezembro de 2012

Se eu quisesse ser igual a todo mundo seria flamenguista

E chego na loja, vejo um treco bonitinho e a vendedora, orgulhosa, diz que está todo mundo levando, que está vendendo como água. Não quero. Recuso. E digo: "Se está todo mundo comprando, eu não quero ser igual a todo mundo. Se quisesse ser igual a todo mundo torceria para o Framengo e não para o Botafogo."

Uma vez Flamengo?

Vai que a marca é tua, Adidas!

Nem na época do Natal os framenguistas e ex-framenguistas aliviam.

Dando no globoesporte.com

sábado, 22 de dezembro de 2012

Garrincha, Alegria do Povo. O resto é mera figuração



Na íntegra o filme de Joaquim Pedro sobre o maior jogador de futebol que já pisou na terra. Os tricolores vão adorar pois aparece Pau Grande, onde Garrincha nasceu; e os framenguistas vão entender o que é um idolo e um craque de verdade. Os vascaínos... ora os vascaínos são apenas coadjuvantes.

Zico e o Botafogo: "Eu tinha ódio do Botafogo. Ganhavam todas"



Recordar é viver, já que estamos falando do Zico.

Colunista doidão do Lance! também acha que o sonho do Flu é ser Botafogo


Que legal! Sempre disse isso aqui no nosso Blog. O Flu está sempre de olho nas coisas do Botafogo.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Márcio Azevedo por Rafael Sobis! Taí será que o Maurício está começando a ficar esperto?

E uma conclusão e uma lembrança. O tal do Carlinhos não parece estar com essa bola toda. Me lembrei da troca Zélio por Zequinha.

Felipe, que dizia que amava o Vasco, vai; Love genérico vem

Vixe! Continua feia a coisa. Depois de Prass, Juninho e Alecssandro, agora é o Felipe que vai embora. E vem o Zé Love? Vamos nos divertir muito com o Vasco em 2013. Esse Zé Love é um tremendo pereba enganador.

Que o Riquelme tenha esnobado o Flamengo e que o Juan e o Renato Augusto não tenham desejado voltar a gente até entende. Mas nem o Wellington Silva quer ficar?


Como diria o engenheiro: "Algo há, algo há". Mas ainda tem uns amiguinhos nossos que acham que o Framengo é time grande. Não adianta nem fazer negócio com a Adidas (só vendo para crer). Bagunça é bagunça.

Pesquei no face do meu camarada Thiago Bokel, editor do Lance! Lá mesmo o Cláudio Portella fez o seguinte comentário hilário:

"E quando chegou era Mengão, tinha Léo Moura como ídolo...Lembram? Agoa vai falar que o ídolo dele é o Bruno, Mariano, Itaberá...rs"

Michel Alves, o novo goleiro do Vasco



Repito. Como diria o nosso Edu do Tablet no Closet de Ita: "Me divirto."

O que não mata, engorda!


Direto do face do meu querido amigo professor botafoguense José Adilson.

Se o mundo tivesse terminado hoje o botafoguense poderia dizer: "Jamais precisamos roubar para ganhar"


Deu hoje no Lance! e faço minhas as palavras do Nilton Severiano. Sei que os bobinhos de plantão vão vir com a velha ladainha daqueles três lances duvidosos nos 108 anos do Glorioso (o gol do Túlio contra o Santos, o gol do Maurício contra o Framengo e o "pênalti" não marcado pelo Simon pro Galo). Esquecerão de citar o que aconteceu nesses campeonatos e os muitos e muitos jogos em que o Glorioso foi roubado.

Vasco contrata goleiro frangueiro



Como diria o nosso Edu do Tablet no Closet de Ita: "Me divirto".

Com a palavra os nossos vascaínos.

E o cara ainda diz que é comentarista!


Por que será que todo mundo quer dar pra jornalista? E não foi o XEXÉU nem o Sid. Pesquei no lancenet.

Milhonário, garoto, é a rima. Vá estudar e depois tente ser comentarista.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Por que será que a Mídia sonha tanto em tirar o Seedorf do Botafogo?


De novo essa babaquice de tentar tirar o Seedorf do Glorioso. Eita inveja! Como o Seedorf no Botafogo incomoda. Nesse textinho tendencioso e malicioso que saiu no globoesporte.com o anônimo que escreveu chega a chamar Seedorf de "veterano" (veja a setinha). PQP! Ronaldinho Gaúcho, Juninho, Deco, Lúcio (que acaba de fechar com o São Paulo) e outros são chamados de "experientes", mas se o jogador é do Botafogo é chamado de "veterano". Quer saber de uma coisa? Vão pra !@#$%¨&*+

Todos querem Loco Abreu, Loco Abreu quer o Botafogo, mas o Oswaldinho não gosta



Volta Loco!

Mata-me de rir, a série: os novos reforços do Vasco


Alô alô, Maurício Assumpção: ajude o nosso segundo time e ofereça Rafael Marques, Somália, John Lennon e William pro Dinamite.

Juninho diz que ambiente no Vasco é sujo


Tá feia a coisa! E agora, vascaínos?

Tá dando, como vocês sabem, em tudo quanto é lugar. Pesquei no Lance!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Jornalista botafoguense faz blogueiro flamenguista chorar por causa de Zico


Apenas por falta de tempo não tenho o hábito de visitar blogs de colegas, inclusive os do JB, onde também participo. Mea culpa mea maxima culpa. Mas agora há pouco, zapeando no site do Jornal, vi uma chamada para um post do meu colega advogado e blogueiro Gustavo Serra. Inacreditável! O cara chorou porque o brilhante, talentoso e reconhecido jornalista Arnaldo Bloch “desmereceu” o esforçado ídolo framenguista Zico. Ora, meu caro Gustavo, da próxima vez peço ao Arnaldo para desenhar. O “vá lá” é em razão de o prestigiado jornalista ter citado Gandhi, Mandela e Dalai Lama antes de citar o jogador framenguista, que fazia muitos gols no Maracanã. Simples assim. Ou você também quer delirar, como é costume de framenguistas, e comparar o atacante que fez muito sucesso no Framengo, na Udinese e no Japão, com Gandhi, Mandela e Dalai Lama? Menos, querido, menos. E olha que Arnaldo esqueceu de citar o Mazolinha!
Me passe um email, Gustavo. Conheço um bom psicanalista que pode ajudar você a cuidar esse complexo de inferioridade, típico da maioria dos framenguistas.
Reprodução de trecho do post do meu colega blogueiro framenguista do JB

Esse aí nem eu fazia nos meus tempos de craque do salão



Rolando na rede. Fiz um parecido jogando pelo GTC, mas foi de pênalti; ou seja, sem barreira.

Vascão Esperança. Vote, participe


Como todos sabem adoro uma enquete e não poderia deixar de ajudar o Vascão num momento tão difícil. Já votei umas 500 vezes no Rafael Marques.

Será que os tricolores estão comprando a camisa do Botafogo?


Eu sabia que isso iria acontecer!

Tá dando no globoesporte.com

Blog do PC revela com exclusividade a foto do dia em que o Flu perdeu o anel para permitir o alargamento


Leiam a legenda da foto. Sei não, mas às vezes desconfio que tem posts que publico aqui que caberiam mais no BLOG DO XEXÉU.

Pena que os dois únicos tricolores que conheço e frequentavam o Blog desapareceram. Eles poderiam contar pra gente essa história de perder o anel.

Vasco já tem substituto para Fernando Prass

Blog do PC publica anúncio de graça para ajudar a salvar o Vasco


Eu apoio, pago as prestações, mas dispenso as mercadorias. E você?

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Botafogo tem mais torcida do que o Fluminense. E desde quando isso é notícia? Notícia é saber que o Flu supera a Portuguesa



Deu de novo na Folha e está dando no globoesporte.com. Mas é impressão minha ou o cara que fez o título sacaneou o Flu?

Depois de deixar Pipico ir pra fora será que o Vasco vai liberar também Abuda?

Com a palavra nossos vascaínos...

Gramado do Engenhão será cuidado por agrônomos do Barcelona


Alô alô bobinhos de plantão e membros (sic) da FraPress e da Arco-Íris. Especialistas agrônomos espanhóis vão cuidar do gramado do Engenhão. Eles são da empresa espanhola Royalverd, que comprou 5% da GreenLeaf, que cuida do gramado do estádio há tempos. Os caras são os mesmos que cuidam do gramado do mítico Camp Nou, estádio do Barça. O processo de substituição da grama já começou. O gramado é adotado pelo principal patrocinador do Blog, a Brahma. A Brahma sabe onde investir sua grana. Com o Botafogo e o Blog do PC não tem erro. Sobra até um pouco para investir em times comuns fazendo salinha de troféus (ou "troféis", no caso do Framengo) e salinha de musculação no caso do Coadjuvante.

Mas isso ninguém dá destaque na Grande Mídia. Só falam do Engenhão quando é para falar mal. É por essas e outras que o Blog do PC vive furando essa turma. E com imagens exclusivas.

Chupem, invejosos!



A mengolomania e o velho estilo do Flu de querer as coisas dos outros estão de volta


Viram a capa do Lance! de hoje. Meu Deus!

E o Flu, hein? Não perde a mania de assediar o que é dos outros. Um dia toma um troco. E espero que seja antes do dia 21.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como gosto de furar todo mundo quero ser o primeiro a desejar Feliz Natal e Feliz 2013 para todos os amigos


Acabo de receber meu primeiro presente de Natal. Obrigado, Cláudio Duarte. Sei que é cedo ainda, mas este post ficará indo e vindo para quem quiser desejar bons votos para todos nós; até para os framenguistas. A mensagem mais bonita vai ganhar um presente que está dentro do saco.

2013 vai ser em preto e branco no Rio também.

Juninho já tirou foto com camisa de time americano e Dedé pode ir pro Corinthians


O último a sair apaga a luz. Acho que já está na hora de o cara do Corolla pegar a estrada e se apresentar pra jogar no Coadjuvante. Tá feia a coisa!

Fluminense chora por causa de pesquisa que indica que torcida tricolor é igual a da Portuguesa.

Deu na Gazeta Esportiva. Obrigado pelo link, Pablo. Reparem que mesmo sem ganhar títulos nacionais desde 1995, o Botafogo está a apenas 3% do Vasco e, o que não resta a menor dúvida, um pouco a frente do Flu. Contra fatos, digo, contra pesquisas não há argumentos. Chora, tricolor! Será que vão comprar algum órgão de pesquisa para mudar o jogo?


Dirigente do Fluminense questiona métodos de pesquisa sobre torcidas


No último sábado, oDatafolha divulgou os resultados de sua última pesquisa sobre os tamanhos das torcidas brasileiras. Em primeiro lugar, o instituto mostrou um empate entre Flamengo e Corinthians, com 16% da população brasileira acima de 16 anos torcendo para cada equipe. Outro dado que chamou a atenção foi a posição do Fluminense, classificado em 12º, com 1% de torcida, ao lado de Portuguesa, Bahia e Vitória. A diretoria tricolor não gostou dos números.

“Essa pesquisa é estapafúrdia. As pesquisas podem ser feitas de diferentes formas, métodos e critérios, mas não há condição da imensa torcida tricolor ser comparada com a da Portuguesa, com todo respeito. É inegável que a década de 90 foi ruim para o Fluminense e que isso se reflete, mas os resultados esportivos dos últimos cinco anos vão se refletir em um curto espaço de tempo”, disse Alexey Dantas, vice-presidente de relações institucionais do Flu, à Rádio Tupi.
Para o dirigente, o resultado só pode ser explicado pelo fato de o Datafolha ser uma instituição paulista. Dantas ainda aponta critérios de audiência e de pay-per-viewcomo de maior confiabilidade.
A pesquisa foi realizada com base em 2.588 entrevistas, realizadas no último dia 13 de dezembro em 160 cidades brasileiras. Apenas pessoas maiores de 16 anos responderam à pesquisa.Abaixo, confira o resultado completo:
1° Flamengo: 16%
1° Corinthians: 16%
3° São Paulo: 9%
4° Palmeiras: 7%
5° Vasco: 5%
6° Grêmio: 4%
7° Cruzeiro: 3%
7° Santos: 3%
9° Internacional: 2%
9° Atlético-MG: 2%
9° Botafogo: 2%
12° Fluminense: 1%
12° Bahia: 1%
12° Vitória: 1%
12° Portuguesa: 1%
Nenhum: 23%

Memórias de um tempo em que Botafogo e Flamengo era decidido dentro do campo e não fora dele com a participação de arbitragens

Imperdível a entrevista com o Airton, que jogou no meio de campo com o genial Didi, no Bi do Botafogo em cima do eterno freguês em 1062, quando o futebol era decidido na bola; e não com a ajuda das arbitragens e esquemas. Ponto para o Pedro Motta Gueiros e para o fotógrafo Ivo Gonzales que reproduziu a foto de Airton rezando em 1962, após a conquista do titulo. Hilárias também as histórias de Garrincha e de Didi.



Isso era Mané

Isso era Didi e aquilo era Framengo